sábado, 16 de abril de 2011

As surpresas da semana

1 - Muitos lisboetas desconhecem o também lisboeta Solar do Vinho do Porto. Não se percebe bem porquê, dada a sua antiguidade e a qualidade dos néctares disponíveis. Ainda bem que uma recente remodelação veio dar, finalmente, nova vida ao espaço.

2 - A tragédia da mata de Vila Viçosa. Podem ver e saber mais aqui.

3 - Passatempo: faça o seu registo e pode ganhar uma viagem Lisboa – Amesterdão (30 prémios que se traduzem em bilhetes disponíveis de ida e volta para Amesterdão, e que serão atribuídos de forma automática de 500 em 500 registos).

4 - Uma receita a experimentar: Delícia de Banana.

5 - The Times elege Beja como destino de eleição.

6 - Passatempo Ultimate Beauty/NIVEA Pure&Naturalganhe 15 kits compostos por quatro produtos desta nova linha (participa até 17 Abril 2011).

7 - Popeye tinha razão! Espinafres aumentam eficiência muscular.

8 - O Centro de Investigação Tamera pretende construir uma aldeia onde a radiação solar é a única fonte de energia utilizada, podendo ser esta aldeia o exemplo do futuro da humanidade.

9 - Passatempo: o Sabores e a Bacalhôa Vinhos de Portugal, empresa com sede em Azeitão, estão a oferecer uma visita guiada para duas pessoas às Caves e Quinta da Bacalhôa. Um programa que inclui uma prova de vinhos (participa até 19 Abril 2011).

10 - Av. Duque de Loulé 86-96 torneja R. Luciano Cordeiro 117. A imagem mostra mais um terrível exemplo de impermeabilização de logradouros em Lisboa. Até ao ano de 2010 existiu aqui um conjunto de três jardins, parte integrante de um dos mais notáveis conjuntos da Arquitectura do início do séc. XX em Lisboa. Os 3 prédios de habitação foram erguidos em 1908 e constituiram na altura o paradigma da habitação de luxo para a alta burguesia lisboeta. Apesar do seu elevado valor patrimonial, e dos pedidos por parte de cidadãos, o IGESPAR recusou em 2010 a sua classificação como "Imóvel de Interesse Público".

11 - Salva a Terra - Ecofestival de Música pelo CERAS. Preencha o questionário e ajude-nos a fazer um Festival à sua medida!

12 - Passatempo Dia da Mãe: Temos para oferecer uma jóia única e versátil que combina 3 anéis e um fio. Estes elementos podem ser conjugados de diferentes formas, permitindo criar várias peças, muito elegantes e originais, que se adaptam ao look e inspiração de cada momento. O anel Playful está disponível nas lojas ORO VIVO, distribuídas por todo o país, a um preço acessível de 99 euros. Para ganhar só precisa de preencher o formulário e escrever uma frase em que estejam presentes as palavras ORO VIVO, ACTIVA e MÃE!

13 - Nova colecção Conscious Collection da H&MNo seguimento da bem sucedida colecção sustentável Garden Collection, a Conscious Collection dá prioridade às preocupações ambientais. Os designers da H&M inspiraram-se nas diferentes nuances de branco, uma das cores tendência desta Primavera, na construção de peças minimalistas com apontamentos de rendas românticas, bordado inglês, folhos e drapeados. A colecção conta com materiais amigos do ambiente, como o algodão orgânico, o Tencel ® e o poliéster reciclado.

14 - Um novo relatório da OCDE diz que os truques usados durante as avaliações de impacte ambiental dos projectos nacionais "mascaram a verdadeira natureza dos projectos". A análise vai ao encontro das críticas dos ambientalistas e refere que, apesar de os estudos de impacto ambiental estarem bem regulados, são por vezes contornados. As práticas mais comuns, diz a OCDE, passam por dividir os projectos noutros mais pequenos, não expor por completo o impacto ambiental ou falhar na avaliação do impacto conjunto. Em muitos casos, lê-se também, os projectos não apresentam alternativas e os pareceres técnicos só são elaborados depois de a obra já ter começado.

15 - Passatempo: a Nestlé oferece prémios (pranchas de bodyboard, skates e mochilas) do filme "Rio" (participa até 11 Maio 2011).

16 - Dalila Carmo filma Florbela Espanca.

17 - Cavalos e cães são ferramenta de apoio aos cidadãos com deficiência. A simples tarefa de escovar um cavalo, a mais destemida de o montar ou treinar um cão são algumas das actividades desenvolvidas na associação de apoio ao cidadão com deficiência mental de Sabrosa, que ajudam na intervenção educativa e terapêutica.

18 - Desconto: a Crioestaminal oferece um desconto exclusivo no serviço de criopreservação no valor de 150€ para 20 anos ou 180€ se optarem por 25 anos.

19 - Saco para o lanche. Se é amante do ponto de cruz e tem filhos pequenos, este é um modelo de que vai gostar. Borde um coelhinho amoroso e aplique-o no saquinho de lanche dos seus filhos para um toque verdadeiramente especial.

20 - A coruja-das-torres é o animal em destaque durante o mês de Abril no Parque Biológico da Serra da Lousã. A coruja-das-torres é uma ave tipicamente nocturna, que pode viver até aos 10 anos de idade. Possui uma plumagem suave e densa de cor castanha e manchas pretas nas costas e parte de trás da cabeça. A parte interna das asas, o peito e a parte inferior do corpo têm cor branca. O seu rosto tem uma forma peculiar com olhos negros, que lhe conferem uma excelente visão, e uma crista de penas por cima do bico que se assemelha a um nariz. O seu peso oscila entre 250 e 700 gramas, sendo geralmente as fêmeas maiores que os machos.

21 - Ideias para casamentos (um dos cinco melhores sites portugueses nomeados internacionalmente): BrancoPrata.

Sem comentários: