quinta-feira, 31 de março de 2011

O melhor amigo de Rebecca Farrar
Cão foi treinado para perceber quando menina de seis anos precisa de insulina
Ver vídeo aqui

Os animais têm um papel importante na vida dos seres humanos, mormente aos cães, que vai muito para além de simples animais de companhia. Existem cães-polícia, cães-guia e agora o amigo de quatro patas de uma menina de seis anos, que sofre de diabetes tipo 1, foi treinado para perceber quando é que ela precisa de insulina.
A pequena britânica, Rebecca Farrar, é salva em média quatro vezes por semana pela sua cadela Shirley, de raça labrador retriever, que tem a capacidade de cheirar quando os seus níveis de açúcar no sangue atingem níveis perigosamente baixos e para a alertar lambe-lhe a mão sem parar, até esta tomar medidas.
O animal costuma mesmo levar o kit com o teste e a insulina até ela, para além de dormir ao seu lado e de se manter vigilante durante a noite. Rebecca Farrar é uma das apenas oito registadas no ‘hypo-alert dog’ na Grã-Bretanha e a sua cadela é a primeira a ter permissão para a acompanhar à escola primária onde estuda e a manter-se lá com ela. São inseparáveis e a Shirley já usufrui dos mesmos direitos que um cão guia.
A mãe de Rebecca referiu ao Medical Alert Dogs que “num minuto ela estava bem e no outro colapsava e caia para o chão”. A doença já lhe foi diagnosticada há dois anos, mas desde que a cadela mora com ela, já não precisam de correr para o hospital como anteriormente. A Shirley detecta se houver qualquer alteração nos níveis de açúcar da menina.

in Ciência Hoje

Sem comentários: