sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Chuva de meteoros iluminará o céu no fim-de-semana

Noite de sábado (20 Out) para domingo (21 Out)

Chega, este fim-de-semana, uma das madrugadas mais aguardadas pelos amantes e curiosos da astronomia. Na noite de sábado (20) para domingo (21), a chuva de meteoros de orionidas vai voltar a iluminar o céu como resultado da aproximação à nossa atmosfera dos detritos do cometa Halley, que passou pela Terra pela última vez em 1986.
De acordo com Bill Cooke, especialista da NASA, o espetáculo anual deverá permitir a observação "de cerca de 25 meteoros por hora no pico do fenómeno, que ocorrerá durante o amanhecer de domingo".
Segundo Cooke, "uma vez que a Lua não vai 'estragar' o momento devido à fase em que se encontra, as condições de observação deverão ser perfeitas".
Embora a chuva de meteoros de orionidas, assim batizada pelo facto de os cometas parecem surgir a partir da constelação de Orion, não seja a mais forte, "é uma das mais bonitas do ano". Isto porque, explica Cooke, é emoldurada por algumas das mais brilhantes estrelas e planetas, já que estas "estrelas cadentes" passarão pelas também constelações de Touro e Gémeos, que fornecem um plano de fundo cintilante para o fenómeno.
Porém, este ano, haverá ainda mais um atrativo em torno do espetáculo: é que, em 2012, Vénus e Júpiter alinharam-se com a estrela Sirius, formando um triângulo brilhante na madrugada do céu ocidental. De acordo com a agência espacial norte-americana, quando o próximo domingo amanhecer, fragmentos do cometa Halley vão atravessar, assim, esta "tríade celestial", ao rasgar os céus.
Quem estiver interessado em testemunhar o momento e, quem sabe, deixar os seus pedidos a uma estrela cadente, deverá escolher um local escuro, de preferência afastado da poluição luminosa das cidades e "preparar-se para a velocidade" porque os meteoros do cometa Halley entram na atmosfera terrestre a cerca de 238.000 km/h.
Bill Cooke sugere ainda que os curiosos saiam à rua antes do nascer do sol, a melhor altura para a observação do céu. "É uma manhã fantástica para estar acordado. Só tenham em mente que não devem ter pressa", visto que o espetáculo vai ser longo, concluiu.

in Boas Notícias

Acção popular em defesa da Lagoa dos Salgados

Concentração de Amigos da Lagoa dos Salgados
20 Outubro 2012, das 15h às 18h

 
clique na imagem para ampliar

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Portugal, um dos países mais belos do mundo

O portal internacional UCity Guides (http://www.ucityguides.com), que fornece informação sobre destinos de viagem, compilou o Top 10 dos países "abençoados por oferecer uma variedade de paisagens e uma abundância de inspiração do homem e da natureza". Itália ficou no topo da lista e Portugal vem em sexto lugar. Do nosso país a publicação refere ser “em pequena escala”, “impressionante”, com “tanta beleza diversificada” e “um dos preferidos do Sol”. Dão como bons exemplos naturais os Açores, a Madeira, o Alentejo e o Gerês. Como símbolos da “perfeita colaboração entre o Homem e a Natureza” surgem Sintra e o vale do Douro. Lisboa e Porto têm uma beleza inigualável mas “inexplicavelmente votadas ao abandono e teimosamente negligenciadas". Nem mesmo Portugal é perfeito.

in Lifecooler

Frankenweenie

Título original: Frankenweenie
De: Tim Burton
Género: Animação
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2012, Cores, 87 min
Site Oficial: http://disney.go.com/frankenweenie


Sparky, para além de ser um lindo e obediente cãozinho, é também o melhor amigo de Victor Frankenstein, um rapaz brilhante mas algo introvertido. Num fatídico dia, Sparky é atropelado e morre. É então que o pequeno Victor, incapaz de superar a perda do seu mais fiel companheiro, e animado pela fé que sempre depositou na ciência, resolve ressuscitá-lo. Apesar de conseguir a admirável proeza de trazer o seu amigo de volta, ele sabe que o segredo não poderá ser guardado por muito mais tempo. Assim, para que os pais, vizinhos e amigos aceitem Sparky tal como ele é agora, Victor terá de conseguir provar que aquela pequena criatura, apesar da sua aparência um pouco assustadora, continua tão fiel e amigável como sempre fora...
Um filme de animação em "stop motion" e a preto e branco, realizado por Tim Burton ("Eduardo Mãos de Tesoura", "O Grande Peixe", "Sombras da escuridão"), que prolonga e recria a curta com o mesmo nome criada, também por Burton, em 1984. No filme, podemos ouvir as vozes de Charlie Tahan, Martin Landau, Winona Ryder ou de Christopher Lee.

in Cinecartaz PÚBLICO

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Livro Crescer Forte e Saudável – Pede o teu livro grátis em qualquer loja Lidl

Limitado ao stock existente e a 1 unidade por pessoa mediante apresentação de 1 talão de compras do LIDL
808 025 025 (todos os dias: 9:00h às 20:00h)
http://www.facebook.com/lidlportugal
http://www.lidl.pt


Também disponível para download:
Aprende a tratar da tua horta e a preparar refeições saudáveis, entre muitas outras coisas! Descobre as receitas saudáveis e aprende todos os truques para cresceres forte e saudável.
Depois do sucesso da campanha Regresso às Aulas com Energia em 2011, o Lidl, em parceria com a Direção-Geral da Saúde, o chef Hernâni Ermida, a Escola de Judo Nuno Delgado e o CEABN - Instituto Superior de Agronomia, vai dar continuidade ao projeto, este ano ainda com mais energia.
Este ano vamos ensinar-te a plantar os teus próprios alimentos e a importância de adotares bons hábitos de higiene no dia a dia. Mas não te esqueças dos temas que aprendeste no ano passado: a importância de comer bem e de fazer exercício físico regularmente.

in LIDL

Made in Portugal: A Cerealis detém Marcas Nacional e Milaneza e fabrica para algumas marcas brancas

http://videos.sapo.pt/10N3mIKyCzaqzrywnSdP

Cerealis
http://www.cerealis.pt

Fundada em 1919, faz chegar os seus produtos aos 4 cantos do mundo. Com aposta na internacionalização, o grupo português tem já uma fábrica na República Checa.
Desde a sua origem que a Cerealis cresce de forma sustentada, nos mercados de massas alimentícias, farinhas, bolachas, cereais de pequeno-almoço e produtos refrigerados.
Apoiada em fortes marcas e em parceria com os seus clientes, fornecedores e colaboradores, é a preferência de milhões de consumidores presentes nos 5 continentes.
Na Cerealis, investe-se hoje, para colher amanhã. Esta é a prática suportada desde sempre por uma política de investimento permanente em tecnologia e recursos humanos qualificados, permitindo manter o Grupo na vanguarda industrial.
Assim se criam 90 anos de futuro.

in Cerealis

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Xarope Caseiro de Cebola

Poderoso expectorante. Não adequado para diabéticos.

Ingredientes
1 a 2 cebolas cortadas em rodelas finas
Mel 

Preparação
Cortar as cebolas em rodelas finas (de preferência cebola roxa).
Colocar numa travessa de vidro e cobrir na totalidade com mel.
Deixar repousar uma noite.
No dia seguinte, coar e guardar num frasco de vidro.

C de Cebola

A cebola tem um papel quase omnipresente na nossa cozinha. É difícil imaginar qualquer confecção que não tenha nela o seu ponto de partida pois, desde sopas a refogados e em tudo o que daí advém, a cebola é figura central.

Mudando de cenário, a cebola foi um dos primeiros “suplementos” desportivos da história. Não havia atleta grego que entrasse em acção nos Jogos Olímpicos sem beber sumo de cebola ou até esfregá-la no corpo. Foi esta mesma pungência aromática da cebola que fez dela um alimento bastante apreciado pelas populações mais carenciadas, uma vez que se constituía como uma forma barata de dar sabor aos cozinhados.
Não são raros os exemplos de alimentos que apresentam associações curiosas entre a sua anatomia e os seus efeitos na saúde. No caso da cebola, a sua estrutura em camadas transporta-nos para o seu potencial de renovação, o que levou, aliás, os egípcios a contemplarem-na como fonte de vida eterna.
Não dará vida eterna certamente, mas é certo que a cebola tem muitas propriedades passíveis de melhorar a nossa qualidade de vida, sendo que a última delas - e provavelmente a menos conhecida - passa pelo efeito benéfico na densidade mineral óssea em mulheres, quer antes quer após a menopausa.
Um composto organossulfurado da cebola, de nome impronunciável, tem sido assim associado a uma diminuição de mais de 20% do risco de fractura da anca em mulheres. É nestes compostos organossulfurados, tal como na sua generosa quantidade de flavonóides dos quais se destaca a quercetina, que se alicerça o potencial promotor da saúde da cebola, uma vez que não é uma grande fonte de vitaminas e minerais, à excepção da vitamina C.
Assim, a conjugação de todos estes componentes na cebola concentra um grande papel protector para alguns tipos de cancro (particularmente os do sistema digestivo, como o de estômago e de cólon), e doenças cardiovasculares, quer pela diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos, quer pelas suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Aliás, a versatilidade que a cebola tem na nossa cozinha faz dela uma excelente fonte de antioxidantes, não porque seja particularmente rica nos mesmos, mas sim pelo seu consumo quase omnipresente.
Como acontece com a maioria dos hortícolas, também a cebola vê o seu potencial limitado pelas altas temperaturas a que pode ser sujeita na confecção, pelo que é mais interessante o seu consumo em cru, sem desprezar as camadas mais externas, pois são essas que concentram uma maior quantidade de quercetina. Se a este modo de consumo acrescentarmos igualmente a pouco utilizada cebola vermelha, adicionamos a todas as propriedades apresentadas uma quantidade extra de antocianinas com o consequente incremento dos seus efeitos benéficos.
Assim, não será necessário recorrer ao cliché de que as cebolas são de comer e chorar por mais, para constatar que estas lágrimas diárias são as mais saudáveis que se podem obter.

Pedro Carvalho, nutricionista (pedrocarvalho@fcna.up.pt)
in Lifestyle Público

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Outubro mais florido

Confira a lista de tarefas deste mês para que as suas flores e plantas tenham todos os cuidados que merecem

Estas são as acções que não pode deixar de empreender este mês:

Plante bienais
Este mês pode plantar as primeiras espécies bienais e bolbosas de Primavera. Pode mesmo intercalar ambas em terreno definitivo, por exemplo amores-perfeitos e jacintos para uma composição em azul violeta.
Encha o seu jardim de gazânias
Rafael Blanco, especialista em jardinagem da Jardins, recomenda que aproveite os seus momentos de lazer no jardim para plantar gazânias, uma planta que permite gozar de flores de grande beleza e variedade em locais temperados e com sol. "É pouco exigente no solo, embora prefira solos arenosos. Aguenta perfeitamente a seca mas não as geadas ou exposições sombrias", alerta, contudo.
Abrigue as plantas agrupadas no alpendre
Com os primeiros frios e as chuvas de Outono, as plantas anuais de flor ficam murchas. Proteja as plantas delicadas, passando os vasos para a estufa ou colocando-as sob o alpendre.
Retire a pintura
Elimine as pinturas anti-sol e retire as redes de sombra que até agora serviram para evitar as insolações e minimizar os efeitos do excesso do calor.
Cave o solo
É tempo de preparar o solo com covas profundas, com o objectivo de o arejar antes das novas plantações. Em caso de muita humidade, não trabalhe a terra argilosa para evitar a formação de torrões difíceis de desfazer.
Rega com sol
Se, no Verão, deve evitar as horas centrais do dia para regar os maciços, agora é precisamente esse o momento mais indicado. Tenha, no entanto, em conta que, a partir desta altura, as suas plantas necessitam cada vez menos água.
Encha os buracos deixados pelas plantas
É altura de tratar das rocalhas, dos maciços e das jardineiras, antes que o frio regresse em força.
Para isso, ocupe os lugares deixados pelas plantas do Verão com espécies que darão cor já na próxima Primavera. Pode semear ou plantar exemplares adquiridos em vaso ou resultantes de multiplicações que tenha efectuado.

Luís Melo, in Sapo Mulher

O seu jardim em Outubro

As tarefas essenciais a executar no décimo mês do ano

As folhas que começam a cobrir o solo, situação própria da época, podem provocar mais danos no seu jardim do que que benefícios.
Esta é uma das leis do outono, que marca também o fim da cor.
A folhagem que passa de verde a púrpura, vermelho alaranjada e ocre.
A partir de agora, são estas as cores dominantes dos jardins e que têm um encanto especial. Mas está também na altura de importantes tarefas no jardim. Siga as nossas dicas e ponha mãos à obra!

Como regar
Já não é necessário evitar as horas centrais do dia, como no verão, para regar. A partir deste mês, regue com intervalos maiores porque as plantas começam a ter menos necessidades hídricas.
Como adubar
Adube com composto os maciços de vivazes recém podadas, para melhorar a qualidade do solo e manter as raízes protegidas do frio.
O que podar
Retoque as espigas florais das aromáticas lavanda, santolina e salva, que já se encontram secas. Estes retoques ajudam a manter a forma e a florescer com a mesma intensidade na próxima época.
Como tratar
Regue apenas o necessário e não amontoe as plantações para prevenir o aparecimento de fungos como a ferrugem ou o oídio que gostam de humidade e de temperaturas suaves. Proteja as plantas mais sensíveis com caldas fúngicas.
O que plantar
Se semeou bienais no verão, comece agora a executar a sua plantação. Pode colocar também bolbos de floração precoce como crocus e muscari, entre outras variedades e espécies.

in Sapo Mulher

domingo, 14 de outubro de 2012

As imagens da semana


Entrego-te as palavras mais brandas
que entre os meus dedos construí
para alimentar de ti os recantos da casa
invadindo o coração da noite

Entrego-te as palavras com a redonda luz
das maçãs sobre a mesa e o rumor da água
rasgando o caminho da paixão
em horas que já não conseguimos sem ajuda
recordar
mas que habitam a mais frágil memória de nós próprios

Palavras jorrando dos meus olhos
invadindo-te o sono e tropeçando
nas esquinas das frases que decoro
ao longo dos veios da tua pele

E a verdade é que nunca terei outra história
para além da que nos aconteceu
e que ficamos à espera de um dia perceber melhor
porque nunca ninguém se prepara convenientemente
para a chegada do amor
e ele é sempre um convidado estranho
sentado em silêncio na penumbra da sala
olhando os quadros, o chão, o tecto

Como um velho parente da província
com medo de dizer o que não deve

Alice Vieira, in Dois Corpos Tombando na Água