quarta-feira, 29 de junho de 2011

Portugal: Receitas do Turismo crescem 155 milhões até abril

O Banco de Portugal divulgou que os turistas estrangeiros deixaram em Portugal receitas turísticas de 1.924 milhões de euros nos primeiros quatro meses de 2011, mais 154,7 milhões de euros e um aumento de 8,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
O aumento verificado nas receitas voltou a ser superior ao desempenho já de si positivo dos indicadores hóspedes (+4,8%) e dormidas (+7,1%) até abril, em linha com o Plano Estratégico Nacional do Turismo, que estabelece o objetivo de crescer mais em receitas do que em número de turistas.
Estes resultados ampliaram em 16,4% o saldo positivo da balança turística, confirmando o crescente contributo do setor turístico para a economia nacional e o equilíbrio das contas externas. Só no mês de abril, as receitas externas aumentaram 12,7%.
Todos os mercados estratégicos contribuíram para o crescimento das receitas até abril, com destaque para a França, Reino Unido (um dos que mais se destacou em dormidas e receitas, invertendo a descida dos últimos anos), Brasil e Estados Unidos.
Só o aumento de receitas proporcionado por estes quatro países (mais 80,8 milhões de euros no total) equivaleu a mais de metade do crescimento verificado nos primeiros quatro meses do ano.
O aumento das receitas confirma as conclusões do estudo “Satisfação de Turistas”, recentemente realizado para o Turismo de Portugal e que revela que o País está a conquistar novos turistas estrangeiros, mais sofisticados, mais agradados pela qualidade da oferta turística, e disponíveis para gastarem mais dinheiro na sua estadia em Portugal.
No estudo, os turistas destacam na sua experiência o contacto com a população, o clima e a gastronomia, as atividades turísticas e a oferta natural e cultural. As férias corresponderam ou superaram as expetativas da quase totalidade dos visitantes (98%), levando 88% a querer regressar.
O turismo é hoje a principal atividade exportadora nacional, tendo representando em 2010 14% das exportações de bens e serviços e 43,3% das receitas de exportações de serviços.

in Vai Passear

Sem comentários: