sábado, 1 de maio de 2010

As surpresas da semana

1 - 25 ideias para aproveitar melhor o Verão.

2 - Alicia Keys no Pavilhão Atlântico. De menina do piano tímida a performer de corpo inteiro. Alicia Keys deixou o Pavilhão Atlântico a seus pés.

3 - Especial noivas.

4 - Faça parte do Clube dos Bordalianos: para dar a conhecer em primeira mão as novidades da Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro e oferecer condições especiais na aquisição de peças de colecção numeradas desenvolvidas em exclusivo para o clube. Para tal basta preencher o formulário on-line que lhe disponibilizamos e aguardar pelas novidades.

5 - CP - Semana Verde na Linha do Sado: aproveite e troque o seu meio de transporte habitual por uma viagem gratuita na linha do Sado. De 23 de Abril a 7 de Maio 2010, experimente comboios confortáveis e estações modernizadas com ligações a outros transportes. Imprima o voucher as vezes que quiser e viaje gratuitamente durante a semana verde.

6 - Stephen Hawking avisa: Não falem com extraterrestres!

7 - O canal National Geographic assinalou o Dia da Terra com uma programação especial de documentários dedicados aos oceanos e aproveitou também para lançar um passatempo em que oferece uma viagem às Bahamas para dois. Basta ir ao site do canal, registar-se e submeter "um texto criativo em que utilizando um máximo de 150 palavras junta as palavras National Geographic Channel e Oceanos, e o que faria para conservar os oceanos" (participa até 14 Maio 2010).

8 - Número de abortos registados em Portugal aumentou em 2009. (...)“É uma situação que lamentamos. A meu ver isto significa uma grandíssima falta de informação sobre os métodos anti-conceptivos, e até uma falta de respeito da mulher pelo seu corpo. Nós aceitamos sempre, como o povo diz, à primeira qualquer cai, à segunda cai quem quer, por isso é aceitável para que se tenha de resolver uma situação de uma gravidez inesperada por as pessoas não estarem a fazer anti-concepção devida. Mas uma segunda, terceira ou até quarta interrupção no mesmo ano, como já aconteceu, significa um desrespeito destas mulheres por si próprias”.

9 - A Semente – Associação de Voluntários Lipor, é uma associação sem fins lucrativos, constituída por tempo indeterminado, cujo objectivo principal é promover acções de voluntariado em áreas referenciadas como de carência e reger-se-á pelos presentes estatutos, pelas disposições legais aplicáveis e regulamentos internos a serem aprovados.

10 - A marca L’Arbre Vert apresenta a primeira gama de produtos ecológicos de limpeza em Portugal que foi distinguida com o Rótulo Ecológico da União Europeia. O Rótulo Ecológico Europeu (a flor) diferencia os produtos que satisfazem elevados padrões de desempenho e qualidade ambiental. Assim, para além de terem um reduzido impacto ambiental, ao longo de todo o seu ciclo de vida, este tipo de produtos garante também uma eficácia similar ou superior à dos produtos correntes. Ganha um Conjunto de Produtos Ecológicos L'Arbre Vert: escreva uma frase em que inclua "L'Arbre Vert" e "Ecologia" e envia. As 20 frases mais criativas serão premiadas (participa até 31 Maio 2010).

11 - Acrescente um visual festivo à sua mesa e surpreenda os seus convidados com coloridos marcadores de lugar. Inspire-se no modelo que lhe propomos e comece já a bordar divertidas galinhas que farão as delicias tanto das crianças quanto dos adultos.

12 - Obituário - Eucalyptus obliqua, plantado no dia do casamento de D. Fernando II com a Condessa d’Edla, a 10 de Junho de 1869, caído num dia incerto do Inverno de 2010, poucos meses antes de completar 141 anos.

13 - Confagri: Mundo Rural.

14 - Tempo de crise é tempo de manifestação de 'escassez', conceito associado sobretudo à teoria económica, relacionando a natureza limitada dos meios com as aspirações da acção humana.

15 - Concurso artístico: Desenha-me um Quiosque é o mote e convida a desenhar um dos três Quiosques de Refresco (Camões, Príncipe Real, Praça das Flores). Depois é só enviar por e-mail até dia 31 Maio 2010. O melhor desenho de cada quiosque será editado em postal, ganha mil euros e material Artgraf da Viarco.

16 - Festividades em Honra de Nossa Senhora da Saúde, de 3 a 9 Maio 2010 em Lisboa.

17 - Podas e Rolagens: Como Torturar e Deformar uma Árvore - Monção, Cerveira e Valença.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Campanha de Solidariedade
Uma refeição para um cão abandonado por cada novo fã no Facebook

www.facebook.com/pages/Pedigree/131770497608

"Por cada novo fã no Facebook, a Pedigree vai oferecer uma refeição a um cão abandonado numa das associações parceiras de Pedigree Missão Adopção espalhadas por todo o País. A iniciativa será celebrada no Dia Mundial do Animal (4 de Outubro) e apadrinhada por um embaixador da nossa marca.
As refeições serão distribuídas na proporção do número de cães abandonados em cada associação.
Se ainda não for, torne-se fã da página da Pedigree no Facebook e convide todos os seus amigos a juntarem-se a nós.
Juntos, vamos alimentar todos os cães abandonados de Portugal."

In Pedigree
Uma exposição a não perder!
Sem Rede - Joana Vasconcelos
Até 18 de Maio 2010
Museu Colecção Berardo

Praça do Império - Centro Cultural de Belém (Lisboa)
Telf.: 213612878
Horário: Segunda, terça, quarta, quinta, sexta, domingo e feriados das 10h00 às 19h00 (última admissão às 18h30). Sábado das 10h00 às 22h00 (última admissão às 21h30)
Entrada livre
www.museuberardo.pt

"Primeira exposição antológica de Joana Vasconcelos, que reúne cerca de 40 obras. Até 18 de Maio no Museu Colecção Berardo, em Lisboa.
Uma selecção de peças de Joana Vasconcelos, uma artista que começou na década de 90, e cuja carreira, repleta de sucessos nacionais e internacionais, nunca foi consensual dentro do circuito de artes plásticas português. Comissariada por Miguel Amado, "Sem Rede" mostra obras de grande escala realizadas na última década e também várias esculturas da década de 90, menos conhecidas.
É bem conhecido o seu uso de objectos do dia-a-dia para construir esculturas de grande porte, materiais como garrafas, tampões higiénicos, blisters de comprimidos, espanadores, talheres de plástico, panelas ou técnicas artesanais como crochet, tricô, azulejaria ou as faianças Bordalo Pinheiro."

S.Po.(PÚBLICO)
In Guia do Lazer Público

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Reserve o mês de Maio para nós!
Tapada Nacional de Mafra
Portão do Codeçal, 2640-602 Mafra
Telf.: +351 261 817 050 (dias úteis)
+351 261 814 240 (Fins-de-semana e feriados)
e-mail: geral@tapadademafra.pt /informacoes@tapadademafra.pt
www.tapadademafra.pt

Dia da Mãe 2 de Maio - Este desconto é feito em todas as actividades da Tapada que normalmente se realizam aos Fins de Semana.

Dia Mundial das aves 9 de Maio - Venha celebrar esta efeméride, divirta-se e ainda pode ganhar prémios!

Workshop "Ao encontro das Plantas Aromáticas e medicinais" 15 Maio - Com o objectivo de capacitar para a percepção das técnicas de produção, transformação, aplicação das plantas aromáticas e medicinais.

RAID pedestre 23 de Maio - Caminhe connosco! O 1º RAID pedestre organizado pela Tapada Nacional de Mafra, contará com percursos de 12 e 20 km. A família pode ainda acompanhar parte do evento, tendo 10% de desconto na visita de comboio, e com a possibilidade de almoçarem todos em família!

1º RAID BTT 30 de Maio - Alguma vez viu um porco a andar de bicicleta? Então, venha ver um javali! Com o Bolota a dar a partida no 1º RAID BTT organizado pela Tapada Nacional de Mafra, os participantes têm a possibilidade de realizar percursos de 18 ou 40 km. A família pode acompanhar o evento, tendo 10% de desconto na visita de comboio. Podem ainda almoçar em família.

In newsletter Tapada de Mafra Maio 2010

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Como Propor a Classificação de uma Árvore

"A Auto­ri­dade Flo­res­tal Naci­o­nal (AFN) pode clas­si­fi­car como sendo de inte­resse público, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28468/38, de 15 de Feve­reiro, as árvo­res que pelo seu porte, estru­tura, idade, rari­dade ou por moti­vos his­tó­ri­cos ou cul­tu­rais, se dis­tin­gam de outros exem­pla­res. Podem ser clas­si­fi­ca­dos espé­ci­mes iso­la­dos ou con­jun­tos de árvores.
A clas­si­fi­ca­ção de inte­resse público atri­bui ao arvo­redo um esta­tuto de pro­tec­ção idên­tico ao do patri­mó­nio edi­fi­cado clas­si­fi­cado. As árvo­res clas­si­fi­ca­das de inte­resse público bene­fi­ciam de uma zona de pro­tec­ção de 50 metros em redor da sua base, estando qual­quer inter­ven­ção, na árvore em si ou no seu entorno (nome­a­da­mente ao nível do solo), con­di­ci­o­nada a um pare­cer pré­vio da pró­pria AFN.
Qual­quer cida­dão pode reque­rer, em qual­quer altura e sem qual­quer tipo de cus­tos pro­ces­sais asso­ci­a­dos, a clas­si­fi­ca­ção de um dado exem­plar. No entanto, con­vém subli­nhar que a clas­si­fi­ca­ção de árvo­res em ter­re­nos par­ti­cu­la­res carece da con­cor­dân­cia do res­pec­tivo pro­pri­e­tá­rio, situ­a­ção que deve ser con­fir­mada pre­vi­a­mente a ser ini­ci­ado o processo.
Para reque­rer a clas­si­fi­ca­ção deve-se indi­car, com o máximo de rigor pos­sí­vel, a loca­li­za­ção da árvore iso­lada ou do arvo­redo, de modo a faci­li­tar a loca­li­za­ção do(s) exemplar(es) quando, pos­te­ri­or­mente, os téc­ni­cos da AFN se des­lo­ca­rem ao ter­reno. Ao pedido deve ser anexa uma ou mais foto­gra­fias da árvore ou arvoredo.
Por último, no caso de estar a reque­rer a clas­si­fi­ca­ção de um ou mais exem­pla­res situ­a­dos numa pro­pri­e­dade pri­vada, deverá, pre­fe­ren­ci­al­mente, indi­car uma forma de con­tac­tar o res­pec­tivo proprietário.
O pedido deve ser feito por escrito e envi­ado para a AFN:

Auto­ri­dade Flo­res­tal Naci­o­nal
Divi­são de Pro­tec­ção e Con­ser­va­ção Flo­res­tal
Ave­nida João Cri­sós­tomo, 28
1069–040 LISBOA

No entanto, caso tenha ficado com dúvi­das acerca do pro­cesso de clas­si­fi­ca­ção de árvo­res ou, sim­ples­mente, pre­fira que seja a Árvo­res de Por­tu­gal a coor­de­nar o pedido junto da AFN, não hesite em contactar-nos.
Todos somos pou­cos para aju­dar a pro­te­ger o nosso patri­mó­nio arbó­reo. Ajude as árvo­res de Portugal!"

In Árvores de Portugal

terça-feira, 27 de abril de 2010

Campanha de Solidariedade
Mães Felizes
www.felizdiamae.com
Por cada mensagem, a Crioestaminal doa um euro à “Ajuda de Mãe

"No âmbito da sua política de responsabilidade social, a Crioestaminal lançou uma campanha de solidariedade que pretende trazer momentos de felicidade para muitas mães por todo o país e sobretudo apoiar a associação “Ajuda de Mãe”. A campanha chama-se “Feliz Dia, Mãe” e tem como suporte o site www.felizdiamae.com onde está disponível um “frigorífico virtual”. Aqui os filhos poderão deixar dedicatórias às mães. Por cada mensagem, a Crioestaminal doa um euro à “Ajuda de Mãe” que, através desta iniciativa, poderá continuar a oferecer apoio indispensável a mulheres grávidas com dificuldades."

In Máxima
A indiferença que prefere voltar as costas à acção

Primeiro levaram os comunistas, eu calei-me, porque não era comunista. Quando levaram os sociais-democratas, eu calei-me, porque não era social-democrata. Quando levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque não era sindicalista. Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque não era judeu. Quando me levaram, já não havia quem protestasse.

Martin Niemöller (1892-1984)

"A frase, ou o poema, é o que resta de um conjunto de declarações avulsas e obscuras de Martin Niemöller (1892-1984), um pastor luterano alemão que foi internado pelos nazis em campos de concentração. Niemöller, que começou por ter sintomas de anti-semitismo e tentou 'dialogar' com Hitler, acabou um dos mais vigorosos críticos da indiferença do povo alemão perante a política de extermínio. Na vulgata, aquelas palavras circulam mais ou menos assim, um brevíssimo tratado da indiferença. E são erradamente atribuídas a Bertolt Brecht, que escreveu contra essa indiferença. A indiferença que prefere voltar as costas à acção. A indiferença da cegueira voluntária. (...)"

Clara Ferreira Alves in Jornal Expresso

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Morango
Aroma e sabor inconfundíveis, conheça melhor a fruta da paixão.

"Os morangos são uma deliciosa forma de proteger o seu organismo. Conheça as suas propriedades nutricionais e os cuidados que algumas pessoas devem ter.
Apesar de existirem inúmeras variedades, é fácil distinguir o morango pela vivacidade da sua cor vermelha com as sementes à superfície e uma coroa de folhas no topo do fruto. O seu nome científico é Fragaria vesca var. hortensis.
Antes de ser cultivado, o morango crescia apenas de forma selvagem nos bosques. As variedades actuais são híbridas de culturas antepassadas e têm agora um tamanho grande mantendo um sabor irresistível.

Informação nutricional
Comparativamente às restantes frutas, o morango tem um conteúdo moderado de hidratos de carbono e um valor energético baixo. Destaca-se o seu teor em vitamina C, ácido fólico e fitonutrientes bem como ácidos orgânicos. É também rico em minerais, como o potássio, o magnésio, entre outros. O seu teor de fibra é moderado.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

Vantagens e desvantagens
Devido à riqueza em antioxidantes, como a vitamina C, ácido fólico e fitonutrientes (antocianinas e elagitaninas), o morango é uma forma agradável e saborosa de fortalecer as defesas do organismo e prevenir diversas doenças crónicas, como a doença cardiovascular e o cancro.
O teor em água e potássio apresenta um leve efeito diurético que poderá ser benéfico para as pessoas que fazem retenção de líquidos no corpo ou em casos de hiperuricemia (níveis de ácido úrico elevados no sangue) e hipertensão arterial.
O morango é muito apreciado pelas crianças e pode ser uma forma divertida de educar as crianças para o consumo de frutas e hortícolas.
Um vasto número de pessoas apresenta reacções alérgicas quando consome morangos, que passam por irritação da pele, inchaço da boca e garganta, dores de cabeça, entre outros. A investigação não permite ainda desvendar o mecanismo completo deste fenómeno, mas conseguiu já isolar uma proteína que poderá ser um dos responsáveis.

Como comprar e conservar
Os morangos são muito perecíveis, pelo que devem ser comprados poucos dias antes de serem usados. Escolha aqueles com consistência firme, cor vermelho vivo, sem mazelas ou partes deterioradas. Como os morangos não amadurecem depois de colhidos, evite os que apresentam partes verdes ou incolores. Os morangos de tamanho médio são, normalmente, mais saborosos do que aqueles de tamanho muito grande. Se comprar morangos pré-embalados, verifique se não estão demasiado compactados porque facilita a deterioração dos mesmos.
Deverá conservar os morangos no frigorífico logo após a compra e durante um a dois dias. Antes de os refrigerar retire aqueles que estão danificados ou com bolor e certifique-se das condições da embalagem."

Receitas com morangos para ver aqui.

In Nestlé

domingo, 25 de abril de 2010

As imagens da semana

Esta semana, apresento a Parte II e última da magnífica Exposição Sem Rede (da talentosa Joana Vasconcelos), que está em exibição no Museu Berardo até 18 de Maio 2010 (com entrada livre!).
A riqueza e intensidade das peças são impressionantes, assim como a informações sobre as mesmas, razão porque foi importante publicar algumas das muitas fotografias que tirei, pelo que serão repartidas por partes (podem clicar nas imagens para ampliar).
Uma exposição a não perder!
Boa semana.