sábado, 26 de maio de 2007

As surpresas da semana

1 - Uma ideia fantástica para reciclar rolhas de cortiça e criar brincos únicos! Para ver em: http://wannabeindie.blogspot.com/2007/02/stick-cork-in-it.html

2 - A 3º edição do Concurso de Design da Tupperware convida todos consumidores e criadores a participar até dia 31 de Agosto 2007. Mais informações em: http://www.translationsintupperware.com/Pages/About.html

3 - Chapéus de sol ou/e de chuva, para voar, para o baile, para casamento ou para complementar a nossa imaginação em: http://www.bellaumbrella.com/

4 - Também adorava ter uns chinelos destes (totalmente feitos à mão), para ver em: http://www.flickr.com/photos/anaventura/sets/72157600002765414/

5 - Finalmente o nosso Primeiro falou a verdade ao povo! Para ler em: http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2007/05/lapso-freudiano.html

6 - A Feitoria tem à venda um tesouro raro: fitas de papel, usadas para decorar armários, que foram encontradas há vários anos nos armazéns de uma antiga papelaria. Existem três padrões e um número limitado de fitas, para ver e comprar em: http://www.feitoria.com.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=1509

7 - O Movimento Cidadania LX lançou uma campanha "Lisboa Deprimente" solicitando a colaboração de todos para identificar os edifícios e espaços públicos deprimentes em Lisboa (que são imensos!). Para participar em: http://cidadanialx.blogspot.com/2007/05/continue-participar-na-campanha-lisboa.html

8 - Um blogue com ideias muito originais e respectivos moldes para apreciar em: http://craftleftovers.blogspot.com/

9 - E eu nem uso brincos, mas os de esmalte da Margapinta são magníficos, para ver em: http://margapinta.blogspot.com/search/label/esmaltes

10 - Quero ir ver esta Sombra da Arquitecta Teresa Nunes da Ponte (que muitas pessoas falam) nos jardins da Gulbenkian: http://o-estado-do-mundo.blogspot.com/2007/05/sombra.html

11 - As originais peças da Dina Ladina para colorir de alegria as crianças em: http://dinaladina.blogspot.com/2007/05/dina-ladina-kids.html

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Jardins do Museu do Traje
Lg. Júlio Castilho - Parque Monteiro-Mor

1600-483 Lisboa
Telf.: 217 590 318
E-mail: mntraje@ipmuseus.pt
www.museudotraje-ipmuseus.pt
Horário: Terça a domingo 10h-18h. Encerra à segunda.

"Um jardim botânico que é um verdadeiro oásis nesta zona da cidade e que só costuma ser lembrado por quem visita os museus do Traje e do Teatro, situados na mesma morada.
Mandado construir no século XVIII e que mantém, numa enorme extensão, espécies raras, canteiros, caminhos, lagos, grutas, pontes, e tudo o mais que faz deste um lugar mágico.
Extenso, distribuído em vários patamares, com uma flora muito diversificada e algo densa, é dotado de um ambiente mágico e palco provável de mirabolantes aventuras infantis."

In site: http://www.myguide.pt/home.aspx?accao=detalhe&destinoid=12&objturid=539&objturtipoid=14

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Golfinhos - Roazes do Sado
Seminário Internacional: Desenvolvimento Eco-turístico e Medidas de Conservação da Comunidade de Golfinhos Residente
31 de Maio a 2 de Junho 2007
Esperança Centro Hotel - Setúbal


"A importância do património natural como recurso turístico, na Região de Setúbal, é indiscutível. A necessidade de compatibilizar o desenvolvimento turístico com a preservação do património natural é incontornável.
No Estuário do Sado reside uma comunidade de golfinhos-roazes, actualmente com 25 elementos, que é única em Portugal e uma das apenas três comunidades residentes existentes na Europa.
A conservação desta comunidade, símbolo da "Baía dos Golfinhos", depende da concretização de medidas urgentes, com vista à adopção generalizada de comportamentos que assegurem, por um lado, o bem-estar dos golfinhos e, por outro, a sustentabilidade das actividades de animação turística, de lazer e de fruição da natureza.
A Associação da Baía de Setúbal e o conjunto de entidades parceiras, pretende com este seminário promover o debate e a reflexão sobre este tema, fomentar a partilha de experiências e criar melhores condições, a nível local e com a participação dos diferentes "agentes" envolvidos, para a implementação de medidas para a conservação da comunidade de golfinhos residente no Estuário do Sado."

A inscrição é gratuita e livre, mediante inscrição prévia (solicitar o programa e ficha de inscrição para os contactos da Associação da Baía de Setúbal).

Mais informações:
Associação da Baía de Setúbal
Apartado 1018
2901-902 Setúbal
Telm.: 936515866
E-mail: abs@mun-setubal.pt

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Uma Casa Portuguesa com muito conforto e tecnologia, mas vazia de pessoas para que serve?

Portugueses não querem ter mais tempo para a família, ao contrário da maioria dos europeus

"Os portugueses têm cada vez menos filhos e, entre a maioria daqueles que os têm, não faz parte das prioridades poder ter mais tempo para lhes dedicar, segundo dados divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) a propósito do Dia Internacional da Família.
Mais individualistas, mais autocentrados: é uma tendência que já não é nova, mas que se tem vindo a consolidar. Surpreendentes, contudo, são estas percentagens extraídas do Inquérito ao Emprego de 2005, agora divulgadas: 83,7 por cento da população empregada, com pelo menos um filho ou dependente a quem prestem cuidados, diz que não deseja alterar a sua vida profissional para poder dedicar mais tempo a cuidar deles. Os que admitem desejar trabalhar menos para conseguir aquele objectivo representam apenas 13,4 por cento. A percentagem de mulheres nesta situação mais do que duplica a dos homens (18,8 por cento contra 8,1).

Nos estudos realizados por organismos da União Europeia ressalta o contrário, com a maioria dos europeus a manifestar-se insatisfeito no que respeita à conciliação entre trabalho e família. Esta insatisfação foi mesmo apresentada como uma espécie de "moeda comum" europeia.
No ano passado, ainda segundo os dados do INE, a percentagem de agregados constituídos por um casal com filhos desceu abaixo dos 50 por cento: representavam 46,8 por cento, quase empatando com os 46,6 por cento contabilizados pelos agregados familiares de uma pessoa só, casais sem filhos e agregados monoparentais. Estes três últimos têm vindo a subir; o primeiro tem estado a descer.
Na verdade, a sua proporção desceu 3,8 por cento em sete anos, o que é em parte justificado pelas quebras registadas nas famílias maiores e com este qualificativo já se abrange as de dois filhos. O contingente mais representativo continua a ser o das famílias com apenas um filho (32 por cento).
As casas podem ter menos gente, mas ganharam em conforto, revela um estudo da Marktest, também divulgado esta semana. Em todos os lares do continente há já um frigorífico ou combinado. Quase a fazer o pleno estão o fogão e a televisão. Popular é também a máquina de lavar a roupa. Está em 97,8 por cento das casas. Os leitores de DVD já chegaram a 62,3 por cento dos lares. Ultrapassaram os computadores, mas a proporção de lares onde estes estão presentes mais que duplicou em seis anos: passou de 22 por cento em 2000 para 45,4 no ano passado.
Equipamentos minoritários são o ar condicionado e o aquecimento central. Estão presentes em 9,7 e 13,9 por cento dos lares, respectivamente. A par da má qualidade da construção em Portugal, esta escassez contribui para uma situação também já identificada em vários estudos da UE: entre os europeus, os portugueses são dos que mais sofrem de frio (ou calor) dentro de portas."
Clara Viana (20.05.2007)

In site:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1294522&idCanal=62

terça-feira, 22 de maio de 2007

Filme: China Blue
O que a China e as Multinacionais tentam esconder!

"China Blue takes us inside a blue-jeans factory, where Jasmine and her friends are trying to survive a harsh working environment. But when the factory owner agrees to a deal with his Western client that forces his teenage workers to work around the clock, a confrontation becomes inevitable.
Shot clandestinely in China, under difficult conditions, this is a deep-access account of what both China and the international retail companies don’t want us to see – how the clothes we buy are actually made."

Mais informações sobre o filme em: http://www.teddybearfilms.com/chinablue

In site: http://www.teddybearfilms.com/chinablue

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Faça a Ajuda funcionar. O Mundo não pode esperar
Reivindicações para uma luta eficaz contra pobreza, por ocasião da Cimeira do G8 de 6 a 8 de Junho 2007


"No mundo existem, neste momento, mais de 121 milhões de crianças sem acesso às escolas. Além disso, milhões morrem por ano de causas como a pobreza, as guerras, a saúde e a corrupção. Para combater isto, as duas maiores redes de organizações católicas para o Desenvolvimento da Europa uniram-se num esforço de pressão aos países do G8, que se irão reunir em Junho próximo.
Petição aos Governos do Norte e do Sul:
- Os governos dos países ricos prometeram providenciar recursos financeiros suficientes para reduzir a extrema pobreza para metade, até 2015. Esta promessa tem que ser cumprida, incondicionalmente e sem restrição.
- As ajudas ao desenvolvimento devem beneficiar os pobres. Isto é da responsabilidade de todos governos, tanto no Norte como no Sul.
- O mal da corrupção deve ser derrotado, no Norte e no Sul. A Convenção contra a corrupção da ONU deve ser ratificada e, mais importante ainda, implementada por todos os países.
- A globalização deve ser construída de forma socialmente justa e solidária; só assim será capaz de reduzir a pobreza no Sul e no Norte.

Assine a Petição online em: http://www.make-aid-work.org/portugues/tosupport.php

domingo, 20 de maio de 2007

Amanhã vou, com a Sandra, fazer a entrega do valor obtido no Leilão Mão a Mão à Santa Casa da Misericórdia de Albufeira. Este projecto vive de solidariedade, seja das pessoas que oferecem as suas criações (e fazem o respectivo envio das mesmas), das que licitam, das que se disponibilizam a visitar (suportando o valor da sua própria deslocação) as instituições seleccionadas para entrega dos valores obtidos, seja no apoio para demais informações, mas é graças à Sandra que ele funciona. É ela que faz a maior parte do trabalho e dá o seu tempo sem limites... Nunca lhe perguntei por que o faz, mas queria agradecer-lhe por o fazer. Porque são pessoas assim que nos dão alguma esperança na humanidade.
Amanhã vou sentir a alegria de dar algo em troca de um sorriso, de uma palavra, de um aperto de mão, de uma afinidade de sentimentos. Amanhã vou sentir o Projecto Mão a Mão de perto e perceber o que faz a Sandra não desistir mesmo que por vezes não consiga ter tempo para mais!
Vai ser a minha primeira viagem de comboio até ao Algarve, sempre feita por autocarro ou transporte próprio, e estou ansiosa por confirmar as opiniões sobre a beleza da travessia.
Por isso, amanhã só poderá ser um excelente dia!

Pudim de Limão da Heather

Ingredientes
2 ovos separados (à temperatura ambiente)
50 grs de manteiga
130 grs de açúcar (utilizei amarelo)
2 limões grandes (sumo e raspa)
60 grs de farinha fina para bolos (já com fermento)
150 ml de leite
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Barrar uma forma de chaminé com manteiga e polvilhar com açúcar.
Bater à mão a manteiga, o açúcar e a raspa do limão (5 minutos).
Juntar as gemas pouco a pouco (muito devagarinho) e ir batendo sempre (à mão).
Envolver cuidadosamente, com uma colher de pau, a farinha alternado com o leite e o sumo do limão.
Bater as claras em castelo e adicionar envolvendo à mistura anterior (sem bater).
Se ficar grumos, não se preocupe porque é normal.
Levar ao forno a cozer (180ºC) durante 40-45 minutos (cuidado para não cozer demasiado).

Para aproveitamento dos limões que existem abundantemente em todas as zonas de Portugal.
Fica um pudim pequenino mas muito perfumado e com um delicioso sabor a limão.
Esta receita é da minha amiga Heather.