sábado, 16 de abril de 2011

As surpresas da semana

1 - Muitos lisboetas desconhecem o também lisboeta Solar do Vinho do Porto. Não se percebe bem porquê, dada a sua antiguidade e a qualidade dos néctares disponíveis. Ainda bem que uma recente remodelação veio dar, finalmente, nova vida ao espaço.

2 - A tragédia da mata de Vila Viçosa. Podem ver e saber mais aqui.

3 - Passatempo: faça o seu registo e pode ganhar uma viagem Lisboa – Amesterdão (30 prémios que se traduzem em bilhetes disponíveis de ida e volta para Amesterdão, e que serão atribuídos de forma automática de 500 em 500 registos).

4 - Uma receita a experimentar: Delícia de Banana.

5 - The Times elege Beja como destino de eleição.

6 - Passatempo Ultimate Beauty/NIVEA Pure&Naturalganhe 15 kits compostos por quatro produtos desta nova linha (participa até 17 Abril 2011).

7 - Popeye tinha razão! Espinafres aumentam eficiência muscular.

8 - O Centro de Investigação Tamera pretende construir uma aldeia onde a radiação solar é a única fonte de energia utilizada, podendo ser esta aldeia o exemplo do futuro da humanidade.

9 - Passatempo: o Sabores e a Bacalhôa Vinhos de Portugal, empresa com sede em Azeitão, estão a oferecer uma visita guiada para duas pessoas às Caves e Quinta da Bacalhôa. Um programa que inclui uma prova de vinhos (participa até 19 Abril 2011).

10 - Av. Duque de Loulé 86-96 torneja R. Luciano Cordeiro 117. A imagem mostra mais um terrível exemplo de impermeabilização de logradouros em Lisboa. Até ao ano de 2010 existiu aqui um conjunto de três jardins, parte integrante de um dos mais notáveis conjuntos da Arquitectura do início do séc. XX em Lisboa. Os 3 prédios de habitação foram erguidos em 1908 e constituiram na altura o paradigma da habitação de luxo para a alta burguesia lisboeta. Apesar do seu elevado valor patrimonial, e dos pedidos por parte de cidadãos, o IGESPAR recusou em 2010 a sua classificação como "Imóvel de Interesse Público".

11 - Salva a Terra - Ecofestival de Música pelo CERAS. Preencha o questionário e ajude-nos a fazer um Festival à sua medida!

12 - Passatempo Dia da Mãe: Temos para oferecer uma jóia única e versátil que combina 3 anéis e um fio. Estes elementos podem ser conjugados de diferentes formas, permitindo criar várias peças, muito elegantes e originais, que se adaptam ao look e inspiração de cada momento. O anel Playful está disponível nas lojas ORO VIVO, distribuídas por todo o país, a um preço acessível de 99 euros. Para ganhar só precisa de preencher o formulário e escrever uma frase em que estejam presentes as palavras ORO VIVO, ACTIVA e MÃE!

13 - Nova colecção Conscious Collection da H&MNo seguimento da bem sucedida colecção sustentável Garden Collection, a Conscious Collection dá prioridade às preocupações ambientais. Os designers da H&M inspiraram-se nas diferentes nuances de branco, uma das cores tendência desta Primavera, na construção de peças minimalistas com apontamentos de rendas românticas, bordado inglês, folhos e drapeados. A colecção conta com materiais amigos do ambiente, como o algodão orgânico, o Tencel ® e o poliéster reciclado.

14 - Um novo relatório da OCDE diz que os truques usados durante as avaliações de impacte ambiental dos projectos nacionais "mascaram a verdadeira natureza dos projectos". A análise vai ao encontro das críticas dos ambientalistas e refere que, apesar de os estudos de impacto ambiental estarem bem regulados, são por vezes contornados. As práticas mais comuns, diz a OCDE, passam por dividir os projectos noutros mais pequenos, não expor por completo o impacto ambiental ou falhar na avaliação do impacto conjunto. Em muitos casos, lê-se também, os projectos não apresentam alternativas e os pareceres técnicos só são elaborados depois de a obra já ter começado.

15 - Passatempo: a Nestlé oferece prémios (pranchas de bodyboard, skates e mochilas) do filme "Rio" (participa até 11 Maio 2011).

16 - Dalila Carmo filma Florbela Espanca.

17 - Cavalos e cães são ferramenta de apoio aos cidadãos com deficiência. A simples tarefa de escovar um cavalo, a mais destemida de o montar ou treinar um cão são algumas das actividades desenvolvidas na associação de apoio ao cidadão com deficiência mental de Sabrosa, que ajudam na intervenção educativa e terapêutica.

18 - Desconto: a Crioestaminal oferece um desconto exclusivo no serviço de criopreservação no valor de 150€ para 20 anos ou 180€ se optarem por 25 anos.

19 - Saco para o lanche. Se é amante do ponto de cruz e tem filhos pequenos, este é um modelo de que vai gostar. Borde um coelhinho amoroso e aplique-o no saquinho de lanche dos seus filhos para um toque verdadeiramente especial.

20 - A coruja-das-torres é o animal em destaque durante o mês de Abril no Parque Biológico da Serra da Lousã. A coruja-das-torres é uma ave tipicamente nocturna, que pode viver até aos 10 anos de idade. Possui uma plumagem suave e densa de cor castanha e manchas pretas nas costas e parte de trás da cabeça. A parte interna das asas, o peito e a parte inferior do corpo têm cor branca. O seu rosto tem uma forma peculiar com olhos negros, que lhe conferem uma excelente visão, e uma crista de penas por cima do bico que se assemelha a um nariz. O seu peso oscila entre 250 e 700 gramas, sendo geralmente as fêmeas maiores que os machos.

21 - Ideias para casamentos (um dos cinco melhores sites portugueses nomeados internacionalmente): BrancoPrata.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Petição
Pela Preservação da Rede Natura 2000 no Seixal
www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=RN2000

Para: Câmara Municipal do Seixal; Assembleia da República; Presidência da República; Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território; Comissão Europeia – Ambiente

A área situada no limite Sudoeste do Concelho do Seixal, nas Freguesias da Amora e Fernão Ferro,(em que se incluem, por exemplo, o Pinhal do Caldas, o Pinhal das Freiras, e o Rego Travesso), viu a sua importância ecológica reconhecida ao ser classificada como Rede Natura 2000.
Esta Rede foi criada a nível Europeu para conservar os habitats e as espécies selvagens raras, ameaçadas ou vulneráveis.
A Rede Natura 2000 no Seixal, corresponde a 27% do designado Sítio Fernão Ferro / Lagoa de Albufeira, com o código PTCON0054 da Rede Natura 2000 e que se prolonga a sul no Concelho de Sesimbra, pela Herdade da Apostiça até à Lagoa de Albufeira.
Este Património Natural, com estatuto internacional de conservação, está gravemente ameaçado por uma vaga de construções que decorrem neste momento e que se prevêem para o futuro.
Em Construção:
Uma via rápida (IC32);
Uma urbanização (Alto da Verdizela);
Um empreendimento Turístico (Monte Verde Golf & Living).
Previstos:
Seis urbanizações;
Hospital;
Todos estes projectos, mais espaços em que o PDM permite construção, perfazem uma área aproximada de 47% do Sítio Rede Natura 2000 no Seixal. Implicam um abate massivo de árvores e perda irremediável de habitats, ficando o restante muito mais exposto a futuras pressões. Num Concelho com densidade populacional bastante elevada, área urbanizada igualmente vasta, não podemos assistir impavidamente à destruição dos seus últimos espaços naturais. É a nossa qualidade de vida que está em jogo, aqui reflectida naquele que é sem dúvida o grande pulmão do Seixal e repositório da nossa herança natural e cultural.
A Petição pretende ser um alerta e despertar de consciências para esta e situações semelhantes que se verificam no Concelho do Seixal. Esperamos igualmente que sirva de incentivo para que se desenvolvam acções de efectiva protecção destes últimos redutos naturais.
Contamos com a sua colaboração.
"A UE comprometeu-se a pôr fim ao declínio das espécies e habitats ameaçados no seu território até 2010. Para tal é necessário redobrar os esforços para aplicar efectivamente as políticas e a legislação já existentes. Em particular, a UE quer alargar a rede Natura 2000, que cobre, actualmente, mais de 26 000 sítios em toda a UE. Nestes sítios, as espécies animais e vegetais e os respectivos habitats têm ser obrigatoriamente protegidos."
Excerto retirado do Portal da União Europeia.
A Petição que apresentamos visa fazer cumprir os decretos de lei e directivas, em particular os decorrentes do Plano Sectorial da Rede Natura 2000, para o Sítio Classificado da Rede Natura 2000 Fernão Ferro / Lagoa de Albufeira, com o código PTCON0054. Neste sentido pedimos uma urgente reavaliação dos projectos em construção para melhor enquadramento numa perspectiva de conservação, e a suspensão dos projectos que estão previstos para o Sítio.

Os signatários
Dia Internacional da Guerrilha Girassol
Jardinagem de Guerrilha
www.jardinagemdeguerrilha.blogspot.com
www.facebook.com/group.php?gid=113904988644294

No dia 1 de Maio, a Jardinagem de Guerrilha (Guerilla Gardening), em todo o mundo, irá semear girassóis por todo o lado. É uma forma de trazer beleza e muita diversão para ti e para os teus amigos e vizinhos! Veja como actuar no Dia Internacional da Guerrilha Girassol.

Jardinagem de guerrilha embeleza espaços públicos

Popularizado em 2004 pelo britânico Richard Reynolds, o movimento da "jardinagem de guerrilha" visa embelezar espaços devolutos através do cultivo de flores e outras plantas. A iniciativa já se estendeu a vários países, incluindo Portugal, que vai celebrar o Dia Internacional da Guerrilha Girassol, a 1 de maio.
O desafio já foi lançado no Facebook: "Procura no teu caminho habitual ou na tua vizinhança um pedaço de terra pública - um jardim degradado, um canteiro abandonado, ou mesmo um espaço com terra junto a uma árvore", apelam os organizadores do evento.
Os participantes (718 até ao momento) são convidados a documentar o seu trabalho em imagens, podendo depois partilhá-las com a comunidade, através das redes sociais ou no blogue.
A organização frisa que os girassóis cultivados devem ser cuidados depois deste do evento: "Se não tiveres cuidado, ao longo do seu crescimento será mais uma planta abandonada e pronta para ser vandalizada ou retirada pelos jardineiros da câmara como uma erva daninha".
Reynolds, que ajudou a dinamizar um movimento já levado a cabo por artistas e estudantes norte-americanos na década de 1970, já ajudou a construir 28 jardins em Londres nos últimos quatro anos.

in Boas Notícias

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cinema
A Cidade dos Mortos
De Sérgio Tréfaut
17 Abril - Sessão especial
Debate após sessão das 19h00
Com a presença do realizador Sérgio Tréfaut e Ashraf Fakhoury
Cinema City Classic Alvalade
Avenida de Roma, n.º 100 - Lisboa

clique na imagem para ampliar
18 Abril 2011 - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Água: Cultura e Património
Vários locais em Portugal
www.igespar.pt

Programa completo para ver aqui.


O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS a 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objectivo sensibilizar o público para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e conservação.
Os temas anualmente sugeridos pelo ICOMOS pretendem promover o estabelecimento de uma ligação efectiva entre as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais. Assim, através desta data comemorativa, pretende-se celebrar o património nacional, mas, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.
Este ano, o tema para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é Água: cultura e património. A água constitui um bem essencial à vida e tem influenciado, de forma decisiva, a actividade humana. Indispensável como meio de subsistência, fonte de energia e matéria-prima, tem sido um recurso utilizado para os mais variados fins – circulação e transporte, agricultura, indústria, aplicações terapêuticas, higiene, recreação e lazer, entre outros ‐, condicionando a evolução das sociedades, a sua distribuição geográfica, e influenciando os ambientes naturais, culturas e paisagens.
O IGESPAR à semelhança de anos anteriores, apresenta uma programação que inclui um conjunto de actividades atractivas ao público organizadas pelas entidades públicas e privadas que se associaram a este evento.
Informações: Catarina Parada: cparada@igespar.pt / Sandra Costa: svcosta@igespar.pt / Carla Lopes: calopes@igespar.pt

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Farol Museu de Santa Marta
Rua do Farol - Cascais
Informações: 214815328
E-mail: fmsm@cm-cascais.pt
www.cm-cascais.pt
Todas as actividades são gratuitas
clique na imagem para ampliar
Assembleia contra abate de animais abandonados

A Assembleia da República defende que os animais errantes recolhidos nos centros oficiais não devem ser abatidos, devendo reforçar-se a fiscalização e o licenciamento destas unidades, e propõe a criação do conceito de cão ou gato comunitário.
Através de uma resolução hoje publicada em Diário da República, a Assembleia da República (AR) avança um conjunto de recomendações ao Governo com o objectivo de criar uma nova política de controlo das populações de animais errantes, promovendo “o não abate” daqueles que estão nos centros de recolha oficiais.
O Governo é aconselhado a corrigir as “falhas existentes” nos sistemas de registo dos animais, como o Sistema de Identificação de Caninos e Felinos (SICAFE), e a promover a articulação entre as várias bases de dados de identificação de cães e gatos.
Entre as propostas da portaria, assinada pelo presidente da AR, Jaime Gama, está a criação do conceito de “cão ou gato comunitário” para garantir a protecção legal dos animais cuidados num espaço ou via pública limitada cuja guarda, detenção, alimentação e cuidados médico-veterinários são assegurados por parte de uma comunidade local de moradores.
É também recomendada a adopção de meios eficazes de controlo da reprodução, mas também o reforço da fiscalização e o licenciamento dos centros de recolha oficiais de modo a assegurar que “são cumpridas as normas de saúde e bem-estar animal”.
O Governo é aconselhado a disponibilizar meios para que estes centros tenham condições de alojamento “adequadas” e realizem tratamentos médico-veterinários, tal como “a esterilização dos animais errantes recolhidos”.
Campanhas de sensibilização pública para os detentores de animais contra o seu abandono, e para a adopção responsável dos animais recolhidos nos centros, são igualmente apontadas pela AR.

in Público

terça-feira, 12 de abril de 2011

Ben&Jerry's convida-o a celebrar o Fair Cone Day
12 de Abril é dia de gelados grátis no Chiado

O dia mais esperado do ano para os amantes de gelados é dia 12 Abril! O ‘Fair Cone Day’ da Ben&Jerry’s acontece a 12 de Abril, entre as 12h e as 20h, na loja do Chiado.
Quase todas as lojas de todo o mundo vão amanhã oferecer gelados grátis, ao mesmo tempo que promovem a recolha de fundos para as cooperativas agrícolas com quem colaboram através do movimento de Comércio Justo.
Em Lisboa, a loja do Chiado vai também ajudar a Acopagro, uma cooperativa de agricultores peruanos de onde são originários os cocos com o certificado de Comércio Justo do novo sabor Coconutterly Fair.

Local: Loja Ben&Jerry’s - Rua da Misericórdia, 13, Chiado (Horário: 11h às 20h)

Maria João Serra
in Destak
Observação de Aves
Parque Tejo (Skate Park) – Sacavém
17 Abril 2011, 9h30
Inscrições gratuitas em: www.adaloures.org
ADAL – Associação de Defesa do Ambiente de Loures

clique na imagem para ampliar

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Petição
Por uma campanha eleitoral sem custos para as finanças públicas
www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N8502

Para: Partidos políticos portugueses

Portugal vive um tempo de enorme crise financeira, económica, social e política. Vão realizar-se eleições legislativas em 5 de Junho de 2011. A lei prevê a atribuição de financiamento público, no valor de 9 milhões de Euros, para as despesas de campanha dos partidos políticos.
Atendendo:
a) À terrível situação económica e financeira do País que exige que se use com total bom senso os escassos recursos disponíveis
b) Ao exemplo que os partidos e os políticos devem dar de austeridade e de poupança de dinheiros públicos
c) À existência de recursos gratuitos (tempos de antena na rádio e na televisão, cobertura noticiosa, comunicação internet,..) que pode ser utilizados para fazer chegar aos eleitores a sua mensagem política.

Pede-se aos partidos políticos concorrentes às eleições legislativas de 2011 que abdiquem voluntariamente da utilização de qualquer financiamento público para os custos da campanha eleitoral, aderindo assim à campanha “Custo Zero”.

Os signatários
www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N8502
Crise... mas pouco. Portugueses esgotam gadgets, férias e concertos.

 Se calhar é porque tristezas não pagam dívidas. Ou então é porque toda a gente sabe que vêm aí tempos ainda mais difíceis, e o melhor é aproveitar enquanto ainda se pode. A verdade é que há muitas áreas do consumo onde a crise não se nota absolutamente nada. Não são diamantes nem carros Aston Martin; são os pequenos luxos que os portugueses não dispensam. E é por isso que esgotam.

iPad 2 esgotou em três dias
Tecnologia A crise até pode ser uma chatice, mas ninguém quer saber disso quando se trata do último grito da Apple. O tablet da moda, iPad 2, chegou a Portugal numa sexta-feira e já não havia sinal dele na segunda--feira a seguir. Esgotou em todo o país e algumas lojas nem o puseram na montra, porque já estava vendido nas pré-reservas. O iPad 2 custa entre 479 e 799 euros e foi lançado mundialmente em Março.

Corrida às férias da Páscoa
Viagens Sim, os hotéis estão a abarrotar e já não há lugares de avião que cheguem para tanta procura. Se há coisa sem a qual o português não passa é um pouco de sol nas miniférias da Páscoa. As agências de viagem até estavam receosas do impacto da crise, mas a verdade é que o Algarve está praticamente cheio, já não há lugar nos voos para o Brasil e os pacotes para as ilhas Canárias também esgotaram.

Campeões das máquinas Nespresso
Café Apesar de ser um mercado pequeno, Portugal está no top dez mundial da Nespresso, que lançou a histeria do café em cápsulas há alguns anos e ficou conhecida por gerar longas filas nas boutiques de rua em Lisboa, especialmente a do Chiado. Não se sabe ao certo quanto a Nespresso cresceu em Portugal no ano passado, mas foi seguramente “a dois dígitos”, disse a empresa. Cada máquina custa pelo menos 140 euros.

50 euros para ver Lady GaGa? Vamos embora
Espectáculos O preço mínimo dos bilhetes para ver Lady GaGa no seu primeiro concerto em Portugal era 50 euros, mas isso não impediu que o espectáculo no Pavilhão Atlântico esgotasse. Para este ano, os festivais de Verão serão os maiores sorvedouros de dinheiro: o Optimus Alive, que tem o cartaz mais sonante de todos, custa entre 50 a 129 euros, conforme se trate de passes de um, três ou quatro dias.

Pulseiras Pandora são um fenómeno
Acessórios A mania não é de agora mas nos últimos meses parece que é moda esgotarem peças para as pulseiras Pandora. Cada pulseira simples custa em torno de 60 euros e cada peça, das mais baratas, fica entre 22 e 29 euros. Se uma pulseira leva qualquer coisa como dez a 15 peças, estamos a falar de um mínimo de 400 euros para compor a coisa. Em Fevereiro havia várias peças esgotadas (Hello Kitty era uma delas).

Nintendo 3DS está a voar das prateleiras
Videojogos Já é a consola mais vendida de sempre da Nintendo na Europa; e em Portugal para lá caminha. A consola portátil da empresa japonesa, que permite ver 3D sem recurso a óculos especiais, chegou a Portugal no mesmo dia do iPad 2, custa 249,90 euros e vendeu 500% mais do que as antecessoras no primeiro fim-de-semana (Nintendo DSi e DSi XL). Nem a Wii conseguiu um feito destes em Portugal.

Casa cheia na Luz para receber PSV
Futebol Não foi só de golos que o Benfica encheu o papo na quinta-feira: o estádio da Luz esgotou para a primeira-mão dos quartos-de-final da Liga Europa entre o SL Benfica e o PSV Eindhoven – que a equipa portuguesa ganhou por 4-1. Isto significa qualquer coisa como 60 mil pessoas no estádio, com os bilhetes a custarem entre 12 e 50 euros para os sócios e de 25 a 75 euros para os não-sócios.

Novo centro cultural da EDP: 16 milhões
Cultura A EDP sabe que os portugueses adoram um belo centro cultural e por isso vai construir um novo em Belém. Ao lado do Centro Cultural de Belém e do futuro Museu dos Coches. O projecto custa 16 milhões de euros e é liderado pela arquitecta britânica Amanda Levete. Anfiteatro, café, loja e área de exposição de 1600 metros quadrados são os grandes atractivos. Porque é preciso distrair da crise...

por Ana Rita Guerra (9 Abril 2011), in I

domingo, 10 de abril de 2011

As imagens da semana


Repito que vivo enclausurado na agilidade de um animal nascido
Correndo ao lado dele, correndo para ele - era assim
Que eu queria que fosse a linguagem veloz:
Uma casa para a infância com trepadeiras
Para que as palavras ficassem como frutos no alto.

Repito a corrida na memória quando estou parado
Penso velozmente que o amor, como Dante disse, é um estado
De locomoção. É um motor. E fico a trabalhar no mecanismo secreto
Do amor.

Sei que estou em viagem na palavra que se move.

Repito o trajecto para ver o poema de novo - era assim
Que eu queria que fosse a linguagem de uma coisa amada
Correndo ao meu lado, correndo para mim no mecanismo violento
Do amor. Era nele que eu queria a casa com trepadeiras
Onde as palavras ficassem silenciosas e altas com um pátio interior.

Daniel Faria in Homens que são como lugares mal situados