sábado, 2 de julho de 2011

As surpresas da semana

1 - "Quem semeia vento" é o título da Grande Reportagem sobre o estado da agricultura em Portugal, que passou na SIC no dia 8 de Maio de 2011.

2 - Comporta inaugura museu dedicado ao arroz.

3 - Passatempo: Saber Viver/Le Petit Marseillais. Ganhe 15 kits de produtos para o corpo e cabelo (participa até 24 de Julho 2011).

4 - Comida e Água para Coelho-bravo na Serra do Caldeirão e no Sítio Moura/Barrancos.

5 - De acordo com o novo estudo da Marktest Consulting, Figuras Públicas e Marcas em Portugal, Rui Veloso é o músico de que os portugueses mais gostam.

6 - Passatempo: O Ingrediente Secreto. O sabores em parceria com a editora Casa das Letras está a oferecer 2 exemplares do mais recente livro do chefe Henrique Sá Pessoa (participa até 8 Julho 2011).

7 - A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) declarou as Berlengas e o concelho de Santana, na Madeira, como Reserva Mundial da Biosfera, pelo que Portugal passa a ter sete áreas com esta classificação.

8 - The Muppets é realizado por James Bobin, com argumento de Jason Segel e Nicholas Stoller. Estreia a 23 de Novembro nos Estados Unidos e Canadá. Get Ready for Muppet Domination!

9 - Passatempo: o Auto Sapo oferece a quem anunciar, a título particular, viaturas automóveis, motociclos e embarcações de recreio, um FIAT 500, 1.2 8v Pop 69cv, com 3 portas (participa até 30 Novembro 2011).

10 - Noite de Pirilampos e Morcegos em BragaSerá na sexta-feira, dia 8 de Julho, entre as 21h30 e as 00h00, que o Mosteiro de Tibães, em Braga, acolhe uma Noite de Pirilampos e de Morcegos. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias até ao dia 6 de Julho. Venha conhecer de perto estes insectos bioluminescentes e mamiferos voadores!

11 - Centro é a região do Mundo com mais dadores. Portugal foi um dos países do Mundo onde se realizaram mais colheitas de órgãos em 2010, voltando a ultrapassar a barreira dos 30 dadores por um milhão de habitantes. De acordo com o relatório anual da Autoridade para os Serviços de Sangue e Transplantação, foram colhidos 926 órgãos nos hospitais portugueses.

12 - Passatempo: as 200 melhores frases enviadas, ganham 1 Saco de Praia LaRoche-Posay (participa até 15 Julho 2011).

13 - Borboletas, flores e corações. Acorde para a Primavera com coloridas flores e borboletas com corações à mistura. Toalhas, individuais, roupa de cama e banho, todos ficarão lindíssimos com estes bonitos desenhos. Inspire-se nas fantásticas cores de Anchor Mouliné e encha a sua casa de cor.

14 - O Oceanário de Lisboa oferece um desconto de 10 por cento na compra do bilhete online. Os visitantes podem agora juntar o útil ao agradável ao preparar a visita de uma forma mais cómoda e prática. O bilhete pode ser adquirido diretamente no site do Oceanário, em www.oceanario.pt, ou no site da Blueticket, em www.blueticket.pt.

15 - Passatempo: faz um vídeo e podes ganhar um computador Toshiba Satellite R850. Os 4 amigos/componentes perfeitos recebem uma câmara de vídeo Toshiba Camileo (participa até 10 Julho 2011).

16 - Lisboa tem 70 árvores classificadas de interesse público.

17 - Uma linda árvore para crianças!

18 - Passatempo: responde às questões e ganha às quartas-feiras produtos da Pantene.

19 - Se tem bens para doar, pesquise na Bolsa de Produtos e escolha a instituição a quem deseja entregar.

20 - Uma receita a experimentar: Crumble de Alperces.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Máscara Caseira de Hidratação para o Cabelo

Junte meio abacate, com uma colher de sobremesa azeite e uma colher de sopa de mel. Coloque tudo no liquidificador e coloque sobre o cabelo previamente molhado durante 10 a 15 minutos.
Lavar de seguida.

in Mini-saia
10.ª edição do FIPA - Festival Internacional de Papagaios de Alcochete
1 a 3 Julho 2011
Praia dos Moinhos – Alcochete
Ateliês gratuitos de construção de papagaios, oferta de balões luminosos, rebuçados e peluches, sorteio de uma bicicleta, além de muita música e animação

Ver Programa aqui

Arranca já na próxima sexta-feira, 1 de Julho, a 10.ª edição do Festival Internacional de Papagaios de Alcochete, uma organização em parceria da Câmara Municipal com a Associação Gil Teatro, que atrai milhares de visitantes à Praia dos Moinhos.
Entre os dias 1 e 3 de Julho a Praia dos Moinhos ganha um colorido diferente com a realização deste evento, que ao longo dos anos tem apresentado muitas equipas oriundas de diferentes países, reconhecidas internacionalmente, quer na criação de papagaios estáticos, quer na modalidade de voo acrobático.
Este ano o FIPA é o único festival internacional que se realiza em Portugal, que além de equipas portuguesas, nomeadamente, a Associação Alcochete Extreme, ExpoKite, Guincho Kite Team, J.C.D. Kites, Núcleo de Estrelas de Lourosa, e Quad PT, reúne equipas de Espanha, França, Suíça, Itália, Alemanha, Turquia e Inglaterra.
O Núcleo de Estrelas de Lourosa participa pela primeira vez no FIPA e vai revelar o modo de construção de papagaios tradicionais através de canas e papel de seda.
Destaque para os regressos de Carlo Pitonzo e de Lung Ta, especialistas no voo sincronizado com papagaios acrobáticos de duas e quatro linhas, assim como para o 5.º Festival Nocturno, que reúne numa encenação de muita luz e música todos os participantes no evento.
Presenças assíduas em edições anteriores, e que este ano não poderiam faltar, são também Stafford Wallace, com os seus papagaios de combate indiano, assim como Juan Faura e o seu Revolution, e os Imagina.
Durante os três dias do FIPA a Praia dos Moinhos vai ser decorada com Jardins de Vento, vão realizar-se ateliês gratuitos de construção de papagaios, oferta de balões luminosos, rebuçados e peluches, sorteio de uma bicicleta, além de muita música e animação.
A comemorar o 10.º aniversário o FIPA 2011 promete ser ainda melhor que em anos anteriores e tem de acordo com Carlos Soares, dirigente da Associação GilTeatro, um dos pontos altos no 5.º Festival Nocturno: “Vai ser um espectáculo único que aconselhamos a assistir, em que os papagaios vão ser iluminados com projectores e leds de várias cores”.

in CMAlcochete

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Petição
Privatização da Água a Referendo
www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N11644

Para: Exmº Srº Presidente da República; Exmº Srº Presidente da Assembleia da República; Exmº Srº Primeiro-Ministro; Grupo Parlamentar do P.S.D; Grupo Parlamentar do P.S; Grupo Parlamentar do C.D.S./P.P; Grupo Parlamentar do P.C.P; Grupo Parlamentar do B.E; Grupo Parlamentar de Os Verdes

A água é parte constituinte do planeta Terra, como qualquer recurso, apresenta valores muito escassos e face a esse facto a sua gestão torna-se premente e indispensável.
Com o exponencial crescimento da população humana e com a tipologia de vida que a Humanidade tem vindo a desenvolver, a pressão sobre a água doce disponível tem vindo a acentuar-se.
O Homem, como todos os seres vivos tem a necessidade deste bem para a sua sobrevivência.
Estes factores obrigam a que a gestão deste bem seja feita com a maior cautela.
Desse modo, consideramos que algo tão fundamental não deve e não pode ser alvo de uma gestão privatizada que naturalmente visaria a lógica empresarial com base na obtenção de lucros e mais-valias.
Acresce que o fornecimento deste bem deve ser Universal, não podendo mais uma vez estar sujeito a cálculos ou premissas de cariz financeiro.
Nesse sentido, vimos desta forma solicitar que o controlo da gestão da água e respectiva rede de abastecimento seja garantido pelo Estado, dotando as autarquias locais, ou outra entidade central de financiamento que permita a manutenção da distribuição , de forma a garantir a sua Universalidade e qualidade, mediante um preço justo, devendo este ser calculado em função do consumo e sua tipologia, nunca tendo por base a localização geográfica dos cidadãos.
Considerando ser esta uma decisão que afecta directamente os Direitos fundamentais, vimos propor que seja realizado um referendo nacional com vista a garantir a legitimidade de uma medida desta natureza em prol da Democracia e da Cidadania.

Os signatários
www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N11644
Alerta: Carros parados devem estar trancados
Crianças podem correr perigo, diz Associação para a Promoção da Segurança Infantil

Os automóveis estacionados devem estar sempre trancados, mesmo dentro de propriedades privadas, porque exercem uma grande atração sobre as crianças e embora sejam aparentemente inofensivos, encerram em si perigos mortais, alerta a Associação para a Promoção da Segurança Infantil.
“Uma das recomendações que fazemos é a de não deixar carros abertos no pátio da casa ou na garagem. Normalmente em casa as pessoas não sentem necessidade de trancar os carros, porque o objetivo é impedir a invasão por terceiros”, afirmou Sandra Nascimento, presidente da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI).
A responsável alerta contudo que “o carro por si só exerce uma atração especial sobre as crianças”, pelo que o acesso deve estar-lhes vedado, pois é muito perigoso.
O alerta foi deixado pela APSI a propósito da notícia de um rapaz que foi brincar para dentro do carro do pai, estacionado no pátio da casa, acabando por morrer asfixiado lá dentro sem que a família se tivesse apercebido. Sandra Nascimento diz que embora não sejam muito comuns este tipo de acidentes com carros estacionados, salienta que contabilizados os que aconteceram ao longo do tempo, sobretudo nos últimos anos, “não são tão poucos assim”.
Para exemplificar, referiu casos como asfixia no vidro elétrico do carro, entalões graves nas portas, ou carros que são destravados e deslizam.
“Um carro não parece uma ameaça quando está parado, mas só a criança poder brincar ou ter acesso facilitado já é um perigo e nessa perspetiva de o carro ser um potencial objeto de brincadeira, deve estar sempre fechado e a chave guardada em local que a criança não possa alcançar”, frisou.
Quanto a eventual negligência dos pais relativamente à vigilância do filho, Sandra Nascimento salvaguarda que não conhece o contexto em que tudo se passou, mas lembra que estes acidentes não são raros quando há muita gente presente, porque há muitos adultos a tomar conta, mas é uma vigilância dispersa.
Recusando-se a apontar culpas aos pais por falta de vigilância, a responsável lembra que esta é importante mas é o fator que mais falha.
“Somos humanos e não conseguimos estar sempre a focar um mesmo ponto, podemos estar cansados ou distraídos”, referiu, acrescentando que deve haver sempre alguém a quem seja atribuída claramente a responsabilidade de tomar conta, e adicionalmente devem ser adotadas medidas de segurança, como trancar o carro. “Os acidentes com crianças mostram que muitas vezes havia um adulto próximo, mas quando se apercebe já é tarde”, acrescentou.

in Sapo Família

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Acção de Voluntariado em prol da Natureza
Venha Ajudar-nos a Limpar a Natureza
2 de Julho 2011
São Jacinto, Aveiro
Inscrições e informações: ecoslocais@ecoslocais.lpn.pt ou 217780097/ 962672995
Ponto de Encontro (2 opções):
9h00 - Junto à Loja Pingo Doce (Hiper) em Aveiro
10h00 - Em frente à Junta de Freguesia de São Jacinto

clique na imagem para ampliar

A LPN e o Pingo Doce promovem mais uma acção de voluntariado em prol da natureza, desta vez em São Jacinto (Aveiro). A acção realiza-se durante a manhã na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, onde será efectuada uma limpeza de espécies infestantes (Acácias). Durante a tarde, a acção passa pela limpeza de resíduos em São Jacinto, incluindo a praia, existindo à mistura algumas actividades lúdico-pedagógicas.
Venha participar nesta iniciativa e ser um cidadão ambientalmente activo, traga os seus amigos e familiares e aproveite para passar um sábado diferente!

in LPN
Portugal: Receitas do Turismo crescem 155 milhões até abril

O Banco de Portugal divulgou que os turistas estrangeiros deixaram em Portugal receitas turísticas de 1.924 milhões de euros nos primeiros quatro meses de 2011, mais 154,7 milhões de euros e um aumento de 8,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
O aumento verificado nas receitas voltou a ser superior ao desempenho já de si positivo dos indicadores hóspedes (+4,8%) e dormidas (+7,1%) até abril, em linha com o Plano Estratégico Nacional do Turismo, que estabelece o objetivo de crescer mais em receitas do que em número de turistas.
Estes resultados ampliaram em 16,4% o saldo positivo da balança turística, confirmando o crescente contributo do setor turístico para a economia nacional e o equilíbrio das contas externas. Só no mês de abril, as receitas externas aumentaram 12,7%.
Todos os mercados estratégicos contribuíram para o crescimento das receitas até abril, com destaque para a França, Reino Unido (um dos que mais se destacou em dormidas e receitas, invertendo a descida dos últimos anos), Brasil e Estados Unidos.
Só o aumento de receitas proporcionado por estes quatro países (mais 80,8 milhões de euros no total) equivaleu a mais de metade do crescimento verificado nos primeiros quatro meses do ano.
O aumento das receitas confirma as conclusões do estudo “Satisfação de Turistas”, recentemente realizado para o Turismo de Portugal e que revela que o País está a conquistar novos turistas estrangeiros, mais sofisticados, mais agradados pela qualidade da oferta turística, e disponíveis para gastarem mais dinheiro na sua estadia em Portugal.
No estudo, os turistas destacam na sua experiência o contacto com a população, o clima e a gastronomia, as atividades turísticas e a oferta natural e cultural. As férias corresponderam ou superaram as expetativas da quase totalidade dos visitantes (98%), levando 88% a querer regressar.
O turismo é hoje a principal atividade exportadora nacional, tendo representando em 2010 14% das exportações de bens e serviços e 43,3% das receitas de exportações de serviços.

in Vai Passear

terça-feira, 28 de junho de 2011

5.as à Noite nos Museus. Verão 2011
30 Junho a 8 Setembro 2011
Alguns Museus e Palácios do Instituto dos Museus e da Conservação
Região de Lisboa, Porto, Guimarães e Évora
Horário: 18h00-23h00
Entrada gratuita (algumas actividades requerem pagamento)
www.imc-ip.pt

Programa para ver aqui


Entre 30 de Junho e 8 de Setembro de 2011, realiza-se a 4ª edição do projecto 5ª Feiras à Noite nos Museus, com a abertura nocturna à quinta-feira de alguns Museus e Palácios do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) e que mais uma vez conta com o patrocínio do Turismo de Portugal.
Ao longo de 9 quintas-feiras, 13 espaços museológicos do IMC vão abrir as suas portas “fora de horas”, proporcionando aos visitantes experiências culturais únicas, numa atmosfera inovadora, que poderão incluir: visitas encenadas, espectáculos de música erudita e popular, dança e teatro.

Lista de Museus e Palácios do IMC que integram o programa 5ªs à Noite nos Museus

Região de Lisboa: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves; Museu de Arte Popular; Museu Nacional de Arqueologia; Museu Nacional de Arte Antiga; Museu do Chiado /Museu Nacional de Arte Contemporânea;
Museu Nacional do Azulejo; Museu Nacional dos Coches; Palácio Nacional da Ajuda; Palácio Nacional de Mafra
Porto: Museu Nacional Soares dos Reis
Região Norte (Guimarães): Museu de Alberto Sampaio; Paço dos Duques
Região Sul (Évora): Museu de Évora

in IMC
Posição em que grávidas dormem afecta risco de morte do feto
Estudo neo-zelandês foi o primeiro a investigar esta matéria

As mulheres grávidas no final da gestação podem reduzir o risco de morte fetal dormindo para o lado esquerdo, sugere um estudo de investigadores neo-zelandezes que foi publicado no “British Medical Journal”.
No entanto, visto que este este foi o primeiro trabalho a investigar o efeito da posição na qual as mães dormem na saúde do feto, em casos de bebés nados-mortos, e são necessários mais estudos que comprovem estes dados, os cientistas alertaram que ainda é precoce aconselhar as grávidas a dormirem só para esse lado.
Os resultados mostraram que as mulheres que não dormiram para o seu lado esquerdo (dormindo de costas ou para o lado direito), apresentaram quase o dobro do risco de dar à luz um nado-morto. Contudo, a equipa liderada por Tomasina Stacey, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, advertiu que o aumento absoluto do risco de morte fetal permanece pequeno.
Os partos com nados-mortos ocorreram em 1,96 por mil casos nas mulheres que dormiam do lado esquerdo, em comparação com 3,93 por mil casos entre aquelas que dormiam noutras posições.
De acordo com os investigadores, uma das possibilidades para esta ocorrência está relacionada com o facto de, quando a grávida dorme de costas ou sobre o seu lado direito, o feto poder comprimir a veia cava inferior, que leva o sangue para o coração, o que conduziria a uma diminuição da quantidade de sangue oxigenado que volta do coração para os órgãos da mãe e, em consequência, para o bebé.
Para o estudo, os investigadores entrevistaram 155 mulheres que tinham dado à luz um bebé morto após, pelo menos, 28 semanas de gestação. Estes dados foram comparados com 310 grávidas cuja gravidez evoluiu normalmente.
As mães foram submetidas a um questionário sobre a posição em que dormiam, a duração do sono e se acordavam frequentemente antes da gravidez ou durante o último mês, na última semana da gravidez e na noite anterior ao parto. Os dados foram actualizados regularmente durante o último mês da gravideze mostraram que a posição em que as mães dormiam era o factor mais determinante das mortes prematuras.

in Ciência Hoje

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Letras

(...) Eles olham para nós, atacadas dos nervos, sempre insatisfeitas com as nossas coxas e com a barriga que nunca voltará a ter dezoito anos e encolhem os ombros, esperando que num desses arrebatos histéricos à volta do nosso corpo lhes prestemos atenção quando nos dizem ao ouvido que estamos bonitas assim, que qual dieta qual carapuça, que anda cá minha fêmea com as tuas mamas e as tuas banhas. Só temos que deixar de insistir no evidente: que nunca pesaremos quarenta quilos e que não há gajo que goste de dormir com um esqueleto ao lado, por muito capa de revista de moda que seja.

Rititi - O Blogue Rosa Cueca
Por causa de ilegalidades
Lisboa: Tribunal proíbe canil de receber animais

O canil/gatil de Lisboa, em Monsanto, está proibido de aceitar animais, com algumas excepções, e tem 15 dias para reestruturar os serviços de forma a cumprir as condições exigidas por lei, decidiu o Tribunal Administrativo e de Círculo de Lisboa.
Em resposta a uma providência cautelar do Grupo de Lisboa da Campanha de Esterilização de Animais Abandonados, o tribunal obriga o canil municipal a criar, num prazo de oito dias, uma área de quarentena para os animais, dá 15 dias para que seja nomeado um técnico responsável pelo centro e elaborado um programa com vista ao bem estar dos animais capturados e recebidos.
A providência cautelar tinha sido interposta por Margarida Garrido, que integra o Grupo de Lisboa da Campanha para a Esterilização de Animais Abandonados, que pretende sensibilizar os municípios para o bem estar animal e para procederem à esterilização de animais abandonados e o seu controlo.
Contactada pela Lusa, Margarida Garrido afirmou-se satisfeita com a decisão, mas disse que o grupo exige igualmente o afastamento da actual direcção do canil/gatil.
"Temos 30 dias para que as indicações agora dadas pelo tribunal não caduquem. As prometidas obras parece que já avançaram, mas isso não chega. Queremos que seja afastada a actual gestão do canil, responsável principal pela situação que ali se vive", afirmou.
Na sentença, a que a Lusa teve acesso, o tribunal considera que o centro de recolha "não tem as condições exigidas pela lei em vigor e aplicável, bem como não adoptou os procedimentos igualmente impostos pela lei". Após uma fiscalização ao canil/gatil, os técnicos concluíram que o espaço não reúne condições para impedir a proliferação de doenças, "cuja transmissão é potenciada pela falta de quarentena dos animais", bem como "pela total ausência de realização de vazios sanitários, que teriam o efeito de erradicar os vírus das doenças".
O tribunal decidiu ainda, entre outras matérias, que deverá passar a ser feito um registo da observação clínica diária pelo médico veterinário, identificando os casos de doença. A dimensão reduzida das boxes do canil 1 (um dos três espaços de recolha de animais) e a falta de respeito pelo isolamento de animais doentes foram outras das falhas detectadas.
Em sua defesa, a autarquia informou que já havia sido adjudicada a terceira fase da empreitada do canil/gatil, mas o tribunal insiste que "as dificuldades geradas pelo insucesso da primeira empreitada não justificam ou sanam a situação de manifesta ilegalidade do Centro de Recolha Oficial".

in Correio da Manhã (25 Junho 2011)

domingo, 26 de junho de 2011

As imagens da semana


E agora começa a anoitecer tão cedo. (…) Janelas iluminadas e eu a imaginar as vidas atrás das cortinas, por vezes, num intervalo, um relógio, uma pagela, um lustre que me assusta, vultos. Gestos femininos bonitos sempre, a delicadeza com que as mulheres tocam nos objectos, a harmonia dos dedos: somos pesados e sem graça, nós os homens, ao pé delas. Pesados, brutos, canhestros: não possuímos seja o que for de ave ou de nuvem, a nossa carne é densa e gaguejante. Dá-me uma paz de eternidade ver uma mulher numa casa, o modo como o seu corpo habita o espaço, a forma como vestem, de si mesmas, os compartimentos, com um simples passo, um simples olhar. "

"Eu, às vezes", António Lobo Antunes, Revista Visão de 13 de Dez.07, pag. 10
encontrado aqui