sábado, 21 de maio de 2011

As surpresas da semana

1 - Bilhete Família CP: Alfa Pendular e Intercidades. Mude a vida da sua família, viaje de comboio a metade do preço. Famílias de 3 a 9 elementos (pertencentes ou não ao mesmo agregado familiar), sendo obrigatório que um deles seja adulto. A viagem tem de se realizar em simultâneo, no mesmo comboio, classe e para a mesma origem e destino, quer na viagem de ida, como na de volta. A viagem de ida terá que se realizar num Sábado e a de volta no mesmo Sábado ou no Domingo a seguir, até o meio-dia.

2 - A igreja da paróquia de Santa Maria, em Marco de Canaveses, completa 15 anos em 2011. A obra, projetada por Siza Vieira, foi dedicada em 1996.

3 - Passatempo: a CP e o Portal Aventuras oferecem 1 InterRail Global Flexi duplo aos 3 roteiros mais originais (participa até 29 Maio 2011).

4 - Três dias de viagem, mil descobertas e uma só pergunta: por que será que continuamos a embarcar em voos de longa duração para chegar ao paraíso quando podemos aterrar nos (nossos) Açores?!

5 - Incêndios favorecem plantas invasoras. Algumas das plantas invasoras, sobretudo as acácias, beneficiam da ocorrência dos fogos na sua propagação e criam depois um novo problema ao ordenamento florestal, facilitando a progressão dos incêndios, segundo alguns investigadores.

6 - Passatempo Saber Viver/RoC: ganhe 10 unidades de Sublime Energy tratamento de olhos (participa até 29 de Maio 2011).

7 - Sessão de Esclarecimento “Podar Não É Matar”, dia 3 Junho 2011 em Braga (entrada livre). Organizado pela Quercus - Núcleo de Braga.

8 - Lisboa: Rino bebé do Jardim Zoológico já tem nome. GYASI foi o nome escolhido, pois em africano significa “Aquele que é maravilhoso”. A recente cria nasceu com 50 kg e tem crescido a olhos vistos. Brincalhona e bastante alegre, a GYASI interage com a mãe e terá, de certo, muitos episódios para contar ao seu padrinho – vencedor do passatempo - João Pedro Santos Crisóstomo de Queluz.

9 - Passatempo Purina ONE®: oferecem 10 práticas caixas herméticas para guardar, em condições ideais, a comida do seu exigente gato. Para participar basta enviar uma frase que inclua as palavras Gato, Purina ONE e Alimentação. Ganham os 10 donos com as frases mais criativas (participa até 31 de Maio 2011).

10 - Ideias para casamentos, um dos cinco melhores sites portugueses nomeados internacionalmente: Simplesmente Branco.

11 - A Alix, aka Cherry Blossom Girl, desenhou uma colecção de lingerie linda para a Etam.

12 - Passatempo: o Estrelas e Ouriços oferece 10 bilhetes duplos para o Oceanário de Lisboa (participa até 24 Maio 2011).

13 - Miguel Claro é o nome do autor de imagens capazes de nos deixar de boca aberta e ao mesmo tempo de nos levar a questionar como terá sido possível captá-las… De realçar que Miguel ficou recentemente em 3º lugar no International Earth and Sky Photo Contest 2011, no qual participaram 240 imagens de 30 países diferentes. A fotografia vencedora teve destaque nas páginas da revista National Geographic sob o título Best Night-Sky Pictures of 2011.

14 - Irish Society for the Preventition of Cruelty to Children Summer Campaign is entitled "I Can't Wait Until I Grow Up". The campaign, which will run for the month of May 2011, highlights that childhood is supposed to be one of the happiest and safest times in a child's life, yet for many Irish children who contact Childline this is simply not the case.

15 - Passatempo: o Licor Beirão oferece 1 Porsche 924, de 1982, usado e inspeccionado, igual ao do Futre (participa até 4 Junho 2011).

16 - Uma receita a experimentar: Risotto rápido de Tomate.

17 - To subscrive publications in Helph Research of European Commission (free/gratuito).

18 - Colcha com corações. Adicione um pouco de romance à decoração do seu quarto com uma colcha de crochet com corações. Escolha as suas cores favoritas e crie um visual apaixonante no seu quarto.

19 - Passatempo Quem Mexeu No Meu Queijo Para CriançasTemos 5 livros para oferecer. Habilite-se já! Participa até 29 Maio 2011.

20 - O que é biológico é bom: Santos tem um novo mercado. Quem passar no Largo de Santos, em Lisboa, às quintas-feiras entre as 16h00 e as 20h00, já pode comprar legumes e frutas sem pesticidas.

21 - Embalagem grátis Aptamil Junior 800gr: envia o talão de compra original (sublinhando o valor da compra correspondente a uma embalagem Aptamil Junior 800gr) e recebes 1 embalagem nova!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Noite de Fados
21 de Maio 2011, 19h30
Seminário Verbo Divino
Rua São Tomás de Aquino, 15  - Lisboa
Entrada: 7,5 euros (inclui o caldo verde e a broa) e haverá um menu variado (febras, entremeada grelhada,
chouriço e morcela assada, sangria, vinho e sobremesas diversas).
O dinheiro angariado neste evento reverterá, na íntegra, para o Centro Nutricional do Liupo (Moçambique), um centro coordenado pelos Missionários SVD em colaboração com as Missionárias SSpS e que dá apoio a crianças desnutridas (cerca de 200 a 250 por ano).
Para inscrições/compra de bilhetes, pode contactar:
Alice Rodrigues – 932953876
Filomena Afonso – 935280625
Ir. Maria José Rebelo – 961142635

clique na imagem para ampliar

Um grupo de leigos comprometidos com a causa missionária está a organizar um concerto/noite de fados com o objectivo de angariar fundos para o Centro de Nutrição do Liupo (Moçambique). Este Centro é coordenado pelo Missionários do Verbo Divino em colaboração com as Missionárias Servas do Espírito Santo e proporciona tratamento a crianças desnutridas.
O Centro apoia cerca de 200 a 250 crianças por ano. Muitas dessas crianças conseguem recuperar do estado de desnutrição em que se encontram.
O Centro Nutricional funciona exclusivamente com o apoio de benfeitores. Como tal, decidimos realizar um concerto/noite de fados no sábado, dia 21 de Maio de 2011, no Seminário do Verbo Divino (Rua São Tomás de Aquino, 15 – 1600-203 Lisboa).

P/ equipa de organização,
Ir. Maria José Rebelo, ssps
Calendário Venatório: conjunto de ilegalidades e disparates cinegéticos
Nova portaria surge com a caça ao Melro à cabeça

Para mais informações contactar:
Domingos Leitão – SPEA
Coordenador do Programa Terrestre
Tlm: 96 956 23 81; e-mail: domingos.leitao@spea.pt
www.spea.pt

No passado mês de Abril, inesperadamente e sem consultar ninguém, o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural fez publicar a portaria que define o Calendário Venatório. Além das violações da Directiva Aves, já recorrentes, contém também o maior chorrilho de disparates e más práticas de gestão da caça jamais visto em Portugal em tempos recentes. A par de outras medidas sem nexo, a caça ao Melro passa a ser possível, após mais de 20 anos de proibição.

Foi publicada no dia 7 de Abril a Portaria 147/2011, que regulamenta o exercício da caça no que diz respeito às espécies que se podem caçar, aos processos de caça, ao calendário venatório e aos limites diários de abate. O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, com as eleições à porta, quis certamente coroar o seu fraco desempenho com chave de ouro. Para isso, fez publicar esta portaria, que não é mais do que um inqualificável conjunto de ilegalidades e disparates, que nada têm a ver com a gestão da caça. Fê-lo sem consultar as ONGs de Ambiente, ao contrário do que fez nos dois últimos anos, e segundo o que a SPEA apurou, sem consultar o Secretário de Estado do Ambiente. A qualidade desta peça legislativa é tão má, que suspeitamos que a Autoridade Florestal Nacional também não terá sido consultada.

O disparate começa com a fixação do calendário venatório. O calendário fixado com esta portaria não é apenas para a época que se avizinha (2011/2012), como acontece todos os anos, mas sim para três épocas consecutivas (2011/2012, 2012/2013 e 2013/2014). De uma só vez, o Secretário de Estado das Florestas fixa o calendário venatório para três anos. Brilhante, ou talvez não. O Sr. Secretário de estado esqueceu-se que a caça é um recurso natural, e as populações das espécies cinegéticas estão sujeitas à influência de todo o tipo de factores ambientais, que podem variar de ano para ano. Daí que o calendário venatório deva ser fixado anualmente, de acordo com dados populacionais e as estatísticas da caça existentes, alterando o que houver para alterar para permitir o exercício da caça sem prejuízo das populações naturais.

Continua com um conjunto de erros e ilegalidades, que infelizmente são recorrentes. Particularmente grave é a fixação de períodos de caça ilegais à luz da Directiva Aves da União Europeia. Já em 2008, após queixa da SPEA, a Comissão Europeia obrigou o Estado Português a alterar o calendário venatório, porque o período de caça aos patos se sobrepunha ao período de reprodução e de migração pré-nupcial destas espécies. O Sr. Secretário de Estado fez tábua rasa da legislação e deste precedente, resolvendo ignorar as correcções que ele próprio introduziu nos dois anos anteriores. Esta portaria tem períodos de caça ilegais para 4 espécies de patos: Pato-real (Anas platyrhynchos), Marrequinha (Anas crecca), Frisada (Anas strepera) e Negrinha (Aythya fuligula).

Para além da ilegalidade do período de caça aos patos, esta Portaria mantém vários erros graves de gestão da caça:

  • Portugal continua a ser um dos poucos países da Europa Ocidental onde ainda é permitido usar munições com chumbo em zonas húmidas, contribuindo para o envenenamento de milhares de patos e outras aves todos os anos. Para quando a interdição do uso deste tipo de munições em todas as zonas húmidas do país e todos os tipos de caça?
  • Em Portugal é também permitido caçar patos em Agosto e Setembro, quando as populações migradoras ainda não chegaram e as populações locais (algumas ameaçadas, como o Pato-colhereiro Anas clypeata e o Zarro Aythya ferina) ainda estão a criar. Porque não avançar a época de caça aos patos definitivamente para meados de Setembro?
  • E ainda caçamos espécies migradoras que estão diminuir drasticamente há décadas, como a Rola-comum (Streptopelia turtur) e o Estorninho-malhado (Sturnus vulgaris). A Rola-comum, por exemplo, diminuiu 52% nos últimos 6 anos, em Portugal, e diminuiu 66% nos últimos 20 anos, em toda a Europa. Ou seja, por cada 100 rolas que podiam ser caçadas na Europa em 1990, actualmente são apenas 34. Para quando uma suspensão da caça à Rola-comum?
Como se não bastasse, o Sr. Secretário de Estado das Florestas decidiu colocar uma ‘‘cereja em cima deste bolo’’. Nada mais, nada menos, do que a caça ao Melro (Turdus merula). Isso mesmo, o simpático e inofensivo pássaro que habita os nossos campos, os nossos jardins, a nossa poesia e a todos enche de alegria e esperança com a sua melodia no final do Inverno foi declarada alvo a abater. É ilegal? Não. Está correcto? Também não. Existem inúmeras razões para não se caçar o Melro, que aliás não é caçado há mais de 20 anos. Trata-se de uma ave emblemática da nossa cultura, a par das andorinhas e do Cuco, espécies que ninguém pensaria em caçar, nem os próprios caçadores. Os blogues e sites de caça estão divididos, mas a maioria também não concorda com a caça ao Melro.

A SPEA entende que a caça é um recurso natural, que gerido de uma forma sustentável pode trazer benefícios económicos e sociais à escala local e regional. Sabemos que a gestão da caça é também relevante para a protecção das aves e da biodiversidade dos meios florestais e agro-florestais. Em pleno Ano Internacional das Florestas, era certamente desnecessária uma manobra de baixa política e de má gestão como esta do próprio Secretário de Estado das Florestas.

A SPEA irá mais uma vez fazer queixa à CE e, certamente, Portugal e a futura tutela das florestas e da caça, irão ser notificados a corrigir o que já tinha sido corrigido. Quem ganha com isto? A imagem do país e a gestão da caça não certamente.

A SPEA acredita que só estando na linha da frente da defesa das espécies cinegéticas e da gestão responsável da caça poderemos garantir que no futuro possamos continuar a caçar. A SPEA repudia veementemente estas decisões da tutela em matéria de gestão cinegética, e vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para contrariar e anular a peça legislativa vergonhosa, que é a Portaria 147/2011. Pedimos a todos os caçadores e demais cidadãos que se manifestem junto do Ministro da Agricultura e do Secretário de Estado das Florestas contra a caça ao Melro e outras disposições inaceitáveis desta legislação.

in SPEA – Sociedade para o Estudo das Aves

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Brócolos ajudam a recuperar de doenças pulmonares
Estudo americano publicado na "Science Translational Medicine"

Investigadores americanos descobriram que o sulforafano, uma substância presente nos brócolos e em outros vegetais crucíferos, como a couve-flor ou a couve de Bruxelas, tem capacidade para eliminar as bactérias responsáveis pelas doenças pulmonares, prevenindo ou reduzindo as infecções que frequentemente afectam os pacientes que têm estas doenças ou os fumadores.
De acordo com um artigo ontem publicado na revista "Science Translational Medicine", quando os pulmões são saudáveis, conseguem "expelir" os resíduos ou bactérias que chegam ao sistema respiratório juntamente com o oxigênio. No entanto, este sistema de "auto-limpeza" é disfuncional nos fumadores e pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), uma grave patologia respiratória que se manifesta, sobretudo, através da bronquite crónica e do enfisema pulmonar.
A equipa de Shyam Biswal, médico da Universidade Johns Hopkins, analisou os macrófagos (células do sistema imunitário) pulmonares de pacientes com DPOC, assim como os de ratos expostos ao fumo de tabaco. Verificou então que o tratamento com sulforafano estimula a activação de uma via de sinalização celular denominada Nrf2, tanto em células humanas dos pulmões com DPOC, como nas dos pulmões dos ratos expostos ao fumo, pelo que se recupera a capacidade dos macrófagos pulmonares para eliminarem as bactérias dos pulmões, dando-se uma melhoria dos doentes.
"As nossas descobertas sugerem que os macrófagos dos pulmões dos pacientes com DPOC têm uma falha num processo chamado fagocitose, que consiste na destruição de bactérias ou agentes nocivos para o organismo", disse Biswal, acrescentando que "a activação da via Nrf2 induzida pelo sulforafano restaurou a capacidade dos macrófagos pulmonares para se unirem e combaterem as bactérias".
Robert Wise, outro co-autor da investigação, acredita que "o estudo poderá ajudar a explicar a relação entre a alimentação e a doença pulmonar e aumenta o potencial de novos enfoques para o tratamento desta doença frequentemente devastadora".

in Ciência Hoje
Move-te pela Esclerose Múltipla 2011
25 Maio 2011, 19h
10 locais de Portugal Continental
Inscrições gratuitas mas obrigatórias
Gang da Esclerose Múltipla
Telm.: 93 482 74 85
E-mail: gang.da.em@gmail.com
http://gangem.blogspot.com

As 10 cidades do Move-te pela Esclerose Múltipla de 2011 assim como os pontos de recepção aos participantes:

Braga – Avenida Central (junto ao Chafariz)
Porto – Praceta do Molhe
Aveiro – Cais da Fonte Nova (frente ao Centro de Congressos de Aveiro)
Coimbra – Parque Verde (Docas)
Leiria – Largo do Jardim Luís de Camões
Lisboa – Parque das Nações, Rossio dos Olivais (atrás do Pavilhão de Portugal)
Queluz – Regimento de Artilharia 1 (frente ao Palácio Nacional de Queluz)
Pinhal Novo – Largo José Maria dos Santos (Coreto)
Sines – Avenida Vasco da Gama (junto ao Pontal)
Lagos – Fortaleza

Dia 25 de Maio, Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que acontece a 3ª edição do Move-te pela Esclerose Múltipla!
Este é um evento nacional que fez a sua estreia em 2009, precisamente no 1º Dia Mundial da EM, quando o Gang da EM quis fazer parte do Movimento Global para a Sensibilização para a doença, institucionalizado pela Federação Internacional da Esclerose Múltipla. Ora, não sendo o Gang da EM um membro da MSIF, não quis passar ao lado das celebrações do Dia Mundial da EM presentes em todo o mundo e, em contato permanente com a Federação Internacional, organizou em Portugal uma atividade a nível nacional.
O Move-te pela Esclerose Múltipla é constituído por um passeio a pé e outro de bicicleta que, em simultâneo, percorrem alguns quilómetros de várias cidades do nosso país.
Esta é um evento arrojado mas desprendido de preconceitos, cujo objetivo consiste na sensibilização da sociedade civil para a esclerose múltipla, doença desconhecida por muitos e incompreendida por outros.
Com esta atividade, o Gang da EM pretende ainda que haja uma verdadeira União entre associações, grupos de doentes, familiares, indústria farmacêutica e organismos do Estado.
Se nos anos anteriores a participação das pessoas no Move-te pela Esclerose Múltipla tem aumentado significativamente levando a um sucesso por nós nunca antes imaginado, podemos afirmar que este ano de 2011 vai ficar para a História no Mundo da Esclerose Múltipla em Portugal uma vez que, pela primeira vez, todas as associações de EM (SPEM, TEM e ANEM) se reúnem em torno deste evento que se quer de todos e para todos!
Nada nos deixa mais orgulhosos que ter todas as associações unidas em volta do Move-te pela Esclerose Múltipla, assim como a Direção Geral da Saúde e toda a indústria farmacêutica ligada à EM!
No dia 25 de Maio estaremos TODOS, sem exceção, de PARABÉNS celebrando em verdadeira União o Dia Mundial da Esclerose Múltipla!
O Move-te pela Esclerose Múltipla é aberto a todos quantos queiram participar e de todas as idades. Levamos também em atenção o pouco declive dos percursos para que TODOS, mas mesmo Todos, possam participar!

in Gang da Esclerose Múltipla

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Aquário Vasco da Gama faz 113 anos no dia 20 Maio!
20 Maio 2011 - Entrada Gratuita
Aquário Vasco da Gama
Rua Direita do Dafundo
1495-718 Cruz Quebrada - Dafundo
Telefone: 21 4196337 - 21 4151610
Email: aquariovgama@mail.telepac.pt
Aberto todos os dias do ano, das 10h às 18h
http://aquariovgama.marinha.pt

No dia 20 de Maio de 2010, o Aquário Vasco da Gama completa 113 anos de existência. Nesse dia celebra-se também o Dia da Marinha, entidade que tutela o Aquário desde 1901.
O Aquário Vasco da Gama foi inaugurado em 1898, numa cerimónia integrada nas Comemorações do IV Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. A Comissão Executiva destas celebrações, desejando perpetuar a memória de tão importante acontecimento, decidiu mandar construir um Aquário com objectivos de recreio e instrução popular. A construção do edifício, da responsabilidade da Comissão Executiva do IV Centenário, teve a orientação do Engenheiro Albert Girard, um naturalista notável e o principal colaborador científico do Rei D. Carlos I.
Na altura da inauguração, o Rei D. Carlos, cuja influência havia sido determinante para a edificação do Aquário, realizou numa das suas salas uma exposição com o material zoológico por ele recolhido nas campanhas oceanográficas de 1896 e 1897.
Para celebrar esta efeméride a entrada dos visitantes no Aquário Vasco da Gama é gratuita no próximo dia 20 de Maio.

in Aquário Vasco da Gama
Acção de Voluntariado na Ribeira de Poiares - Vila Nova de Poiares
Limpeza de resíduos e preservação da floresta autóctone, com a erradicação de espécies infestantes
21 de Maio 2011, 10h
O ponto de encontro será às 10h00 à frente da Junta de Freguesia da Arrifana, em Vila Nova de Poiares
Inscrições gratuitas através: ecoslocais@ecoslocais.lpn.pt ou 217780097 / 962672995

Esta iniciativa é promovida pelo Pingo Doce e pela LPN - Liga para a Protecção da Natureza, contando com o apoio da Câmara de Vila Nova de Poiares. O objectivo da acção de voluntariado é promover a limpeza das margens da Ribeira de Poiares e promover a preservação da floresta autóctone existente junto à mesma, nesse sentido para além da limpeza de resíduos, existirá também uma erradicação de plantas invasoras (acácias e eucaliptos) em prol do desenvolvimento das espécies autóctones e de todo o ecossistema associado.
A acção de voluntariado decorrerá durante o dia 21 de Maio, sendo opcional a participação numa das partes do dia (manhã ou tarde).
Horário: Manhã - das 10h00 às 13h00 ; Tarde - das 14h30 às 17h00
O ponto de encontro será às 10h00 à frente da Junta de Freguesia da Arrifana, em Vila Nova de Poiares (coordenadas: Lat. 40,225196º e Long. -8,271482º).
Sugere-se que todos os participantes tragam roupa e calçado confortáveis, chapéu e água. O almoço é livre, mas sugerimos efectuar um piquenique, para o qual deverá trazer o farnel.
As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas através de ecoslocais@ecoslocais.lpn.pt ou 217780097 / 962672995.

in LPN - Liga para a Protecção da Natureza

terça-feira, 17 de maio de 2011

Petição
Pela proibição do cultivo de variedades de organismos geneticamente modificados (OGM) na Região Autónoma dos Açores
Assine em: http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N9685

Sua Excelência Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA)
Sua Excelência Presidente do Governo Regional dos Açores
Suas Excelências Presidentes dos Grupos Parlamentares à ALRAA

Sérgio Diogo dos Santos Caetano, com o número de identificação civil 11454322, Presidente da Direcção dos Amigos dos Açores – Associação Ecológica, com morada em Avenida da Paz, 14, 9580-053 Pico da Pedra e Orlando Manuel Labrusco Félix Guerreiro, com o número de identificação civil 11061433, Presidente da Direcção da Gê-Questa – Associação de Defesa do Ambiente, com morada em Ao Forte Grande de São Mateus da Calheta, 9700-702 Angra do Heroísmo, respectivamente primeiro e segundo signatário da presente Petição, vem, conjuntamente com os abaixo-assinados, solicitar a V. Exa. que dê provimento à mesma, nos termos e fundamentos apresentados.
Considerando que os Açores primam pela sua singularidade no contexto nacional e internacional no que respeita às práticas da actividade agrícola, caracterizadas por uma associação com os valores naturais e agro-ambientais.
Considerando que o arquipélago dos Açores dado às suas características edafoclimáticas - solos férteis, chuvas frequentes e clima ameno - se revela uma zona rica em agricultura tradicional, onde incluso se destaca pela qualidade dos produtos regionais certificados, servindo de exemplo a Meloa de Santa Maria, o ananás de São Miguel, o alho da Graciosa, as laranjas da Terceira ou os vinhos do Pico.
Considerando que as sementeiras convencionais utilizadas na agricultura tradicional, constituem uma herança genética de valor intrínseco incalculável que cabe a todos nós preservar para as gerações vindouras.
Considerando que a introdução e o cultivo de organismos geneticamente modificados são frequentemente contestados como colocando sérias ameaças para a saúde pública, o ambiente e o desenvolvimento da agricultura tradicional.
Considerando a falta de estudos científicos por parte de entidades de reconhecida competência técnica que comprovem a não existência de riscos para a saúde pública relativamente ao cultivo e consumo de organismos geneticamente modificados.
Considerando que o cultivo de organismos geneticamente modificados está baseado num modelo de agricultura intensiva com forte recurso a produtos agro-químicos, de fabrico exterior à região, cujo uso frequente constitui uma séria agressão ao ambiente.
Considerando que tanto o tipo de agricultura de produção massiva à qual os OGM estão intimamente associados como a coexistência de cultivos convencionais em simultâneo com cultivos contendo OGM colocam em causa as tradições agrícolas locais regionais, bem como o facto de sujeitarem as variedades de cariz local a uma contaminação genética irreversível, levando a que as variedades tradicionais acabem por converter-se também em transgénicas.
Considerando tratar-se de numa região que se faz enaltecer por um turismo de natureza não se podem assumir atitudes susceptíveis de hipotecar a sensível e característica biodiversidade arquipelágica.
Assim, atendendo ao Principio da Precaução, os signatários da presente petição solicitam:
- A proibição da introdução no Arquipélago dos Açores de variedades vegetais geneticamente modificadas.
- A proibição da introdução na região de material de propagação (vegetativo ou seminal) que contenha organismos geneticamente modificados, mesmo quando destinados à sua utilização em campos de carácter experimental.
- A definição de um regime contra-ordenacional e de sanções acessórias, tais como a interdição do exercício da actividade principal, para as infracções associadas a estas proibições.
- A declaração da Região Autónoma dos Açores zona livre de cultivo de variedades de organismos geneticamente modificados.

Os signatários
Informação agora publicada põe em causa OGM
Financiamento pela indústria interfere nos estudos sobre alimentos trangénicos

Investigadores da Universidade Católica Portuguesa publicaram um artigo científico* onde se verifica que interesses comerciais influenciaram publicações sobre os riscos para a saúde de alimentos geneticamente modificados. Está demonstrado que os interesses da indústria têm repetidamente afastado a investigação científica do seu primordial objectivo de difundir conhecimento independente.
Houve, no passado, sobretudo em investigações sobre o tabaco, o álcool e os medicamentos, claros indícios de perigos para a saúde pública que foram encobertos, enquanto eram exageradas as vantagens ou inocuidade publicadas em estudos que recebiam dinheiro de multinacionais, ou elaborados por cientistas funcionários dessas multinacionais.
O sector das sementes geneticamente modificadas tem enorme potencial comercial, exigindo investimentos económicos extraordinários. Gualter Baptista, porta-voz da Plataforma Transgénicos Fora, esclarece: "Na procura dos lucros, estas indústrias não se abstiveram de praticar a intimidação, tentando desacreditar cientistas críticos e, simultaneamente, impedir avaliações de riscos independentes." O estudo agora publicado por investigadores portugueses é, pois, muito oportuno, e esclarece ainda uma outra dimensão deste assunto: o facto de os estudos financiados pela indústria ou envolvendo cientistas empregados pela indústria produzirem tendencialmente conclusões favoráveis à comercialização do produto, ao contrário das conclusões a que se chega em estudos não dependentes desse condicionamento financeiro.
O estudo mostra igualmente que mais de metade (52%) dos 94 artigos analisados não indicaram a fonte de financiamento e, mais importante ainda, que nestes artigos pelo menos um dos autores tinha ligações à indústria (73% do total). Por outro lado, em 84% dos artigos em que o financiamento era indicado nenhum dos autores tinha ligações à indústria. Além disso, confirmou-se que nos artigos que não indicaram a fonte de financiamento foi maior a frequência de conclusões favoráveis à indústria. É evidente que os estudos ligados à indústria não têm como objectivo colocar a ciência e a tecnologia acima dos interesses privados. "
Até a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA, na sigla inglesa) da União Europeia (UE), cuja tarefa é, precisamente, a avaliação independente da segurança dos organismos geneticamente modificados (OGM), inclui membros com ligações à indústria. Felizmente, a EFSA foi publicamente confrontada com os seus casos de conflito de interesses", acrescenta Gualter Baptista.

Assim, no contexto das negociações em curso sobre a reforma da EFSA, é necessário que:

- Seja nomeado um novo Painel para os OGM, com novos membros rastreados quanto à sua independência relativamente aos interesses da indústria;
- A análise dos OGM seja financiada pela indústria mas contratada pela EFSA, sob seu exclusivo controlo;
- Seja realizado uma reavaliação científica de todos os OGM aprovados na UE até à data, com base exclusivamente em genuína investigação independente.

* Referência do artigo com o estudo:
Diels, J. et al., 2011. Association of financial or professional conflict of interest to research outcomes on health risks or nutritional assessment studies of genetically modified products. Food Policy, 36(2), pp.197-203. Disponível em http://www.stopogm.net/webfm_send/503

A revista Food Policy é a revista científica mais citada na área da economia e política agrícolas

in Quercus

segunda-feira, 16 de maio de 2011

1ª Corrida da Criança - Por um Futuro Mais Saudável
22 Maio 2011, 10h
Jardins do Casino Estoril
O percurso de 1km pode ser feito a correr ou andar, já que a prova não é competitiva, sendo o objectivo apoiar a APCOI com o valor da inscrição.
Informações: 964816246, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h
Terá de efectuar um donativo mínimo de 15€ para a APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil

clique na imagem para ampliar
Telemóveis estão a matar as abelhas
Ondas emitidas pelos aparelhos afectam sentido de orientação

Investigadores da Suíça revelaram, num estudo publicado na revista “Apidologie”, que as micro-ondas emitidas pelos telemóveis têm afectado o sentido de orientação das abelhas e são responsáveis pela queda repentina da população mundial destes insectos.
Para verificar esta situação, a equipa de cientistas colocou telemóveis em várias colmeias sob condições controladas e, em 83 experiências, registou a reacção das abelhas quando o aparelho estava desligado, em stand by ou a realizar uma chamada.
De acordo com o estudo, o zumbido produzido pelos insectos aumentou mais de dez vezes quando se recebia uma chamada, voltando depois ao normal quando o aparelho era desligado ou colocado em stand by.
Daniel Favre, cientista que liderou esta investigação, referiu que este estudo permitiu esclarecer que as ondas produzidas pelos telemóveis “irritam” as abelhas. “Elas emitem um sinal para evacuar a colmeia, mas ficam tão confusas que muitas morrem ao voar”, explicou.
Este trabalho não é o primeiro a relacionar telemóveis e a morte de abelhas. Em 2008, um investigador alemão descobriu que os insectos recusavam-se a voltar à colmeia quando estes aparelhos eram colocados à volta da estrutura, sendo que acabavam por desorientar-se e morrer.
Em Março de 2010 um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) também alertou para a queda repentina na população de abelhas, que está a ser provocada por uma “tempestade de perigos e ameaças”. Cientistas já identificaram mais de dez factores de risco para estes insectos que vão desde a utilização de agro-químicos à perda de flores endémicas.

in Ciência Hoje

domingo, 15 de maio de 2011

As imagens da semana


Quando eu não te tinha
Amava a Natureza como um monge calmo a Cristo.
Agora amo a Natureza
Como um monge calmo à Virgem Maria,
Religiosamente, a meu modo, como dantes,
Mas de outra maneira mais comovida e próxima ...
Vejo melhor os rios quando vou contigo
Pelos campos até à beira dos rios;
Sentado a teu lado reparando nas nuvens
Reparo nelas melhor —
Tu não me tiraste a Natureza ...
Tu mudaste a Natureza ...
Trouxeste-me a Natureza para o pé de mim,
Por tu existires vejo-a melhor, mas a mesma,
Por tu me amares, amo-a do mesmo modo, mas mais,
Por tu me escolheres para te ter e te amar,
Os meus olhos fitaram-na mais demoradamente
Sobre todas as cousas.
Não me arrependo do que fui outrora
Porque ainda o sou.

Alberto Caeiro (Heterónimo de Fernando Pessoa)