sábado, 15 de setembro de 2012

As surpresas da semana

1 - Estima-se que a produção de vinho na campanha 2012/2013 atinja um volume de 5,8 – 5,9 milhões de hectolitros, o que se traduz num aumento de 4 a 5% face à campanha de 2011/2012.
Na maioria das regiões vitivinícolas do país quer o estado vegetativo quer o estado fenológico das uvas apresentam um atraso de cerca de 2 semanas, pelo que estas previsões podem variar dependendo das condições que se verificarem até à maturação.

2 - O "Spirit of Chartwell", utilizado pela rainha Isabel II para comemorar o Jubileu no Tamisa, foi comprado pela Douro Azul e entra agora ao serviço da empresa. É o início de um nova aposta nos cruzeiros de superluxo.

3 - Passatempo: para celebrar a abertura, o Conrad Algarve, uma unidade de cinco estrelas situada na Quinta do Lago, Almancil, está a oferecer online a possibilidade de experimentar os seus espaços e serviços deluxe. O prémio, a sortear via Facebook, é um fim-de-semana "de luxo" para dois, enquanto outros três premiados terão direito a jantar no restaurante de cozinha portuguesa gourmet Louro, experiência de spa para dois - no primeiro spa Conrad do mundo, e ainda uma lição de golfe. Os candidatos ao prémio têm que dar um "gosto/like" à página de Facebook do Conrad Algarve. Depois, inscrever-se na competição e aguardar o resultado, a ser revelado em Outubro.

4 - Imperial: 80 anos a fazer chocolates

5 - Uma colmeia de cortiça foi o projeto vencedor do concurso internacional de design patrocinado pela Corticeira Amorim.

6 - Promoção: “Experimente Grátis” Colgate ® Sensitive Pro-Alívio (até 31 Dezembro 2012).

7 - Manuela Ferreira Leite. “Se fosse deputada votava contra a TSU ou saía do parlamento”

8 - O Correio da Manhã conta hoje que a família de do ex-primeiro-ministro José Sócrates tem 383 milhões em offshores. Os documentos foram entregues por Mário Machado. Acrescenta o CM que a empresa criada em 2000 no paraíso fiscal de Gilbraltar movimentou autênticas fortunas. Gestores são tio, tia e primos de Sócrates.

9 - Passatempo: o BuyMyPlaylist oferece um bilhete para o concerto dos Keane no Porto (participa até 15 Outubro 2012).

10 - Índia: Cidade de Deli proíbe todos os sacos de plástico a partir da próxima semana

11 - A crise transformou a economia sustentável de intenção sempre adiada numa solução inadiável. Neste contexto, o estímulo ao desenvolvimento de bens e serviços ambientais, e em particular ligados à gestão da biodiversidade, torna os empregos verdes numa peça-chave do relançamento da economia.

12 - Campanha Momentos Zen da Carolans (até 31 Outubro 2012).

13 - Os olhos esbugalhados do Cercopithecus lomamiensis foram uma novidade para John Hart quando, em 2007, olhou pela primeira vez para uma fotografia de um indivíduo desta espécie, então desconhecida. Passados cinco anos, a certeza é absoluta, a República Democrática do Congo (RDC) conta com mais uma espécie de primata e tem mais uma razão para proteger as suas florestas ameaçadas pela caça de animais selvagens cuja carne é utilizada para alimentação, explica um artigo publicado ontem na revista PLoS One.

14 - Alguns pássaros fazem luto pelos seus entes queridos

15 - Vale de Planta creme vegetal no valor de 0,70 eur para imprimir.

16 - Planear uma horta biológica.

17 - Vegetarianos de Portugal: assumam-se e juntem-se à comunidade!

18 - Kit de Iniciação Vegetariana Grátis

19 - Vamos ajudar a União Zoófila!

20 - Já identificou o seu animal de estimação para a sua própria protecção em caso de fuga/desaparecimento? Os meus gatos estão todos “medalhados”! E o Feliz e a Neve já estão na galeria (falta só a minha tripé Ritinha!).

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

It's time to be clear

Os que falam de mim dizem que sou pobre
Existo à maneira de uma árvore
Tenho diante e atrás de mim a noite eterna
Vacilo, duvido, resvalo
E sei: a maior parte das vezes o amor nasce do erro
transcreve-se a azul ou a negro
sobre passagens, casas inacabadas, alturas remotas

Observá-lo apenas serve
Para tornar contundente a sua forma nunca exactamente igual
A sua incrível velocidade destacada no meio do nada
enquanto a noite se desmorona
sempre mais bela

José Tolentino Mendonça
in Estação Central

Portugal entre os 10 países mais belos do mundo

Lista do UCity Guideshttp://www.ucityguides.com/cities/top-10-most-beautiful-countries-in-the-world.html

Portugal está entre os 10 países mais bonitos do mundo. Quem o afirma é o portal internacional UCity Guides, que disponibiliza aos turistas tudo o que precisam de saber antes de viajar para determinada cidade e que escolheu o "top 10" das nações "abençoadas com um raro conjunto de belezas naturais e maravilhas edificadas pelo homem".
A lista, dominada por países europeus, é liderada por Itália. Espanha e França ocupam o segundo e terceiro lugares do pódio, respetivamente, e Portugal surge na 6ª posição, antes de países como o Brasil (8º) ou a Alemanha (10º).
De acordo com o portal, "as maravilhas naturais e puras do vulcânico arquipélago dos Açores" seriam suficientes para colocar o nosso país na lista. Porém, há muito mais: a Madeira, um autêntico "jardim flutuante", a linha da costa "impressionante" e os cabos "místicos" do continente, aos quais se juntam os planaltos alentejanos, as vilas medievais como Marvão ou Monsaraz e o Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O UCity Guides destaca ainda a "perfeita colaboração entre o Homem e a Natureza" que é possível testemunhar em Sintra ou no verdejante Vale do Douro e deixa apenas uma crítica, considerando "inexplicável" a "negligência" a que estão votados os velhos centros das maiores cidades portuguesas, Lisboa e Porto.
"Tudo é em pequena escala mas, quando todos os elementos se combinam, é impressionante como tanta e tão diversa beleza consegue caber num país de dimensões tão reduzidas, que parece ser um dos favoritos do Sol", conclui a apreciação feita pelo portal.
No "top 10", que conta com seis países da Europa, há ainda espaço para a Austrália (4º), os EUA (7º), o Brasil (8º) e a África do Sul (9º).

in Boas Notícias

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Ciclo de Conferências “Imagens de Marca de Alcobaça: das tradições monásticas ao presente”

De Setembro de 2012 a Março de 2013
Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, 21 horas
Entrada Livre
Precedidas de uma mostra e/ou prova de produtos organizada pela loja Made in Alcobaça, que apoia esta iniciativa.
http://www.cm-alcobaca.pt/page.php?ID=14461

Programa completo aqui

clique na imagem para ampliar
 
A Direção da ADEPA e a Câmara Municipal de Alcobaça promovem, entre setembro de 2012 e março de 2013, um ciclo de conferências subordinado ao tema “Imagens de Marca de Alcobaça: das tradições monásticas ao presente”.
Entre os objetivos desta iniciativa contam-se a promoção do diálogo entre os empreendedores/empresários da nossa região, que são também os responsáveis pela imagem da região no exterior, pela atração que o concelho exerce sobre os turistas (dos vizinhos aos mais longínquos) e, tantas vezes, pela possibilidade de levar para casa um pouco do que por aqui se faz.
Sem esquecer que as tradições foram e são fortes motores da vida económica da região, procuramos, de acordo com a vocação e propósitos da ADEPA, colocar em diálogo as “artes” desenvolvidas pelos monges e as atuais imagens de marca da região. Procuramos assim abordar um leque de temas e convidados que vão desde a fruta à pedra, sem esquecer os doces e licores.
As conferências (com exceção da de novembro) decorrem no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, às 21 horas, sendo precedidas de uma mostra e/ou prova de produtos organizada pela loja Made in Alcobaça, que apoia esta iniciativa.

in C. M. Alcobaça

Alcobaça - Viagem às terras de Cister

http://www.cm-alcobaca.pt

Alcobaça está cheia de vida, de património e de cultura. Às múltiplas marcas dos monges cistercienses junta-se uma natureza bem cuidada. Visitar esta cidade é, também, oportunidade para descobrir os segredos do vinho, da doçaria conventual e da música.
A Linha do Oeste serve Alcobaça, sendo a estação mais próxima a de Valado de Frades, a meio caminho entre a cidade e a estância balnear da Nazaré. Perto de Lisboa e não muito longe de Coimbra, Alcobaça tem muito para oferecer ao visitante, esteja este de passagem ou de fim-de-semana. O seu grande chamariz turístico é o Mosteiro de Alcobaça, Património da Humanidade e casa-mãe da Ordem de Cister em Portugal. É uma obra-prima de arquitetura que, entre muitas outras maravilhas, alberga os túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro. E que, anualmente, é cenário de eventos culturais de grande projeção, como é o caso do Festival de Música, o Cistermúsica. A herança conventual não se fica pelo canto gregoriano e pela arquitetura, estendendo-se à doçaria e aos licores, também celebrados numa mostra internacional anual. Em terra historicamente ligada à produção vinícola não podia faltar um vasto museu alusivo ao tema.

Património da Humanidade
O mosteiro da Batalha é um marco do património português cuja importância foi reconhecida pela UNESCO que o classificou como Património Mundial. Não se sabe que mais admirar neste conjunto extraordinário: se a majestade dos claustros ou a atmosfera da igreja gótica. A dimensão da comunidade de monges que aqui viveu pode ser aferida pelo facto de numa das cozinhas passar um braço do rio Alcôa, desviado em benefício deste formidável espaço onde se diz que podiam assar dois bois ao mesmo tempo. Ponto alto da tumulária portuguesa, os dois túmulos de Pedro e Inês, com elaborada decoração, ainda hoje maravilham quem os visita.
Se o rei D. Pedro I e D. Inês de Castro escolheram Alcobaça para sua última morada, não haverá destino mais romântico que este. Os túmulos dos protagonistas de uma das mais célebres histórias portuguesas de amor estão em destaque no mosteiro, virados um para o outro, diz-se para que, no Dia do Juízo Final, cada um deles tenha como primeira visão a pessoa amada. Ambiente mais inspirador que este para um fim-de-semana a dois não se pode conceber…
Mas, nem as virtualidades do mosteiro, nem as de Alcobaça, se esgotam nesta vertente. O vasto edifício conventual foi casa-mãe da ordem de Cister em Portugal. Aqui baseados desde os primórdios da nacionalidade os monges vestidos de branco ensinaram o povo a cultivar a terra, a tratar de pomares e vinhas, a fazer e conservar compotas, doces e licores.
Tudo isto é celebrado numa vasta programação anual que inclui, desde um festival de música (o Cister Música http://www.cistermusica.com, realizando-se habitualmente em Maio/Junho) onde o canto gregoriano não é esquecido, a uma mostra internacional dedicada aos licores e doces conventuais, decorrendo habitualmente em Novembro.
Outra marca forte da cidade, indissociável da presença da Ordem de Cister, são as tradições ligadas ao vinho. São evocadas num grande espaço museológico, instalado numa antiga adega. É o Museu Nacional do Vinho onde se podem visitar, para além de instalações diretamente ligadas à produção vinícola, uma tanoaria, uma abegoaria e, claro está, uma adega.
Terra acolhedora, Alcobaça é o lugar ideal para uns dias passados de forma diferente, tanto mais que, a uma gastronomia rica e pujante, se junta a proximidade de termas, do Pinhal de Leiria e dos extensos areais da Nazaré.

in CP – Comboios de Portugal

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Diabetes: Novo portal esclarece sobre a doença

http://www.portaldadiabetes.pt/index.php/pt
https://www.facebook.com/portaldadiabetes

De acordo com os dados do relatório anual da diabetes, mais de 12 da população adulta portuguesa é afetada por esta doença mas mais de metade não sabe que sofre da patologia. Para ajudar a esclarecer a população, acaba de ser lançado online o Portal das Diabetes com informação especializada sobre esta doença.
O portal lançado pela Follow Reference, empresa de investigação e gestão de conteúdos para o setor da saúde, oferece diversas opções e informações relacionadas com os sintomas, a prevenção e o tratamento desta doença.
Deste portal constarão ainda três serviços gratuitos (e-Comunidade, Monitorização e e-Vigilância) que têm o objetivo de aumentar a qualidade de vida do diabético e regular a patologia. No entanto, estes serviços só vão entrar em funcionamento a partir do dia 30 de Setembro, data de lançamento oficial da plataforma.
O serviço e-Comunidade irá informar e instruir a população sobre os diabetes, no e-Monitorização o paciente poderá registar online os valores diários de glicose e as unidades de insulinas tomadas (esta informação é confidencial e poderá ser partilhada pelo utente com o seu médico ou enfermeiro), por fim, o serviço e-Vigilância junta um profissional de saúde à área de monitorização.
Com este projeto, o utente poderá aceder e partilhar, em tempo real, os dados das suas medições diárias e analisar, conjuntamente com o médico ou enfermeiro, a evolução da doença. Deste modo, o diabético passa a assumir um papel ativo e responsável em relação à diabetes.
Em comunicado, Paulo Morais, responsável de Comunicação do projeto, refere que a opção pelos meios digitais prende-se por estes mecanismos estarem disponíveis “todos os dias, a qualquer hora e em qualquer lugar”. Contudo, Paulo Morais salienta que este não será o único meio usado, pois “o contacto pessoal e a proximidade das pessoas são fundamentais.”

in Boas Notícias

Alimentos menos saudáveis vão ficar mais caros nos bares escolares

As massas folhadas, os fritos, as bebidas energéticas e os refrigerantes vão ser banidos. Escolas devem privilegiar alimentos como sandes com salada, lacticínios e sumos de fruta. Os alimentos pouco saudáveis vão ficar mais caros nos bares das escolas. A Renascença sabe que as novas orientações ainda vão seguir esta semana para todos os estabelecimentos de ensino.
O objectivo é promover uma alimentação saudável junto dos alunos, que vão deixar de encontrar determinados produtos nos bufetes.
Na lista de líquidos a banir dos bares escolares, os chá gelado junta-se agora as bebidas energéticas e os refrigerantes. Rui Lima, técnico da direcção geral da Educação, justifica com o excesso de açúcar.
Já quanto aos alimentos, as massas folhadas e os fritos deixam de estar disponíveis.
De acordo com o documento a enviar ainda esta semana para as escolas, produtos como o chocolate, pastelaria, bolachas ou barritas de cereais ficam mais caros.
A margem de lucro por parte dos bares pode subir até aos 20% e o destino dessa verba está bem definido: “Só pode reverter no fornecimento de pequenos-almoços ou refeições intercalares para alunos carenciados ou na aquisição de equipamentos que favoreçam os bons hábitos alimentares, nomeadamente, vitrinas de frios, máquinas de sumos ou batidos", explica Rui Lima.
Este plano elaborado juntamente pelas direcções gerais de Educação e da Saúde indica que as escolas devem privilegiar alimentos como sandes com salada, lacticínios e sumos de fruta. Neste tipo de produtos a margem de lucro dos bares está limitada a 5%.
Segundo o Ministério da Educação e Ciência o documento “Oferta alimentar em meio escolar” vai chegar esta semana aos estabelecimentos.

 Fátima Casanova, in RR

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ruin'Arte - Um projecto português sobre um património esquecido...

http://ruinarte.blogspot.com

"Ruin'Arte é o lado romântico que cada ruína transporta...é uma história mal acabada, arquitectura desleixada, cultura mal amada, património incompreendido, paisagens sem sentido.
São ruínas industriais, urbanas, clericais, palacianas, rurais, humanas..."

Portugal - Terra

http://vimeo.com/42018953
(ouvir com volume no máximo)
(hear with maxed volume) - English description below.

Alguns momentos que as nossas lentes têm fotografado no decorrer do último ano que o vão levar numa pequena viagem desde as mais densas florestas até aos picos das maiores montanhas, atalhando por entre o Montado, descendo os mais belos rios sem deixar de passar pelos estuários e chegando finalmente onde o mar começa.
Conheça Portugal! Conheça as nossas Espécies!
Siga a Natureza: facebook.com/aidnature.org

Locais: Serra de Sintra, Serra da Lousã, Serra de Montesinho, Serra da Estrela, Rio Zêzere, Rio Tuela, Rio Douro, Tejo Internacional, Reserva da Faia Brava, Estuário do Tejo, Costa Vicentina.
Espécies de Fauna por ordem de aparição: Veado, Cia, Gaio, Felosa Comum, Esquilo, Salamandra, Javali, Lobo Ibérico, Corço, Milhafre Preto, Chapim Azul, Pintaroxo Comum, Tentilhão, Melro, Cartaxo, Grifo, Abutre do Egipto, Abutre Preto, Pisco, Raposa, Bico Grossudo, Gamo, Abelharuco, Verdilhão, Veados, Flamingos, Ibis Preta, Garça Real, Garça Branca, Colhereiro, Cegonha Branca, Gaivota de Cabeça Escura.
Música: Time - Hans Zimmer

*********************************************************************
Some of the frames our cameras have caught through this past year. They will take you on a journey from Portugal's dense forests to its highest peaks, through the cork oak tree Montado and down the most beautiful rivers and estuaries, arriving finally to the Atlantic Ocean.
Discover Portugal! Discover its species!
Follow Nature at: facebook.com/aidnature.org

Locations: Serra de Sintra, Serra da Lousã, Serra de Montesinho, Serra da Estrela, Rio Zêzere, Rio Tuela, Rio Douro, Tejo Internacional,Reserva da Faia Brava, Estuário do Tejo, Costa Vicentina.
Song: Time - Hans Zimmer

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Linha telefónica de emergência SOS-Voz Amiga

Diariamente das 16h às 24h
21 354 45 45
91 280 26 69
96 352 46 60
http://www.sosvozamiga.org

Linha SOS recebe mais pedidos por causa da crise

A Linha telefónica de emergência SOS-Voz Amiga necessita urgentemente de voluntários para alargar as horas de funcionamento, tendo em conta o aumento do número de chamadas devido a problemas relacionados com a crise.
Quando se assinala o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que se comemora na segunda-feira, os coordenadores do centro SOS - Voz Amiga lançam um apelo à sociedade civil, pedindo voluntários para aumentar a capacidade de um serviço que em 2011 atendeu cerca de 5.300 chamadas e este ano, até Agosto, mais de duas mil.
Uma das voluntárias da linha disse à agência Lusa que «há toda uma urgência» em angariar mais voluntários.
Actualmente com 20 voluntários, este serviço, que ajuda a prevenir o suicídio, funciona diariamente entre as 16 horas e as 24 horas, mas o «grande objectivo» é que passe a funcionar 24 horas por dia.
A mesma voluntária adiantou que o número de pessoas a ligar para a linha tem vindo a aumentar, atribuindo o acréscimo dos pedidos de apoio com a actual situação social que o país vive. Desemprego, fome, violência doméstica e solidão são alguns dos problemas mais frequentes relatados ao telefone.
«Alguns estão no fim da linha, têm uma grande instabilidade. O desemprego, o não ter dinheiro e o estar em condições de isolamento a partir destas questões acentuou-se imenso», sobretudo a partir de 2011, sublinhou.
Adiantou que desde o ano passado aumentou também o número de jovens a ligar para a linha.
Os voluntários do SOS – Voz Amiga, que completa em Outubro 34 anos de existência, atendem chamadas telefónicas de todo o país e, sob o anonimato, procuram diariamente prevenir o suicídio. Para ser voluntário é necessário ser maior de idade, morar na área metropolitana de Lisboa e, entre os requisitos, é essencial que saiba escutar com atenção, compreensão e respeito.
Os voluntários passam ainda por uma formação composta por três fases e com a duração de cerca de dois meses.
O SOS – Voz Amiga assinala também o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio com uma jornada de atendimento contínua durante 48 horas, que começa às 00 horas de domingo e termina às 24 horas de segunda-feira, pretendendo o serviço assegurar o dobro das horas diárias de atendimento. Lusa/SOL

in Sol

Dia Mundial de Prevenção do Suicídio - Crise: Direção Geral da Saúde alerta para aumento de suicídios

A atual crise financeira vai ter impactos “muito significativos”, sendo que é previsível um aumento de algumas doenças mentais e da taxa do suicídio. O alerta é da DGS. A Linha telefónica de emergência SOS-Voz Amiga recebe cada vez mais pedidos de ajuda.
A crise financeira que vivemos vai ter seguramente impactos muito significativos na saúde mental das populações”, sendo “plausível a ocorrência de um aumento da prevalência de algumas doenças mentais, assim como o aumento da taxa de suicídio em alguns setores da população”, adianta a Direção-Geral da Saúde (DGS) no Programa Nacional para a Saúde Mental (PNSM) divulgado esta sexta feira.
“Se o investimento no desenvolvimento dos serviços comunitários para doentes mentais graves já era uma prioridade antes da crise, é-o ainda mais agora”, refere ainda o documento elaborado por este organismo do Ministério da Saúde.

São cada vez mais frequentes os pedidos de ajuda
A Linha telefónica de emergência SOS-Voz Amiga registou um acentuado aumento do número de chamadas devido a problemas relacionados com a crise, estando, inclusive, a lançar um apelo à sociedade civil no sentido de angariar voluntários. Segundo adiantou uma voluntária deste serviço à agência Lusa, os principais problemas reportados estão relacionados com o desemprego, a fome, a violência doméstica e a solidão.
“Alguns estão no fim da linha, têm uma grande instabilidade. O desemprego, o não ter dinheiro e o estar em condições de isolamento a partir destas questões acentuou-se imenso”, sobretudo a partir de 2011, sublinhou esta colaboradora da Linha SOS-Voz Amiga, que adiantou ainda que o número de jovens a recorrer a este tipo de apoio é cada vez maior.

in Esquerda.net

domingo, 9 de setembro de 2012

As imagens da semana


Ode ao Gato

Tu e eu temos de permeio
a rebeldia que desassossega,
a matéria compulsiva dos sentidos.
Que ninguém nos dome,
que ninguém tente
reduzir-nos ao silêncio branco da cinza,
pois nós temos fôlegos largos
de vento e de névoa
para de novo nos erguermos
e, sobre o desconsolo dos escombros,
formarmos o salto
que leva à glória ou à morte,
conforme a harmonia dos astros
e a regra elementar do destino.

José Jorge Letria, in "Animália Odes aos Bichos"