sábado, 4 de setembro de 2010

As surpresas da semana

1 - O bailarino e coreógrafo português António Silva conquistou o primeiro lugar na categoria de solos de hip-hop do «UDO 2010 World Street Dance Championships», que decorreu no final de agosto em Blackpool, no Reino Unido.

2 - Charmoso e bem localizado, o Aveiro Rossio Hostel é o primeiro eco-hostel nacional. Uma opção de estadia na cidade que lhe dá nome para quem não abdica do conforto e do design a preço de amigo.

3 - Passatempo Prevenir/Vitiven: ganhe 20 embalagens do gel que melhora a circulação venosa (participa até 19 Setembro 2010).

4 - Um magnifico conjunto de fotografias no Flickr de emigrantes portugueses no Toronto, Canadá nos anos 70´s e 80´s.

5 - Passatempo: a Ô Hotels & Resorts pretende comemorar o lançamento da nova marca consigo! Participe da nossa lotaria mensal e ganhe uma noite para duas pessoas num hotel à sua escolha*. Para participar basta registar-se no formulário à sua direita. Tem como prazo limite de participação o dia 30 Setembro 2010, e o vencedor será contactado na primeira semana de Outubro.

6 - Para apreciar: Sal na Língua.

7 - Últimos cavalos selvagens do planeta vivem no Alentejo.

8 - Working shorter hours could reduce the burden our lifestyles impose on the environment while offering solutions to the mass unemployment caused by the economic crisis, according to new research.

9 - Onde foram gastos os milhões do Fundo Florestal?

10 - Passatempo PCGuia e AEG: habilite-se a ganhar dois telemóveis AEG: Dual Sim X760 e Dual Sim T530 (participa até 1 Outubro 2010).

11 - A concórdia inter-religiosa que marcou a vida de Madre Teresa de Calcutá vai ganhar maior visibilidade quando for concluída a catedral com o seu nome que está a ser construída em Pristina, capital do Kosovo.

12 - Viagem rápida pelo país. Cinco museus: Portimão, Penafiel, Casa de Camilo em São Miguel de Seide (Famalicão), Museu da Chapelaria em São João da Madeira, e Museu da Ciência em Coimbra. Podiam ser outros, é verdade, mas estes contam histórias diferentes umas das outras; foram, vários deles, premiados; fazem, quase todos, parte da Rede Portuguesa de Museus, que em 2010 celebra dez anos; e são, todos eles, exemplos de vontade, persistência, teimosia, e prova de que não deitar fora uma velharia pode afinal ser uma decisão de grande importância. E não ficam nem em Lisboa nem no Porto.

13 - Passatempo: no regresso às aulas, nada dá mais jeito a uma mãe do que um kit completo de material para os mais pequenos. A ACTIVA e a MAPED (líder mundial no mercado de material para escritório e escolar) têm um pack muito especial para oferecer (participa até 6 Setembro 2010).

14 - Na Península Ibérica, os dias estão a ficar mais quentes do que no resto do Mundo, concluiu um estudo da Universidade de Salamanca publicado na revista «Climatic Change». Devido ao impacto que as temperaturas têm na agricultura e na saúde, os investigadores da universidade espanhola analisaram as variáveis mais representativas destes extremos térmicos desde 1950 a 2006.

15 - Não pode mudar a sua vida se não for feliz no amor. Mas valerá a pena lutar por uma relação ‘adormecida’ ou é melhor fechar definitivamente essa porta?

16 - Passatempo Throttleman Funny: ganha um pack Back to School Throttleman - kit regresso às aulas (t-Shirt, mochila e estojo). Participa até 11 Setembro 2010, até às 15h.

17 - Uma bonita viagem para saber mais sobre o Linho contada pela Alice: o Linho é plantado em Março/Abril e está pronto a colher no princípio do mês de Julho. Depois de ripado, o linho é organizado em molhos e levado para o tanque, rio ou levada, onde ficará submerso, a curtimentar durante 9 dias. De fuso na mão ou com uma roda, as mulheres vão fiando o linho, transformando-o no fio.

18 - Passatempo: o Canal Panda e o Green Festival oferecem aos mais originais uma viagem aos Açores (4 pessoas) e ainda um fim-de-semana para 4 pessoas no Longevity Spa Resort em Monchique (participa até 12 Setembro 2010).

19 - Esta semana, li o livro Rio da Glória – Oficina do Livro (2006) de Possidónio Cachapa, mas achei um pouco "leve". Depois de ter lido o seu ESPANTOSO romance "O Mar Por Cima", o Rio da Glória parece um parente pobre muito afastado...

20 - Cinco delícias com coco: é exótico, intenso e muito saboroso. O coco torna as sobremesas apetecíveis e os cocktails deliciosos.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Candidaturas a Voluntário do Núcleo Regional do Centro da LPCC - Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Leiria
Liga Portuguesa Contra o Cancro
Sede Nacional
Av. Columbano Bordalo Pinheiro, 57 - 3ºF
1070-061 Lisboa
Telf.: 217221810
E-mail: info@ligacontracancro.pt
www.ligacontracancro.pt

Formulário de candidatura

O voluntariado é uma actividade inerente ao exercício de cidadania, de reconhecido interesse social e comunitário, assente no projecto duma equipa, devidamente regulamentada, estruturada, comprometida, e assegurada por uma Instituição vinculadora.
O voluntário e o cidadão que de forma isenta, desinteressada e responsável, se compromete livremente (face a si, à comunidade e à Instituição na qual está inserido), a apoiar o Outro.
Sendo a Liga Portuguesa Contra o Cancro (Liga) uma entidade que promove o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico, o voluntariado representa o principal instrumento da acção humanitária que caracteriza a Liga.
A Liga é uma das instituições portuguesas com maior número de voluntários inscritos. Pode encontrar nesta instituição um vasto campo de oportunidades de voluntariado que mais se enquadre com as suas aptidões e interesses.

O candidato a voluntário deve cumprir as seguintes condições básicas para a sua admissão:
Ter mais de 18 anos;
Comparecer a uma entrevista de selecção;
Frequentar um curso de formação inicial de voluntariado promovido pela LPCC (no caso da candidatura ser aceite);
Estagiar durante um período de tempo variável, consoante o tipo de voluntariado;
Cumprir um horário previamente acordado para o desenvolvimento da sua actividade.

O Núcleo Regional do Centro está a recrutar candidatos a voluntários para desenvolver actividades em concelhos dos distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Leiria.
Se tem disponibilidade e gostaria de inscrever-se como voluntário no Núcleo Regional do Centro, deverá preencher o formulário abaixo ou contactar-nos através do endereço de e-mail: nucleocentro@ligacontracancro.pt

In Liga Portuguesa Contra o Cancro
Livro, o novo romance de José Luís Peixoto
Pré-venda da edição exclusiva até dia 12 de Setembro 2010
Campanha exclusiva Livrarias Bertrand
www.bertrand.pt

As Livrarias Bertrand antecipam o lançamento do livro (dia 24 Setembro 2010) oferecendo uma edição exclusiva e única, com um autógrafo personalizado e uma selecção do autor de alguns dos seus textos.
Para tal basta que encomende e pague o seu exemplar até ao dia 12 Setembro 2010 no site.

Livro é o título do novo romance de José Luís Peixoto, uma das obras mais aguardadas do ano, que confirma o autor como um dos principais romancistas portugueses contemporâneos assim como um autor de crescente importância no panorama literário internacional.

Livro narra a extraordinária saga da emigração portuguesa para França, contada através de uma galeria de personagens inesquecíveis.
Este livro elege como cenário a extraordinária saga da emigração portuguesa para França, contada através de uma galeria de personagens inesquecíveis e da escrita luminosa de José Luís Peixoto. Entre uma vila do interior de Portugal e Paris, entre a cultura popular e as mais altas referências da literatura universal, revelam-se os sinais de um passado que levou milhares de portugueses à procura de melhores condições e de um futuro com dupla nacionalidade. Avassalador e marcante, Livro expõe a poderosa magnitude do sonho e a crueza, irónica, terna ou grotesca, da realidade. Através de histórias de vida, encontros e despedidas, os leitores de Livro são conduzidos a um final desconcertante onde se ultrapassam fronteiras da literatura. Livro confirma José Luís Peixoto como um dos principais romancistas portugueses contemporâneos e, também, como um autor de crescente importância no panorama literário internacional.

Passatempo José Luís Peixoto:
Todos os clientes que efectuarem a sua encomenda até 12 de Setembro 2010 serão contactados pela Bertrand solicitando o envio de uma frase sobre a obra do autor. As 20 melhores frases receberão o CD Antídoto e as restantes uma t-shirt José Luís Peixoto (oferta limitada ao stock existente).

In Bertrand Livreiros

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Sons

Seal - It's a Man's World

Lindoooo!
Concerto Inaugural do Festival Cantabile
MUDE. Museu do Design e da Moda
Centro da exposição permanente Ante-Estreia Piso 0
5 Setembro 2010, 21h
Entrada livre
Rua Augusta, 24
1100 - 053 Lisboa
+ 351 218 886 120
www.mude.pt

Programa
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Sonata para piano e violino em Sol maior, k. 9 (1764)

Paul Hindemith (1895-1963)
Sonata op. 25,1 para viola solo (1922)

George Crumb (1929)
Sonata for solo violoncelo (1955)

Robert Shumann (1810-1856)
Quarteto para piano e cordas
em Mi bemol maior, op.47 (1842)

Elina Vähälä no violino
Diemut Poppen na viola
Alexander Chaushian no violoncelo
Ralf Gothóni no piano

Festival CANTABILE
A Arte da Música de Câmara
2-11 Setembro de 2010
Lisboa. Sintra. Mafra

A convite do Goethe-Institut e seus parceiros em Portugal, vai reunir-se, em Setembro, um grupo internacional de músicos que pratica e ensina a arte da música de câmara.
O festival liga o trabalho artístico ao pedagógico através de diversas actividades paralelas.
A diversidade arquitectónica das salas de concerto - em edíficios icónicos como os palácios de Monserrate e de Mafra, o MUDE na rua Augusta, o Teatro Nacional de São Carlos no Chiado, o CCB e a Gulbenkian - corresponde à diversidade musical do festival, um vedadeiro fórum de diálogo contemporâneo que abraça tanto o barroco como contemporâneo.
Para mais informações sobre o Festival Cantabile, consulte o site do Goethe-Institut.

Graça Rodrigues
Comunicação
MUDE - Museu do Design e da Moda

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O Brasil e o Mundo por Maílson da Nóbrega
Ciclo Grandes Conferências
6 Setembro 2010, 18h30
Auditório 2 - Fundação Gulbenkian

Entrada livre
www.gulbenkian.pt

O economista brasileiro Maílson da Nóbrega é o próximo convidado do ciclo, numa conferência que decorrerá na próxima segunda-feira, 6 de Setembro (véspera do dia que assinala a Independência do Brasil), no Auditório 2 da Fundação Gulbenkian.
O antigo ministro das Finanças brasileiro falará do Brasil, mas também dos vários desafios que se apresentam a uma Nação que vem assumindo um lugar cada vez mais destacado no panorama internacional. A menos de um mês das eleições presidenciais, quando o país se prepara para sair da era Lula da Silva, Maílson da Nóbrega, apresentará as suas reflexões sobre o Brasil e o Mundo, numa conferência moderada e apresentada por Teresa de Sousa e Carlos Câmara Pestana. Com uma carreira longa no Banco do Brasil e no sector público brasileiro, Maílson da Nóbrega é membro de conselhos de administração de empresas no Brasil e no exterior. Tem três livros publicados e assina uma coluna regular na revista Veja.
Depois de Tara Gandhi, este é o segundo de uma série de encontros marcados, ao longo do ano, com personalidades muito diversas de diferentes lugares do mundo, as quais, como disse o presidente da Fundação Gulbenkian, “trarão experiência, saber e pensamento sobre questões contemporâneas”. Na intervenção que abriu este ciclo, Emílio Rui Vilar explicou a adopção de um formato diferente de conferências que substituem a Conferência Gulbenkian, realizada habitualmente em Outubro. Estas, nas palavras do presidente da Fundação, serão intervenções com “pontos de vista geográfica e culturalmente muito diferentes, que nos ajudarão a compreender melhor o passado, a interrogar mais incisivamente o presente e a olhar o futuro a uma nova luz”

In Fundação Gulbenkian

clique na imagem para ampliar

I Festival do Ouro Romano
3 a 5 Setembro 2010
Complexo Mineiro Romano de Tresminas
Vila Pouca de Aguiar
www.cm-vpaguiar.pt

O I Festival de Ouro Romano do Município de Vila Pouca de Aguiar, que decorre de três a cinco de Setembro, teve a sua apresentação numa das fontes das termas existentes no concelho, designadamente no parque termal de Pedras Salgadas.
O I Festival de Ouro Romano vai integrar o mercado romano com barraquinhas para mostra e venda de produtos de gastronomia local (mel, compotas, frutos secos,..), réplicas arqueológicas, recriações teatrais históricas, espaços lúdicos para crianças e demonstrações ao vivo das milenares profissões como ferreiro, oleiro, canteiro ou a tecedeira.
Cortejos diurnos e nocturnos pelo centro histórico, realização de vários espectáculos que integram músicas com gaitas e percussão, dançarinas de ventre, cuspidores de fogo, jogos de gladiadores e jogos olímpicos, almoços e jantares romanos em Vila Pouca de Aguiar e Tresminas são actividades que prometem rechear a visita a milhares de pessoas que se vão deslocar ao concelho, entre 3 a 5 de Setembro.

In C.M. Vila Pouca de Aguiar

clique na imagem para ampliar

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sons

Marcelo Barra - Maria Lua

Uma música feita para mim...
Letras

O amor além de nós passou...
Romperam-se os laços de nossa afeição.
Esgotou-se a atenção com que nos nutrimos,
e como perfeitos estranhos, nos saudamos.
E ainda que eu recorde os dias passados,
não sei por que razão
meu coração
não se parte em centenas de pedaços.

Amaru, Índia, s.VII
Tradução: Álvaro Machado
Poema número 40 da Série C ("Irsyamana - Orgulho ferido por infidelidade ou inconstância")

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sons

Anna Karenina - Swan Lake Waltz (Peter Tchaikovsky)

Uma bela história de amor mas muito triste.
Regresso à natureza. O seu filho vai ser mais saudável se brincar ao ar livre
O medo e a tecnologia mataram as brincadeiras na praceta e as subidas às árvores. E também criaram crianças mais obesas, agressivas e descontroladas. A terapia verde está a ganhar adeptos - muitos deles cientistas


Em 2003, um estudo em 109 escolas primárias do Reino Unido concluiu que as crianças de oito anos conseguiam identificar 83% de 150 personagens dos desenhos animados japoneses Pokémon mas não reconheciam a fotografia de um escaravelho, de um veado ou de um carvalho. "O nosso estudo tem duas mensagens: a primeira é que as crianças têm uma capacidade enorme para aprender acerca de criaturas, sejam elas naturais sejam artificias. A segunda é que parece que os defensores da natureza estão a sair-se pior que os criadores do Pokémon", provocaram os investigadores em entrevista ao jornal britânico "The Independent".
Na última década a investigação do impacto da natureza no desenvolvimento ganhou novo fôlego, com dezenas de estudos a tentarem mostrar o papel protector da natureza na saúde, mas também na fortalecimento de competências como a criatividade ou a concentração, ou até na diminuição da taxa de criminalidade.
Mas estas lições científicas só aos poucos vão entrando na rotina familiar. No Reino Unido, uma sondagem do canal Eden, em que participaram 2 mil crianças, revela que 64% já só brincam fora de casa uma vez por semana, e pelo menos um quinto nunca subiu a uma árvore. Em Portugal sabe-se que ver televisão é já a principal actividade das cinco horas diárias de lazer que as crianças têm em média, segundo os últimos dados do INE.
Uma tarde no Estádio Nacional do Jamor, em tempo de férias e dia de semana, mostra que há quem faça questão de levar os filhos para espaços verdes. Os estudos, contudo, revelam que estas actividades não têm o mesmo impacto no desenvolvimento das crianças que acampar, fazer caminhadas de montanha ou pescar. Das cinco crianças com quem falámos, só uma acampou uma vez este Verão. Outra tinha experimentado trepar a uma árvore, com ajuda. Ficar a brincar na rua está fora de questão e a idade com que os pais pensam deixá-los ir pela primeira vez à aventura também ainda não está definida.
terapia verde Entre os estudos publicados na última década, Frances Kuo, da Universidade do Illinois, nos Estados Unidos, é uma das autoras que mais se destacam. É directora do Laboratório de Paisagem e Saúde Humana, de onde saíram conclusões como, em 2001, a associação entre a prevalência de criminalidade num bairro de Chicago e o número de árvores que cada morador tem por perto. Concretizando: nas zonas próximas de espaços verdes, encontrou uma taxa de criminalidade 7% mais baixa.
Já no ano passado, a investigadora publicou um novo trabalho em que demonstrava que as crianças diagnosticadas com défice de atenção e hiperactividade têm menos sintomas depois de actividades em ambientes frescos e verdes.
Entre os animais selvagens, as mudanças no habitat natural resultaram num aumento da agressividade e no colapso de hierarquias sociais - sinais de alerta, afirma Frances Kuo. "Agora que as sociedades se tornaram mais urbanas, enquanto cientistas podemos olhar para os seres humanos da mesma forma que os investigadores do comportamento animal analisavam as mudanças no habitat dos animais selvagens", defende.
Contudo, acrescenta, não há provas definitivas de que a natureza seja imprescindível. "Quando me perguntam, digo que enquanto cientista ainda não posso responder que sim. Mas, enquanto mãe que conhece a literatura científica, tenho de dizê-lo", afirma num comunicado da universidade.
obesidade, mas não só Dos estudos saem nomes elaborados para doenças modernas. Peter Kahn, da Universidade de Washington, é autor de um deles: "amnésia geracional do ambiente". A ideia é que as experiências que as gerações mais velhas tiveram na natureza durante a infância servem de referência para medir o afastamento ao longo da vida adulta. "O problema é que, a cada nova geração, a referência nasce mais degradada, mas é transmitida como a base normal", sustenta. "Adaptamo-nos mas com imenso custo psicológico. Enquanto indivíduos e sociedade podemos e devemos fazer escolhas diferentes."
Richard Louv, autor do best seller "Last Child in the Woods", tem sido um dos grandes mentores do regresso à natureza nos Estados Unidos, com a organização Children & Nature Network (C&NN). Foi criada para cumprir a missão do livro publicado em 2005: salvar as crianças da "desordem do défice de natureza", como lhe chamou. "Criei a designação para servir de descrição dos custos humanos da alienação da natureza, não como diagnóstico médico", diz ao i.
Os sintomas notam-se cada vez mais, adianta. "À medida que as crianças vão passando menos tempo em ambientes naturais, os seus sentidos vão ficando mais diminuídos e os problemas de obesidade vão aumentando. A infância sobreorganizada e a desvalorização da brincadeira destruturada têm implicações na capacidade de autodomínio."
Para a epidemia da obesidade - em Portugal 30% das crianças têm excesso de peso - há dados concretos: um estudo australiano publicado em 2005 no "International Journal of Obesity" indica que cada hora extra que as raparigas passam fora de casa no Inverno corresponde a 26,5 minutos de exercício físico moderado a forte, 21 minutos no caso dos rapazes.
Um dos factores a combater, afirma Louv, é o medo galopante de deixar as crianças brincarem na rua. A prova está nos números, sustenta. Em 2005, as taxas de crimes violentos contra crianças nos EUA caíram para o número mais baixo desde 1975 e o principal problema - de acordo com o índice de bem-estar infantil da Universidade Duke - passou a ser o maior aumento da prevalência de obesidade registado nos últimos 30 anos e um abrandamento na diminuição da mortalidade infantil. "O medo é real, mas é importante enfrentá-lo, perceber o contexto e medir o risco em termos comparativos. A verdade é que o medo exagerado está a ter um preço", sublinha.
solução Uma das soluções de Louv, com várias dicas no site da C&NN, é a criação de "clubes da natureza" entre famílias, para criar escalas de vigilância das brincadeiras consoante a disponibilidade dos pais. Para o especialista, há um conselho do popular psicólogo familiar John Rosemon que faz cada vez mais sentido: "É preciso ensinar as crianças a ter cuidado com os comportamentos, mais até do que com os estranhos."

In Jornal I

domingo, 29 de agosto de 2010

As imagens da semana

Apesar do calor e pouco espaço, o Feliz adora dormir ao meu colo quando estou ao computador.
Por mais que explique que ele já não é pequenino (pesa quase 5kg!), está muito calor e o espaço apertado (o que me obriga a estar numa posição nada confortável!), ele não desiste.
E eu também não consigo dizer que não... É só amor!
Boa semana.






Junho chegara ao fim, a magoada
luz dos jacarandás, que me pousava
nos ombros, era agora o que tinha
para repartir contigo,
e um coração desmantelado
que só aos gatos servirá de abrigo.
Eugénio de Andrade