sábado, 6 de agosto de 2011

As surpresas da semana

1 - “Não compre, adopte” é o apelo da União Zoófila.

2 - Só este ano: 20 jovens ficam paraplégicos em mergulhos na praia.

3 - Passatempo: Prevenir/Helix Active. Ganhe 15 séruns para o rosto que ajudam a combater as rugas e as manchas (participa até 17 de Agosto 2011).

4 - Solidariedade: Beneficiários de prestações sociais vão cumprir trabalho «socialmente necessário».

5 - Compra escola por 66 mil euros. Um homem de 54 anos natural de Canedo, Santa Maria da Feira, emigrante na Suíça, comprou ontem a escola primária que tinha frequentado. A Escola Primária de Rebordelo, desactivada desde 2003, foi adquirida em hasta pública por 66 750 euros.

6 - Passatempo: o Sapo Kids oferece 5 CDS+DVDS "Shake it Up" (participa até 15 Agosto 2011).

7 - João Garcia, maior alpinista português de todos os tempos e um dos melhores do mundo, conquistou os “monstros sagrados” da modalidade. Há uma simplicidade que contagia e aquele brilhozinho nos olhos quando fala da montanha. Ela está sempre presente: ou não fosse a montanha a própria vida.

8 - Os morangos aumentam a resposta dos glóbulos vermelhos do sangue perante o stress oxidativo, que ocorre em algumas situações patológicas - tais como doença cardiovascular, cancro ou diabetes - e fisiológicas – como nascimento, envelhecimento ou exercício físico -, revela um estudo publicado na revista "Food Chemistry".

9 - Passatempo: o Portal Aventuras oferece um relógio Timex Ironman Global Trainer (participa até 23 Agosto 2011).

10 - O lucano ou cabra-loura (Lucanus cervus) é um insecto muito associado aos carvalhais. O seu aspecto "terrível" esconde por completo o facto de ser totalmente inofensivo para o Homem.

11 - A minha marca portuguesa preferida: Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro.

12 - Passatempo: o Entre Mulheres oferece uma depiladora Body Perfect da Philips (participa até 15 Agosto 2011).

13 - As autoridades espanholas encontraram este domingo um lince-ibérico morto em Aznalcázar, Sevilha. O animal, da espécie de felino mais ameaçada do planeta, tinha no corpo 32 chumbos. A WWF pede “tolerância zero”.

14 - TAP bate recorde com mais de um milhão de passageiros em Julho.

15 - Passatempo: Ultimate Beauty/Satsanga Spa. Ganhe 10 massagens relaxantes (participa até 17 de Agosto 2011).

16 - O grau Civilizacional de uma Cidade mede-se pela sua relação com o Verde ... por António Sérgio Rosa de Carvalho.

17 - Colar com flores. Pegue na sua agulha de crochet e comece já a criar um colar glamouroso com o brilho de Anchor Artiste Metallic que lhe permitirá realçar um decote simples de forma instantânea. Flores modernas e estilizadas adicionadas a uma fita resultam num colar perfeito para as festas de Verão.

18 - Passatempo: os gatos adoram brincar seja com novelos de lã, bolinhas com guizos, enfim, praticamente tudo serve para os distrair. E depois de tanta brincadeira é normalmente altura de fazer uma sesta. Envie-nos uma foto do seu gato a divertir-se com o seu brinquedo preferido para campanhas@pt.nestle.com, com os seus dados (Nome, Telefone e Morada Completa) e habilite-se uma das 20 caminhas que temos para oferecer (participa até 15 Setembro 2011).

19 - Predadores da Antárctida “dão” prémio internacional a cientista português.

20 - A idéia de um sistema subterrâneo de coleta de lixo em Barcelona é de 1992, quando a cidade sediou os Jogos Olímpicos. Desde então, o projeto tem sido implantado sistematicamente e 70% da área metropolitana já possui bocas de lixo conectadas diretamente aos centros de coleta. Plástico, latas e papel são reciclados e o lixo orgânico vira energia. Em cinco anos, a capital da Catalunha eliminará definitivamente os caminhões de lixo.

21 - Voucher Satsanga Spa: 50% de desconto em massagens ou tratamentos.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Letras

There's a long highway in your mind
The spirit road that you must find
To get you home to peace again
Where you belong my love lost friend


Spirit Road, Neil Young - Chrome Dreams II, 2007
Esterilização: a Educação É Fundamental
Associação Pelos Animais
www.pelosanimais.org.pt

Quem conhece por dentro a realidade dos animais de companhia em Portugal sabe o quão difícil e trágica é a vida dos milhares de cães e de gatos que vivem nas nossas rua. A vida destes animais (dependentes dos animais humanos para sobreviver) é tudo menos fácil. Espera-os a fome, o frio e a chuva, ou o calor insuportável e a sede. Espera-os a incompreensão e a violência de quem os considera um incómodo. Espera-os dias de procura incessante por alimento, água, abrigo ou algum carinho.
Mas o mais trágico é que a esmagadora maioria destes animais descende em primeira ou segunda geração de animais que estavam ao cuidado de alguém. Ou seja, são fruto directo da nossa irresponsabilidade. Infelizmente, são ainda demasiadas as pessoas que não se importam que os seus animais se reproduzam ou que permitem que os seus animais não esterilizados passeiem sozinhos, dando assim azo a que estes se reproduzam com animais de rua e deem origem ainda a mais animais errantes.
É um círculo vicioso que tem de ser travado. E cabe a todos nós, que nos importamos, contribuir para uma mudança urgente na sociedade, educando aqueles que nos rodeiam para a necessidade de impedirem que os seus animais de companhia se reproduzam e para a importância de os esterilizarem. Enquanto não nos empenharmos activa e seriamente na prevenção e na educação no sentido de uma mudança de atitudes e mentalidades, continuará a haver milhares de animais a sofrer nas ruas e o panorama não melhorará.
Mais uma vez, convidamos todos aqueles que queiram contribuir para uma melhoria efectiva da realidade a deixar alguns folhetos educativos “Porquê Esterilizar?” em locais estratégicos como juntas de freguesia, lojas de artigos para animais ou clínicas veterinárias.
Contacte-nos para receber gratuitamente os seus folhetos e dar um contributo essencial para a mudança de mentalidades.
Temos também disponível a T-shirt de sensibilização “Para cada animal ter um lar, é essencial esterilizar!” para ajudá-lo a despertar a sua comunidade para a importância da esterilização.
A sensibilização não exige grandes recursos; o fundamental é o empenho! E cada um de nós é indispensável e decisivo.

Associação Pelos Animais
www.pelosanimais.org.pt

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Medo da morte pode ser fatal durante enfarte
Estudo do “European Heart Journal" faz ligação entre mente e corpo

Um estudo publicado no “European Heart Journal" vem sugerir “a importância da ligação entre mente e corpo”, ao revelar que pessoas que sentem muito medo de morrer durante um enfarte do miocárdio e nos dias seguintes, parecem também apresentar uma maior inflamação, um indicador que poderá anunciar mais problemas de saúde, do que os pacientes que não sentem tanto medo.
Nesta investigação foram avaliados 208 pacientes que tinham recorrido ao Hospital St. George, em Londres, com síndrome coronária aguda (obstrução das artérias coronárias), durante um período de 18 meses. Ao longo da sua hospitalização, os pacientes foram questionados acerca do seu medo da morte.
Simultaneamente, os investigadores mediram os níveis sanguíneos do factor de necrose tumoral (TNF), que desencadeia a inflamação. Três semanas depois, quando os pacientes já se encontravam em casa, a equipa de cientistas mediu a variabilidade da frequência cardíaca e os níveis de cortisol (hormona relacionada com o stress) na saliva.
Um quinto dos voluntários mostrou sentir ansiedade extrema e medo da morte, enquanto dois terços revelaram ter reacções emocionais mais moderadas. Também foi verificado que as pessoas mais jovens, pobres e solteiras (o que poderá indicar um maior isolamento social) eram mais propensas a ter reacções intensas.
O medo da morte foi associado a um aumento de quatro vezes nos níveis de TNF no momento do internamento hospitalar. Três semanas depois, verificou-se que os níveis deste factor foram associados a uma menor variabilidade da frequência cardíaca - associada a maiores taxas de mortalidade após um enfarte do miocárdio - e a níveis mais baixos de cortisol, que podem indicar que o organismo não é capaz de reverter a inflamação causada pelo enfarte.
Apesar destes resultados, os investigadores alertaram para algumas limitações do estudo, como, por exemplo, o facto de 23 por cento dos pacientes terem sido acompanhados apenas durante as primeiras três semanas depois do enfarte do miocárdio; terem sido observadas poucas mulheres e por não ter sido esclarecido se é a ansiedade extrema que causa os efeitos biológicos ou vice-versa.
Contudo, Suzanne Steinbaum, especialista em cardiologia preventiva do Lenox Hill Hospital, nos EUA, acredita que este “estudo mostra que quando os pacientes têm muito medo a inflamação aumenta e diminui a variabilidade dos batimentos cardíacos, que podem levar a maus resultados”, pelo que, nestas situações, “devem ser abordados não só os problemas físicos mas também mentais".

in Ciência Hoje
Prémio “Ser Capaz – Investigação e Tecnologia”
Premiar projectos que tenham como objectivo facilitar a vida das pessoas com deficiência motora
Candidaturas até 14 de Outubro 2011
Telefone: 213 184 851
E-mail: info@associacaosalvador.com
www.associacaosalvador.com

Prémio 2011 - Candidatura

Prémio 2010 – Resultados

Consciente da importância da investigação para a qualidade do seu projecto e para o desenvolvimento global do país, a Associação Salvador pretende estimular o desenvolvimento de projectos que possam facilitar a vida das pessoas portadoras de deficiência motora, através da atribuição do Prémio “Ser Capaz – Investigação e Tecnologia”.
A atribuição deste prémio é anual e prevê o financiamento de projectos que contribuam para o desenvolvimento de produtos, instrumentos, tecnologias, metodologias, equipamentos ou sistemas técnicos que previnam, compensem, atenuem ou neutralizem a incapacidade de uma pessoa portadora de deficiência motora.
No prémio está contemplada a criação de materiais, equipamentos, tecnologias, metodologias e sistemas que servem para compensar a deficiência ou atenuar-lhe as consequências, impedir o agravamento da situação clínica da pessoa e permitir o exercício das actividades quotidianas e a participação na sua vida escolar, profissional, cultural e social

in Associação Salvador

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Passeios de barco na Costa do Estoril
Divisão de Fomento Desportivo
Tel.: 21 482 55 76 /56 /12
E-mail: cascais.activo@cm-cascais.pt
Todos os passeios são gratuitos, mas requerem marcação prévia

Navegar ao longo da Costa do Estoril, seja de dia ou de noite, é uma oportunidade única para aproveitar nos passeios de barco à vela, organizados pela Câmara Municipal de Cascais.
Embarcar no "Estou para Ver", um antigo Galeão do Sal do início do século XX, e ficar a conhecer a história da embarcação, a evolução do Galeão do Sal, e as características náuticas, técnicas e instrumentos de velejar é a proposta desta actividade.
Todos os passeios são gratuitos, mas requerem marcação prévia. Durante o mês de Agosto, as viagens diurnas realizam-se aos domingos e os passeios nocturnos quinzenalmente, à sexta-feira.

Programa

Passeios diurnos
Domingo: 7, 14, 21, 28 Agosto 2011
Partida: 09h30 e 11h30 (duração 90 minutos)

Passeios nocturnos
Sexta-feira: 12, 26 Agosto 2011
Partida: 21h00 (duração 180 minutos)

Informações/inscrições: Divisão de Fomento Desportivo, tel.: 21 482 55 76 /56 /12; e-mail: cascais.activo@cm-cascais.pt

in Estoril Live
Já pensou em salvar uma vida hoje?
Aceite o desafio de se tornar num dador de sangue

Gostava de dar sangue e não sabe por onde começar?
Tem dúvidas sobre a sua importância, contraindicações ou o processo de recolha de sangue? Se respondeu afirmativamente à maioria das questões, este artigo é para si. O acto é simples mas grandioso.
Sabia que bastam cerca de 30 minutos para que a sua dádiva possa salvar uma vida?
Comecemos então pelo princípio. Para dar sangue, não precisa de se inscrever previamente, basta aparecer num dos locais onde se realizam recolhas de sangue. Aceda à página www.ipsangue.org e fique a conhecer todos os sítios, datas e horários das inúmeras brigadas de sangue que percorrem o país.
Existem também alguns hospitais em Lisboa com este serviço à disposição, como por exemplo, o Instituto Português de Oncologia e o Hospital de São José. Para quem prefere um local mais comum, todos os anos a Mundicenter promove a Campanha de Recolha do Sangue nos seus shoppings (Amoreiras, Arena Shopping, Braga Parque, Odivelas Parque, Oeiras Parque e Spacio Shopping), na altura do verão.
Dirija-se ao local que lhe for mais conveniente, leve um documento identificativo e disponha-se a «arregaçar as mangas». Ser-lhe-á pedida alguma informação pessoal. «Tomamos nota dos dados pessoais do candidato para a eventualidade de ser necessário contactá-lo mais tarde», explica Leonilde Outerelo, responsável pelo Serviço de Promoção e Colheita do Centro Regional de Sangue de Lisboa do IPS (CRS L/IPS).
No momento, é dado ao candidato um questionário «que deverá responder com total veracidade, assumindo o compromisso de fornecer declarações verdadeiras» e um conjunto de informações sobre as condições exigidas para a dádiva.
«A partir desse momento, o dador entra para um gabinete médico onde vai ser avaliada a sua história clínica e os comportamentos de risco. É também aqui que o médico vai saber se o potencial dador tem glóbulos suficientes para poder dar sangue sem ficar prejudicado», explica Leonilde Outerelo. Mede-se a tensão arterial e a frequência cardíaca e, se o dador reunir todas as condições, ficará apto.
«O exame objetivo tem duas vertentes. Por um lado, pretende-se avaliar o estado de saúde do dador para que possa dar sangue em segurança. Por outro, há que avaliar o seu estilo de vida para que o doente que venha a receber esse sangue também não fique prejudicado», acrescenta a responsável.
A entrevista médica é então crucial para que o potencial dador esclareça todas as questões e para que se excluam, à partida, pessoas que não estejam em condições para dar sangue, ainda que demonstrem muita vontade de o fazer.

Posso (ou não) dar sangue?
Existem indicações claras para se poder dar sangue. No entanto, poderá sempre esclarecer as suas dúvidas durante a consulta médica que antecede a fase da colheita propriamente dita. No que respeita às mulheres, existe a dúvida se podem dar sangue durante a menstruação. «Não é contraindicação absoluta mas se a mulher sentir mal-estar, apresentar um fluxo muito abundante ou uma hemoglobina no limite, pedimos-lhe para não dar naquele momento e para se candidatar mais tarde. Mas se estiver bem, sem dores e com a hemoglobina em níveis adequados, pode dar sangue em segurança», salienta a responsável da colheita do CRS L/IPS.
Depois do candidato ser aprovado, se tiver comido há pouco tempo, passa imediatamente para a sala de colheita. «Se já tiver comido há algumas horas, tem uma sala à disposição onde lhe pedimos para comer uma bolacha ou beber um sumo. Não queremos que o dador dê sangue completamente em jejum.»

Critérios gerais para dar sangue
- Ser saudável e ter hábitos de vida saudáveis
- Ter entre 18 e 65 anos. «Aos 60 anos, se for a primeira vez, o médico vai avaliar se a pessoa está em condições para dar sangue. Se for dador regular poderá continuar a dar sangue até aos 65», refere Leonilde Outerelo, responsável pelo Serviço de Promoção e Colheita do Centro Regional de Sangue de Lisboa do IPS.
- Ter peso igual ou superior a 50 quilos.
- Respeitar os períodos de repouso. «As mulheres podem dar sangue de quatro em quatro meses e os homens de três em três sem que essa dádiva prejudique a sua saúde», assegura a responsável.
«Esta diferença está relacionada com a proteção individual no que respeita aos parâmetros de hemoglobina. As mulheres passam pelo parto e pela menstruação, pelo que ficam mais protegidas com este faseamento», salienta ainda.

Fase da colheita
É esta a fase que, habitualmente, levanta maiores receios. Mas não adie a sua vontade ou a decisão de dar sangue com medo do que lhe poderá acontecer. Por norma, os mitos existentes são falsos e não têm qualquer fundamente científico.
«Existem muitos receios acerca dos sacos de colheita mas é garantido que todo o material é estéril e usado uma única vez no dador. São completamente infundadas e descabidas as ideias de que se podem apanhar contaminações a partir destes sacos», tranquiliza Leonilde Outerelo.
«É recolhido um pouco menos de meio litro de sangue, o que é perfeitamente compatível com uma pessoa com um peso de 50 quilos (corresponde a menos de 10% do volume total de sangue do seu organismo). Dar sangue é um processo simples e não custa nada», explica a responsável das colheitas.
Caso tenha fobia a agulhas ou ao sangue, tente ultrapassá-las. Respire fundo e pense que não é possível salvar pessoas sem passar por este processo. Vai ver que não dói nada! «A colheita em si dura cerca de 10 minutos se a veia do dador tiver um bom débito. O kit é aberto na altura para esse dador», o que garante a qualidade e segurança do processo.
Se está preocupado com o facto do sangue doado lhe vir a fazer falta, saiba que, num adulto normal, existem cinco a seis litros de sangue. Uma pessoa saudável pode dar sangue regularmente, sem que esse facto prejudique a sua saúde. No final da dádiva, as proteínas e as células sanguíneas existentes vão ser rapidamente repostas em circulação no organismo, o que é absolutamente vantajoso para a renovação do sangue.

Depois da colheita
Após a dádiva, o dador pode fazer a sua vida normal, sem fazer esforços no próprio dia, mas pode conduzir.
«Não deve ir à praia nem expor-se ao sol. Se for fumador, não é conveniente que fume na primeira hora após a dádiva.
Normalmente, é oferecida uma pequena refeição após a colheita para que o dador fique mais uns minutos connosco e nos certifiquemos de que está tudo bem com ele», diz-nos Leonilde Outerelo.
Atualmente, são cerca de 60 dadores diários nas instalações do CRS L/IPS. «Em 2008 e em 2009, Portugal atingiu o patamar da autosuficiência, preconizado pela Organização Mundial de Saúde, registando 40 unidades por 1000 habitantes. Portanto, colhemos um pouco mais das 400 mil unidades», revela.
«Em 2010, verificou-se um aumento perto dos 4%, o que significa que iremos manter essa autosuficiência mas há sempre períodos em que temos dificuldade, como é o caso do verão e do Natal», conclui a responsável. Todos os tipos de sangue são necessários, mesmo aqueles que são menos comuns. Lembre-se que você mesmo pode precisar de sangue!

Cláudia Pinto com Leonilde Outerelo (responsável pelo Serviço de Promoção e Colheita do Centro Regional de Sangue de Lisboa do IPS)
in Sapo Saúde

terça-feira, 2 de agosto de 2011

America’s Cup World Series Cascais
6 e 14 de Agosto 2011
Baía de Cascais
Assista na marina ou na baía de Cascais. Para mais informações sobre os pacotes de acesso a partir do Clube Naval de Cascais contacte a organização: tel. +351 924 432 607
www.americascup.com e www.cncascais.com

Considerada um dos melhores campos de regata do Mundo, a Baía de Cascais recebe a primeira etapa da World Series, um evento integrado na famosa America’s Cup, que decorre entre os dias 6 e 14 de Agosto.
Com esta prova Cascais entra na rota mundial das cidades a acolher a America´s Cup World Series, um circuito de oito regatas de prestígio que culmina em 2013, em São Francisco, nos Estados Unidos da América.
As equipas não vão apenas competir em duelos de alta velocidade, mas também em regatas de frota onde todas estão envolvidas em simultâneo. Este sofisticado espectáculo promete um elevado nível de acção que será transmitida e seguida pelo mundo inteiro.
Marque presença neste espectáculo de vela de alta performance, que levará a imagem da Costa do Estoril a todo o mundo. Assista a esta prova na marina ou na baía de Cascais. Para mais informações sobre os pacotes de acesso a partir do Clube Naval de Cascais contacte a organização: tel. +351 924 432 607.
Se é amante desta modalidade, não perca também no final do mês, entre 26 e 28 de Agosto, o Cascais Vela.
Este evento, organizado pelo Clube Naval de Cascais, recebe reconhecidas tripulações internacionais para o Troféu Quebramar ORC, que inclui as regatas Marina de Cascais ANC e Clube Naval de Cascais - Handicap CNC e os desafios Dragão Chivas e o Laser SB3 Jeep.

Programa 

6 de Agosto - 14h00 | AC World Series Cascais Open
Fleet Races 1, 2 & 3
Speed Trials

7 de Agosto - 15h00 | Fleet Race

10, 11 e 12 de Agosto - 14h10 | AC World Series Match Race Qualifiers
Seeding Fleet Races 1, 2 & 3
Qualifier Match 1
Qualifier Match 2
Qualifier Match 3

13 de Agosto - 14h10 | AC World Series Match Race Championship
Quarter Final 1
Quarter Final 2
Semi Final 1
Semi Final 2
Final Series

14 de Agosto - 15h00 | AC World Series Championship
Fleet Race

in Estoril Alive
Portugueses já separaram este ano mais de 290 mil toneladas de embalagens

No primeiro semestre deste ano os portugueses separaram para reciclagem 290.613 toneladas de resíduos de embalagens, mais 5,2 por cento em relação ao período homólogo de 2010, revelou a Sociedade Ponto Verde.
O material mais separado foi o papel e cartão, com 117.256 toneladas, seguido do vidro, com 99.526 toneladas. Na verdade, este foi o material que registou uma maior subida, com um aumento de 15 por cento em relação ao primeiro semestre de 2010. O plástico atingiu as 35.361 toneladas (registando um aumento de 10,3 por cento) e a madeira manteve-se constante, com 15.988 toneladas, mais 0,8 por cento do que em 2010. O metal sofreu uma redução de 9,8 por cento, descendo de 24.678 toneladas no ano passado para as 22.482 deste ano.
Luís Veiga Martins, director-geral da Sociedade Ponto Verde (SPV), entidade gestora responsável em Portugal pela gestão deste tipo de resíduos, considera que “os portugueses estão cada vez mais sensibilizados para a importância da reciclagem”.
Em comunicado, o responsável adianta que a SPV está a concentrar grande parte dos seus esforços “no material vidro, para que este supere o desafio de cumprir a sua meta específica de 60 por cento”.
Nos doze meses de 2010, a SPV registou uma recolha de 667 mil toneladas de resíduos de embalagens.

in Ecosfera

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Exposição "Chitas de Alcobaça"
Até 11 Setembro 2011
Horário: 11h às 13h/ 14h às 18h30
Galeria de Exposições Temporárias do Mosteiro de Alcobaça
Entrada livre

Esta Exposição pretende divulgar as chitas de Alcobaça, cujo aparecimento surge nos finais do século XVIII através de uma Fábrica de Lençaria nas imediações da ala sul do Mosteiro de Alcobaça, junto ao então Colégio de Nossa Senhora da Conceição.
"Chitas de Alcobaça" constitui também uma oportunidade de divulgar e dar a conhecer o acervo de chitas da Casa Museu Vieira Natividade bem como exemplares do Museu Nacional do Traje e de colecções particulares.
A exposição estará patente até 11 de Setembro de 2011. A entrada é gratuita.

in MNT
Há macarons na Arcádia
www.arcadia.pt

A novidade na Arcádia é colorida, traz muitos sabores, parece uma bolacha, sem bem o ser.
O nome Arcádia cola-se na perfeição desde 1933 à palavra chocolate artesanal. Nascida no Porto, a empresa assentou também em Lisboa com diversas lojas. Agora, junta à família dos clássicos de leite, sem açúcar, corações, com licor, entre muitos outros, uma novidade. A Arcádia comercializa macarons artesanais, o doce que mistura o suspiro, o biscoito, a bolachinha sem, verdadeiramente, ser nenhum deles.
Os macarons com assinatura Arcádia são produzidos com ingredientes naturais e apresentam-se em embalagens coloridas de seis unidades (5,00 euros), com sabor a chocolate, caramelo, vinho do Porto, framboesa, maracujá e limão. Também os vende à unidade, por 0,90 euros.

Arcádia
Rua do Almada, 63, Porto
Telefone: 222 001 518
Segunda a Sexta: 9h30-19h00, Sábado: 9h30-13h00

Avenida de Roma, 14, Lisboa
Telefone: 218 408 670
Segunda a Sábado: 10h00-20h00

in Sapo Sabores

domingo, 31 de julho de 2011

As imagens da semana


abro os olhos e desperto o dia. crio
a explosão do sol cheio sobre
mim. arranco-me à terra que
na noite me lançou raízes
e sacudo-me.
separo os braços, abro
o vento com as unhas. imagino
um voo firme. cumpro o
corpo e outras grandes
mentiras

Valter Hugo Mãe