segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O seu jardim em Outubro

As tarefas essenciais a executar no décimo mês do ano

As folhas que começam a cobrir o solo, situação própria da época, podem provocar mais danos no seu jardim do que que benefícios.
Esta é uma das leis do outono, que marca também o fim da cor.
A folhagem que passa de verde a púrpura, vermelho alaranjada e ocre.
A partir de agora, são estas as cores dominantes dos jardins e que têm um encanto especial. Mas está também na altura de importantes tarefas no jardim. Siga as nossas dicas e ponha mãos à obra!

Como regar
Já não é necessário evitar as horas centrais do dia, como no verão, para regar. A partir deste mês, regue com intervalos maiores porque as plantas começam a ter menos necessidades hídricas.
Como adubar
Adube com composto os maciços de vivazes recém podadas, para melhorar a qualidade do solo e manter as raízes protegidas do frio.
O que podar
Retoque as espigas florais das aromáticas lavanda, santolina e salva, que já se encontram secas. Estes retoques ajudam a manter a forma e a florescer com a mesma intensidade na próxima época.
Como tratar
Regue apenas o necessário e não amontoe as plantações para prevenir o aparecimento de fungos como a ferrugem ou o oídio que gostam de humidade e de temperaturas suaves. Proteja as plantas mais sensíveis com caldas fúngicas.
O que plantar
Se semeou bienais no verão, comece agora a executar a sua plantação. Pode colocar também bolbos de floração precoce como crocus e muscari, entre outras variedades e espécies.

in Sapo Mulher

Sem comentários: