sábado, 2 de abril de 2011

As surpresas da semana

1 - A Magnólia Cresce Na Terra Que Pisas...

2 - Sete anos depois de AM-FM, o novo registo de originais dos The Gift revela-se mais eléctrico e cru, com menos orquestrações e em registo épico.

3 - Passatempo: o famoso chef português, Henrique Sá Pessoa, apresenta na RTP o programa Ingrediente Secreto, com um conceito e uma qualidade que, infelizmente, está a cair em desuso na televisão Portuguesa. Além do facto de não resistirmos a um bom petisco aqui na loja.inexistencia.com, gostamos de ver no cenário um artigo comercializado na loja.inexistencia.com e que alegrará certamente qualquer cozinha! Identifique qual o produto de que falamos, e de entre os mais perspicazes, será sorteado e oferecido uma unidade. De que está à espera? Os resultados e o vencedor do concurso será divulgado, na mesma página, no dia 15 Abril 2011.

4 - Importante furto de azulejos na Quinta da Flamenga, Vila Franca de Xira. Podemos neste momento proceder à divulgação de imagens do importante e volumoso conjunto de azulejos furtado em Janeiro ou Fevereiro último da Capela da Quinta da Flamenga, Vila Franca de Xira. Como se pode ver nas fotos, foram furtados diversos painéis figurativos de grande dimensão, sobretudo com motivos religiosos, e um importante conjunto de azulejos com figuras avulsas, que aqui também parcialmente divulgamos, por ostentarem motivos pouco comuns.

5 - Central de Cervejas dá a provar ao público Sagres Preta Chocolate no evento de Óbidos.

6 - Passatempo ARTEH® - Hotel Teatro: Procura-se Encenador! Da tragédia à comédia passando pela sátira. O Teatro está aberto, a cidade Invicta espera por si…Complete a frase com as seguintes palavras: Hotel Teatro, ARTEH® e Restaurante Palco. Para participar só terá de enviar o seu palpite por e-mail para: info@arteh-hotels.com, com o assunto “Passatempo ARTEH® - Hotel Teatro” (participa até 30 Abril 2011).

7 - A partir do próximo dia 1 de Abril o Paço dos Duques alargará o seu horário, passando a estar aberto todos os dias (incluindo 2ª feira), das 10h00 às 18h00. O Paço dos Duques procurará dar resposta à dinamização turística da cidade de Guimarães, que será seguramente incrementada após a recente referência à cidade no jornal New York Times, considerando-a como um dos 41 destinos mundiais a visitar em 2011, o único na Península Ibérica.

8 - Portugueses não sabem conciliar trabalho e família.

9 - Passatempo Prevenir/NUXE: ganhe 20 cremes de corpo Rêve de Miel NUXE para peles secas e sensíveis (participa até 17 Abril 2011).

10 - João Villaret foi um grande actor e um inigualável declamador, que enchia salas de espectáculos declamando poesia e falando de poetas, sem nunca olhar para um papel. Morreu no dia 21 de Janeiro, há 50 anos. Alguém se lembrou de criar um site dedicado a ele. Conta ainda com pouca coisa, mas que merece ser visitado e, claro, ouvido.

11 - Metropolitano há 50 anos.

12 - Passatempo API SAPO Mapas: desenvolve uma aplicação com a API do Sapo Mapas e habilite-se a ganhar muitos prémios (Sony Vaio, vouchers Galileu, telemóveis, gps, packs Odisseias). Participa até 30 Abril 2011.

13 - O Museu de Portimão é o único representante português na lista final dos 19 nomeados para o Prémio Micheletti 2011 - Museu Industrial Europeu do Ano, cujo vencedor será conhecido em Abril em Dortmund, na Alemanha. Os prémios Micheletti reconhecem os museus europeus vocacionados para a ciência e a indústria. Em 2010, o Museu de Portimão, instalado na antiga fábrica de conservas de sardinhas Feu Hermanos, foi distinguido como o Museu do Ano pelo Conselho da Europa.

14 - Um livro magnífico: Carta a um Filho de Rudyard Kipling.

15 - Passatempo Burda: Escreva uma frase com as palavras burda style e Nintendo, e ganhe o jogo Kirby's Epica Yarn para a consola WII.

16 - Com falta de espaço para ter o seu jardim em casa? Construa um na vertical! O jardim vertical é uma tendência cada vez mais na moda. Fica bonito, moderno e não requer muito espaço.

17 - Burda: Modelo para download grátisAntecipe o Verão com este vestido em comprimento XXL. Dependendo da escolha do tecido – convém que seja leve e de cair fluido – o padrão e as cores ficam ao seu critério. E porque não liso? A escolha é sua! Aproveite as novas colecções de tecidos que acabam de chegar às lojas e prepare-se para um modelo pleno de charme!

18 - Passatempo saber viver/Jean Paul Gaultier: habilite-se a ganhar 10 perfumes Ma Dame (participa até 10 Abril 2011).

19 - Garrafa Biológica.

20 - Para experimentar: Anéis fritos de laranja.

21 - O MyGuide tem vouchers para todo o país e para os mais diversos serviços e pode imprimir as vezes que quiser.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Refúgio das Patinhas
Informações gerais e donativos: 915 408 298
Informações gerais/outro assunto: geral@refugiodaspatinhas.org
www.refugiodaspatinhas.org

Amigos do Refúgio das Patinhas,

Vimos mais uma vez com o sufoco. Temos conseguido ajudar inúmeros animais, mas infelizmente as necessidades são cada vez maiores e as ajudas que nos chegam são cada vez mais escassas. Os meninos comem todos os dias, precisam de estar devidamente desparasitados interna e externamente para evitar problemas e até isso, que seria uma questão básica, tem sido muitíssimo difícil para nós com tanto animal em mão.
Pedimos encarecidamente a doação de desparasitante interno (Zypiran) e externo (Advantix ou Pulvex) e também da tão necessária ração diária.
E, como não somos capazes de virar costas a um animal em sofrimento e a necessitar de ajuda, vimos pedir ajuda para conseguirmos esterilizar mais fêmeas, de forma a evitar lutas entre os machos e, sobretudo, para evitar ninhadas indesejadas.
Temos uma conta pendente de 200 euros de esterilizações. Precisamos urgentemente de abater esta conta para conseguirmos esterilizar mais meninas que ainda aguardam. Estamos de corda ao pescoço, porque a questão da esterilização torna-se tão importante como uma cirurgia de urgência porque é, sem dúvida, evitar males maiores, uma vez que algumas das meninas que acolhemos podem estar grávidas.
Qualquer ajuda que nos possam dar neste sentido agradecemos mesmo muito, porque não temos mãos a medir com tanta cadela e com os novos casos. Pedimos o favor de colocarem o descritivo "OVH".
Ajudem-nos, por favor, a continuar.

Desde já o nosso muito obrigada a quem puder ajudar e/ou divulgar!
Refúgio das Patinhas
Actividades em Abril da Montes de Encanto
Informações e inscrições: telf.: 259 433 146 / 933 237 709

clique nas imagens para ampliar

quinta-feira, 31 de março de 2011

O melhor amigo de Rebecca Farrar
Cão foi treinado para perceber quando menina de seis anos precisa de insulina
Ver vídeo aqui

Os animais têm um papel importante na vida dos seres humanos, mormente aos cães, que vai muito para além de simples animais de companhia. Existem cães-polícia, cães-guia e agora o amigo de quatro patas de uma menina de seis anos, que sofre de diabetes tipo 1, foi treinado para perceber quando é que ela precisa de insulina.
A pequena britânica, Rebecca Farrar, é salva em média quatro vezes por semana pela sua cadela Shirley, de raça labrador retriever, que tem a capacidade de cheirar quando os seus níveis de açúcar no sangue atingem níveis perigosamente baixos e para a alertar lambe-lhe a mão sem parar, até esta tomar medidas.
O animal costuma mesmo levar o kit com o teste e a insulina até ela, para além de dormir ao seu lado e de se manter vigilante durante a noite. Rebecca Farrar é uma das apenas oito registadas no ‘hypo-alert dog’ na Grã-Bretanha e a sua cadela é a primeira a ter permissão para a acompanhar à escola primária onde estuda e a manter-se lá com ela. São inseparáveis e a Shirley já usufrui dos mesmos direitos que um cão guia.
A mãe de Rebecca referiu ao Medical Alert Dogs que “num minuto ela estava bem e no outro colapsava e caia para o chão”. A doença já lhe foi diagnosticada há dois anos, mas desde que a cadela mora com ela, já não precisam de correr para o hospital como anteriormente. A Shirley detecta se houver qualquer alteração nos níveis de açúcar da menina.

in Ciência Hoje
Rota das Cerejas – Comboio das Cerejeiras em Flor
Linha da Beira Baixa
CP – Comboios de Portugal
Lisboa-Castelo Branco/Fundão
Aos sábados em Abril
Preços: Adulto: 48,00 euros; Criança: 27,00 euros (5 aos 12 inclusive)
Informações e reservas: telf: 249132746 / 919583822 ou gruposlbrg@cp.pt
www.cp.pt
clique na imagem para ampliar

No sopé da belíssima e grandiosa Serra da Gardunha, o Fundão encontrou as condições ideais para o cultivo da cereja e, todos os anos, celebra o facto com pompa e circunstância.
Para celebrar esta tradição, a CP criou um programa - Rota das Cerejas, para todos aqueles que gostam de juntar o útil - conhecer uma nova região - ao agradável – viver a Festa das Cerejas nas ruas cheias de animação, tasquinhas e artesanato.
Viaje até Castelo Branco com a magnífica paisagem da Linha da Beira Baixa como companhia.
Um passeio inesquecível de comboio, que inclui visita a localidades históricas, a cerejeiras em flor, a pomares de cerejeiras com a possibilidade de participar na sua apanha, almoço em restaurante regional e muito, muito mais.
Um dia para viver em pleno esta festa tão portuguesa, e conhecer um pouco mais da história e cultura da região da Beira-Baixa.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Corrida Sempre Mulher
10 Abril 2011, pelas 10h (6Km)
Avenida da Marginal Oeiras
Angariação de fundos para a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama
Inscrições e informações: www.corridasempremulher.com

clique na imagem para ampliar
Estudo comprova benefícios da canela em casos de diabetes

De acordo com um estudo efectuado no Imperial College de Londres, a toma diária de duas gramas de canela durante 12 semanas poderá melhorar os valores da pressão sanguínea e os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes do tipo 2. Este tratou-se de um estudo randomizado, com controlo por placebo e os resultados obtidos no mesmo revelaram que a canela poderá ser considerada um interessante suplemento e até uma possível alternativa à medicação tradicionalmente utilizada em casos de diabetes.
Prevê-se que o número estimado de pessoas afectadas por diabetes na Europa dos 25 aumente dos 19 milhões actuais para cerca dos 26 milhões em 2030, ou seja, 4 por cento da população total europeia será afectada por esta doença. Perante este cenário, qualquer tentativa para reduzir o risco de diabetes será claramente interessante.
Nos E.U.A., as estatísticas tornam-se ainda mais assustadoras, pois 25 milhões de pessoas vivem com a diabetes, o equivalente a 8% da população.
A sustentabilidade e durabilidade do efeito da canela ainda não foram testadas, assim como a sua tolerabilidade a longo prazo e segurança, no entanto, os efeitos a curto prazo do consumo de canela, como suplemento alimentar, por pacientes com diabetes do tipo 2 parecem promissores. As duas gramas de canela administradas neste estudo foram consideradas seguras e bem toleradas ao longo das 12 semanas de tratamento.
Neste estudo 58 voluntários com diabetes do tipo 2, com uma média de 55 anos de idade, tomaram diariamente um suplemento com dosagem de duas gramas de canela (Cinnamomum cassia), ou placebo, durante 12 semanas. Após este período foi verificado que a toma de canela como suplemento alimentar estava associada à diminuição da pressão sanguínea sistólica e diastólica de 3,4 e 5,0 mmHg, respectivamente, enquanto que no grupo placebo não foram verificadas reduções significativas.
No que diz respeito aos teores de açúcar no sangue, os investigadores verificaram uma redução nos níveis de hemoglobina glicosilada (usada para medir os níveis de açúcar no sangue) de 8,22 para 7,86% no grupo que tomou canela em oposição a um respectivo aumento verificado no grupo que tomou placebo (de 8,55 para 8,68).
Os autores desta investigação realçaram também que este é o primeiro ensaio clínico no Reino Unido que é efectuado numa população de várias etnias e que o mesmo revelou efeitos benéficos com a toma de 2g de canela na hemoglobina glicosilada e na pressão sanguínea em pacientes com diabetes do tipo 2.
Este estudo vem reforçar o número crescente de relatórios de investigações que têm revelado que os compostos activos na canela podem melhorar os parâmetros associados à diabetes, sendo a sua toma como suplemento alimentar efectivamente benéfica na prevenção do desenvolvimento de diabetes e na melhoria do metabolismo da glicose.

Fonte: Diabetic Medicine
Published online ahead of print, doi: 10.1111/j.1464-5491.2010.03079
“Glycated haemoglobin and blood pressure-lowering effect of cinnamon in multi-ethnic Type 2 diabetic patients in the UK: a randomized, placebo-controlled, double-blind clinical trial”
Authors: R. Akilen, A. Tsiami, D. Devendra, N. Robinson

in Celeiro

terça-feira, 29 de março de 2011

Vale1voucher.com – Um projeto nacional que propõe ofertas de lazer e entretenimento
Conheça o novo website com vouchers de descontos disponibilizados de forma gratuita
Saiba mais em:
www.vale1voucher.com
www.facebook.com/vale1voucher
www.hi-media.com

O grupo de media online Hi-media lançou - vale1voucher.com - uma plataforma online que tem como objetivo disponibilizar, de forma totalmente gratuita, vouchers de descontos e ofertas ao consumidor final.
O site reúne cupões de descontos nos segmentos de restauração viagens, saúde, estética, bem-estar, lazer, serviços, entre outros, e o seu valor pode variar entre os 10% e 100%. Poderá encontrar como parceiros: o Ginásio Clube Português, Day Spa Isabel Queiroz do Vale, Holmes Place, Pousadas de Portugal, Precision, Rituals Spa, Clínica Meihua - Medicina Tradicional Chinesa, e várias outras ofertas de descontos em produtos de beleza!
E é tudo tão simples: não necessita fazer registo no website, apenas escolher o voucher que mais lhe convém, receciona-o por e-mail ou SMS no telemóvel e só tem de o apresentar no parceiro.
Um projeto 100 por cento nacional que procura combater a crise com ofertas para todos os navegadores que queiram aproveitar as vantagens de um bom negócio, assim como para todas as empresas que procuram novas oportunidades de negócio e de promoção junto de milhares de potenciais consumidores e clientes.
Para ter a oportunidade de estar no site o anunciante teré de inscrever-se e fazer uma pré-compra de um pacote de contactos”, explica Benedita Simas, Managing Director da empresa, salientando que para a Hi-media “também é importante chegar aos anunciantes que não têm condições para fazerem a tradicional publicidade online”.
Recorde-se que a Hi-media Publishing conta ainda, a nível nacional, com os sites: Vousair.com; Bloguerama.com e Gameonly.com.

in MG/Activa.pt | 25 Mar. 2011
Campanha de recolha de medicamentos ajuda a reflorestar Parque Natural do Alvão
Parceria Valormed – Quercus
www.quercus.pt

Numa altura em que se comemora o Ano Internacional das Florestas, a Valormed, empresa de gestão de resíduo de embalagens e medicamentos fora de uso, em parceria com a Quercus, aposta na valorização e recuperação do património ambiental. Através da campanha de recolha de medicamentos a Valormed lança as sementes para a reflorestação do Parque Natural do Alvão.
Entregue os medicamentos fora de uso e trate do Ambiente” é o mote da campanha que arranca hoje envolvendo cerca de 2800 farmácias e com uma forte presença em televisão, imprensa e rádio.
Com esta campanha a Valormed pretende, juntamente com a Quercus, reunir esforços para reforçar a gestão, a conservação e o desenvolvimento sustentado das florestas. Numa altura em que se comemora o Ano Internacional das Florestas a Valormed lança o desafio: reflorestar uma das áreas do Parque Natural do Alvão.
Segundo Paulo Lucas, dirigente da Quercus «é importante reunir esforços para melhorar o coberto vegetal do Parque Natural do Alvão. Restabelecer o coberto arbóreo e arbustivo autóctone em terrenos públicos e baldios, através da plantação/sementeira de árvores e arbustos autóctones, nomeadamente algumas espécies raras ou ameaçadas de extinção, e do aproveitamento da regeneração natural, é a prioridade deste projecto.»
A adesão dos utentes a esta acção, através da entrega de medicamentos fora de uso nas farmácias, levará a Valormed a reconverter os desperdícios em árvores, as quais estão destinadas a valorizar e manter a riqueza ambiental de um dos parques naturais de Portugal.
«No ano em que se celebra a biodiversidade das florestas, a Valormed, enquanto empresa ambientalmente responsável, procura não só alertar para a necessidade de uma correcta gestão das embalagens vazias e dos medicamentos fora de uso, mas também fomentar uma maior participação cívica e consciência ambiental para a preservação e conservação das florestas. Este é um dever de todos nós», sublinha José Carapeto, Director-geral da Valormed.
Actualmente, a Valormed efectua recolha e aconselhamento ao público em mais de 2800 farmácias que apoiam esta causa. Todo o material recolhido nas farmácias é objecto de um processo de triagem e reencaminhado posteriormente para reciclagem e valorização, reduzindo o impacto negativo destes resíduos no ambiente.

Sobre a Valormed
A Valormed é a Sociedade gestora responsável pela gestão do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens e Medicamentos - SIGREM - licenciada pelos Ministérios do Ambiente e da Economia. Os seus sócios são a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA), Associação Nacional de Farmácias (ANF) e Associações de Empresas Distribuidoras de Medicamentos (Groquifar e Fecofar). Mais informações em www.valormed.pt

in Quercus

segunda-feira, 28 de março de 2011

Letras

Meus companheiros amados,
não vos espero nem chamo:
porque vou para outros lados.
Mas é certo que vos amo.

Nem sempre os que estão mais perto
fazem melhor companhia.
Mesmo com sol encoberto,
todos sabem quando é dia.

Pelo vosso campo imenso,
vou cortando meus atalhos.
Por vosso amor é que penso
e me dou tantos trabalhos.

Não condeneis, por enquanto,
minha rebelde maneira.
Para libertar-me tanto,
fico vossa prisioneira.

Por mais que longe pareça,
ides na minha lembrança,
ides na minha cabeça,
valeis a minha Esperança.

Cecília Meireles
Prémios ‘SOS Azulejo’ 2010. Aviso de Abertura de candidaturas
Envio de candidaturas até 30 Abril 2011
www.sosazulejo.com

As Entidades Parceiras do Projecto ‘SOS Azulejo’ instituíram Prémios de Protecção e Valorização do Património Azulejar português (e/ou de origem/tradição portuguesa) designados ‘Prémios ‘SOS Azulejo’’, cuja atribuição é anual.

Os Prémios SOS Azulejo têm por objectivos:

- Reconhecer, valorizar, dar visibilidade e fomentar acções de protecção e valorização do património azulejar português e/ou de origem/tradição portuguesa;

- Contribuir directa e indirectamente para a segurança, a conservação e o restauro certificados, o estudo, o usufruto e a divulgação adequados do património azulejar português e/ou de origem/tradição portuguesa;

- Reforçar e incentivar a ligação e o orgulho das populações e das instituições em território português pelo seu património azulejar e/ou, noutros países, pelo seu património azulejar de origem/tradição portuguesa;

- Encorajar e apoiar projectos, estudos e acções de qualidade que aproveitem, valorizem e dinamizem o potencial do património azulejar português.

Os Prémios ‘SOS Azulejo’ 2010 dirigem-se a um largo espectro de sectores de actividades e destinam-se a galardoar os melhores trabalhos, projectos, estudos, contributos, obras e acções de protecção e valorização do património azulejar português e/ou de origem/tradição portuguesa, a título individual, institucional ou colectivo.
Envio de Candidaturas até 30 de Abril de 2011 (marca de correio), seguindo as normas do REGULAMENTO respectivo. Os prémios são simbólicos, traduzindo-se na entrega de Diplomas.

in SOS Azulejo

domingo, 27 de março de 2011

As imagens da semana

Duas horas da manhã. Os ratos procuram nos caixotes os restos do dia morto: a cidade pertence aos fantasmas, aos assassinos, aos sonâmbulos. Onde estás tu, em que leito, em que sonho? Se te encontrasse, tu passarias sem me ver pois não somos vistos pelos nossos sonhos. Não tenho fome: esta noite não consigo digerir a minha vida. Estou cansada: caminhei toda a noite para semear a tua recordação. Não tenho sono: nem sequer tenho apetite da morte. Sentada num banco, embrutecida apesar de tudo pela aproximação da manhã, deixo de me lembrar que te procuro esquecer. Fecho os olhos... os ladrões não querem senão os nossos anéis, os amantes a carne, os pregadores as nossas almas, os assassinos a vida. Podem tirar-me a minha: desafio-os a nada lhe mudar. Inclino a cabeça para ouvir por cima de mim o remexer das folhas... Estou num bosque, num campo... É a hora em que o Tempo se disfarça de varredor e Deus talvez em trapeiro. Ele avarento, ele teimoso, ele que não consente que se perca uma pérola nos montes de cascas de ostras às portas das tabernas. Pai nosso que estais no céu... Verei alguma vez vir sentar-se a meu lado um velho de sobretudo castanho, com os pés enlameados por ter tido, para me alcançar, de atravessar sabe Deus que rio? Ele deixar-se-ia cair no banco, tendo na mão fechada um presente muito precioso que seria o bastante para tudo mudar. Abriria os dedos lentamente, um após outro, muito prudentemente, por que aquilo foge... Que seguraria ele? Uma ave, um germe, uma faca, uma chave para abrir a lata de conserva do coração?

Marguerite Yourcenar, Fogos
(trad. Maria da Graça Morais Sarmento, Difel, 1995)