sábado, 18 de abril de 2009

As surpresas da semana

1 - Adorável: Pegadas em vinil autocolante decorativo!

2 - Triumph: Novo Catálogo Primavera/Verão 2009.

3 - Como a aranha faz a sua teia (em francês).

4 - WWF apela: Governo Português deve assumir responsabilidade na eliminação de madeiras de origem ilegal e incentivar consumo de madeiras certificadas.

5 - Passatempo A Pátria dos Loucos: a SAPO Mulher e a Editorial Presença têm 10 livros autografados pelo autor para oferecer (até dia 30 Abril 2009).

6 - O oleiro José Franco, criador da aldeia típica do Sobreiro, em Mafra, faleceu ao início da madrugada de hoje no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com 89 anos, disse à Agência Lusa fonte da família.

7 - O antigo lugre bacalhoeiro Argus voltou ao seu país de origem, depois de ter estado nas Caraíbas, durante cerca de 35 anos, a realizar cruzeiros turísticos.

8 - Passatempo Saber Viver/Dia da mãe: ganhe perfumes O Boticário para oferecer à sua mãe (até dia 29 Abril 2009).

9 - Identificada nova e perigosa invasora em Portugal: Salvinia molesta D.S. Mitchell, com origem na América do Sul.

10 - Vamos ajudar? Sorteio de 10 livros a favor do Refúgio das Patinhas (cada rifa custa 1 euro e podemos comprar até dia 27 de Abril 2009).

11 - Parece ser uma delícia: Linguine com tomates secos e vinagre balsâmico.

12 - Aproveite as ligações Intercidades e participe, até 30 de Abril, na Rota de Sabores Tradicionais em Évora: 20% de desconto em viagens Intercidades de Ida e Volta no trajecto Lisboa-Évora e até 25% de desconto nos hotéis e restaurantes aderentes.

13 - NUK: dos desenhos das nossas chupetas e biberões, seleccionámos os mais belos, deixámos apenas os contornos e oferecemo-los agora aos mais novos para que se deliciem e divirtam, enchendo-os decor e alegria. E combine os vários fundos, figuras, ambientes e inúmeros acessórios à sua vontade, adicione balões de fala ou texto e crie o seu cartão personalizado!

14 - Passatempo Barriguinhas: encontra-se em estado de graça? Está a viver uma das fases mais bonitas na vida da MULHER – a gravidez? Já tem uma barriguinha proeminente? Partilhe com O Melhor da Vida imagens da sua barriga e habilite -se a ganhar um fantástico Kit de nascimento Airflex Newborn Starter Set (2 biberões 260ml/oz + 2 biberões 125ml/oz + 2 tetinas 0m+ + 1 chupeta 0-3 m) da AVENT/PHILIPS.

15 - Gosto tanto destas pregadeiras dos Bichanos do Porto (e uma já é minha!).
Aurora em Saturno
clique na imagem para ampliar

Fonte: HubbleSite

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Letras

"... Porque amamos sempre a pessoa diferente, procuramo-la em todas as situações e variantes da vida... O maior segredo e dádiva da vida, quando duas pessoas semelhantes se encontram... Isso é tão raro, como se a natureza impedisse com força e astúcia essa harmonia - talvez porque para a criação do mundo e para a renovação da vida necessita da tensão que se gera entre as pessoas que se procuram eternamente, mas que têm intenções e ritmos de vida opostos... "

Sandor Marai, As velas ardem até ao fim
Quiosques de Lisboa ganham vida até Setembro

"São cerca de trinta quiosques e outros estabelecimentos de restauração a nascer na cidade de Lisboa.
Até Setembro a capital vai ter mais espaços onde se pode sentar e desfrutar de uma bebida.

Os concursos lançados pela Câmara de Lisboa têm como objectivo levar moradores e turistas a aproveitar melhor estes espaços públicos de lazer, sobretudo nos dias de Verão que se aproximam.
Alguns dos novos espaços onde se vão melhorar as estruturas e requalificar equipamentos são o miradouro do Monte Agudo, a Avenida da Liberdade, o Largo de Camões, o Parque Eduardo VII, o Príncipe Real, o Eucaliptal de Benfica e os jardins de Botto Machado, da Estrela, das Francesinhas, do Torel e das Amoreiras.
Em declarações à Agência Lusa, o vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes diz que "É preciso espaços que levem as pessoas a estar sentadas nos jardins, a desfrutar realmente deles. No parque infantil do Eduardo VII, por exemplo, as pessoas não têm um sítio para tomar qualquer coisa quando levam as crianças".
A Praça das Flores, ao Príncipe Real e o Largo de Camões vão ser os locais que vão receber os primeiros quiosques.
A recuperação destes espaços vão relembrar um pouco do espírito vivido no século XIX e no início do século XX, com a venda de bebidas feitas na altura e sandes, salgados e doces com sabores lisboetas em estruturas antigas recuperadas.
A Câmara alfacinha está ainda a promover cinco concursos para a exploração de novos espaços de restauração em áreas verdes e de lazer.
São os casos do edifício do Eucaliptal de Benfica, fechado há mais de um ano, e o novo quiosque do Jardim das Amoreiras que deverá abrir já em Maio.Este novo quiosque vai ter esplanada, casas de banho e Internet sem fios gratuita disponível em todo o jardim.
A 27 de Abril termina o prazo para a entrega das propostas para o quiosque do Jardim de Botto Machado, e do restaurante de Montes Claros, no Parque Florestal de Monsanto. Ambos os espaços devem inaugurar em Maio ou Junho.
Até ao final do mês decorre o concurso para seis novos quiosques com esplanada na Avenida da Liberdade, dedicados a seis "temáticas": chocolate, chá e cafés; saladas, frutas e sumos naturais; vinhos, queijos e enchidos; petiscos/tapas; cervejaria e tema livre.
Estas novas estruturas vão abrir ao público até ao final de Julho e terão Internet gratuita e serão uma "reinterpretação dos antigos quiosques lisboetas do final do século XIX", adianta Sá Fernandes.
O vereador sublinha que a requalificação e criação destes espaços fazem parte da intenção municipal de diminuir o trânsito nas laterais da Avenida da Liberdade."

In site Factor Lisboa (14 de Abril 2009)

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Manking Is No Island

Mankind Is No Island by Jason van Genderen
Tropfest NY 2008 winner
As estrelas aqui retratadas têm cerca de 300 milhões de anos!
Esta fotografia resulta de um mosaico de 33 imagens obtidas por um telescópio no Arizona, EUA. As estrelas aqui retratadas têm cerca de 300 milhões de anos, sendo muito mais novas do que os 5.000 milhões de anos do nosso Sol.

Fonte: NASA
18 de Abril 2009 - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Cerca de 450 actividades comemorativas a realizar em Portugal
Programa: http://www.igespar.pt/DIMS

"O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado a 18 de Abril de 1982 pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e aprovado pela UNESCO.
Este dia oferece uma oportunidade para sensibilizar o público da diversidade do património cultural e dos esforços que requerem a sua protecção e conservação.
Permite igualmente expor a sua vulnerabilidade e necessidade de lhe conceder uma atenção contínua.
Desta forma, todos os anos é solicitado aos Estados membros da UNESCO que, neste dia, façam a promoção de actividades e de visitas gratuitas a sítios históricos, monumentos e museus.
Em complemento à declaração, pelas Nações Unidas, de 2009 como Ano Internacional da Astronomia, o Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios elegeu como tema estruturante do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2009 o tópico "Património e Ciência".
O objectivo é proporcionar uma oportunidade de reflexão e de reconhecimento do papel da ciência e tecnologia no património cultural, e, ainda, incentivar a discussão sobre os potenciais benefícios e ameaças da ciência no futuro no tocante à salvaguarda e à conservação do património.
O director do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), Elísio Summavielle lembra ao Factor Lisboa o património ligado à ciência existente na capital.
Locais como o Observatório Astronómico de Lisboa, o Planetário ou Museu de Ciência entre muitos outros.
A relação da ciência com o património, pode ser encarada sob dois pontos de vista: por um lado, o papel do progresso científico na criação do património; por outro, o contributo da ciência na conservação, no estudo e preservação do património.
O IGESPAR responde assim ao apelo do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e apresenta, dia 18 de Abril, uma programação especial de sensibilização do público para a relação entre a ciência e o património cultural com cerca de 450 actividades comemorativas."

In site Factor Lisboa

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Exposição
Rafael Bordalo Pinheiro - Da Caricatura à Cerâmica
17 Abril a 14 Junho 2009
Sintra Museu de Arte Moderna - Colecção Berardo
Av. Heliodoro Salgado - Sintra
Telf.: 219248170
Entrada gratuita
Horário: terça a domingo, das 10h00 às 18h00
www.berardocollection.com


clique na imagem para ampliar
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
18 de Abril 2009
Cascais
clicar na imagem para ampliar

terça-feira, 14 de abril de 2009

Reserva Agrícola Nacional (RAN)

Depois da revisão da REN, Governo aprova legislação escandalosa que destrói bases essenciais do ordenamento do território.

"O novo diploma agiliza as exclusões à RAN e aumenta as excepções, passando os municípios a deter um papel central na sua delimitação e alteração. Passa a ser adoptado um sistema de aprovação por deferimento tácito no âmbito dos pareceres que cabem às entidades regionais da RAN e é admitido um maior números de utilizações para outros fins onde se destaca a construção de estabelecimentos industriais ou comerciais de actividades conexas à actividade agrícola, de estabelecimentos de turismo em espaço rural, turismo de habitação e turismo de natureza, complementares à actividade agrícola e campos de golfe, entre outros.
Foi ontem publicado o Decreto-Lei n.º 73/2009 que aprovou um novo regime jurídico da Reserva Agrícola Nacional (RAN), revogando a legislação anterior que vigorava há já vinte anos. Não se discute a necessidade de revisão de um quadro legal que, nalguns aspectos, surge como desajustado e obsoleto face à realidade actual.
Assim, e desde logo, o regime da RAN agora divulgado consagra a nova metodologia de classificação dos solos, conforme recomendação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/WRB).
Há, todavia, muitas críticas a fazer ao diploma publicado – a começar na total ausência de possibilidade dada às Organizações de Ambiente de participarem activamente na respectiva elaboração. Apesar de, aquando da aprovação em Conselho de Ministros, ter sido divulgado que o Decreto-Lei fora aprovado na generalidade para consultas, certo é que a única Associação consultada foi a Associação Nacional de Municípios Portugueses.
As razões estão à vista: as Câmaras passam a ser as exclusivas responsáveis por delimitar a RAN, no âmbito do processo de elaboração, alteração ou revisão de plano municipal de ordenamento do território – o qual, recorde-se, deixou de estar sujeito a ratificação em Conselho de Ministros, na sequência de mais uma alteração à legislação de ordenamento do território em que este Governo tem sido fértil.
A delimitação da RAN vai ser efectuada e aprovada a nível municipal pelas próprias câmaras sendo desde logo considerados não integrados na Reserva Agrícola, entre outros, os “solos cuja urbanização seja possível programar” ( cfr. Art. 10º ) e, pasme-se, “Na elaboração da proposta de delimitação da RAN deve ser ponderada a necessidade de exclusão de áreas com edificações legalmente licenciadas ou autorizadas, bem como das destinadas à satisfação das carências existentes em termos de habitação, actividades económicas, equipamentos e de infra –estruturas” (cfr. Art. 12º nº 3). Tal significa obviamente uma aplicação completamente discricionária e ampla em cada um dos municípios, não permitindo assim proteger os valores associados ao regime da RAN.
Outro aspecto que merece o nosso repudio é a simplificação extrema de procedimentos, bem como a diminuição dos prazos para emissão de parecer prévio por parte das entidades regionais da RAN, em caso de utilizações não agrícolas de áreas integradas na RAN, dos actuais 60 ou 90 dias (consoante os casos), para somente 25, equivalendo a não emissão de parecer dentro deste prazo, a parecer (tácito) favorável (cfr. Arts. 22º e 23º).
Recorde-se que face ao regime até aqui vigente, todas as utilizações não estritamente agrícolas de solos integrados na RAN, careciam de autorizações da Comissão Regional da Reserva Agrícola (CRRA) e as desafectações de áreas da RAN apenas estavam previstas em termos excepcionais.
Acresce ainda a referência no preâmbulo do diploma relativo à integração da actividade florestal na actividade agrícola o que pode levar à promoção da florestação de terras agrícolas acabando com o efeito dos espaços agrícolas como faixas de contenção do fogo. Por outro lado, determinadas culturais florestais, como os eucaliptos, podem significar a degradação de solos agrícolas e a competição com as culturas para produção alimentar.
A Quercus reitera, assim, a enorme desilusão pela postura do actual Governo em matéria de ordenamento do território."

Lisboa, 01 de Abril de 2009
A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza
In site Quercus

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Conversas com Barriguinhas - Criográvidas
As inscrições são gratuitas, mas indispensáveis, até ao dia anterior do evento.
http://www.crioestaminal.pt/web/pt/main.aspx?pag=info_util/main.aspx?pag=barriguinhas.html

"A Crioestaminal irá organizar ao longo de 2009 uma série de eventos, cujo mote será Conversas com Barriguinhas.
O enorme sucesso que tivemos no ano passado com os “Criodias” fez com que este ano não só quiséssemos repetir uma acção semelhante, como inclusivamente quisemos torná-la mais completa ao oferecer a todas as grávidas que nele participam a possibilidade de contactarem com especialistas nas mais diversas áreas:
• Criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical
• Comunicação intra-uterina (perceber a actividades motora dos bebés in-útero, conhecer os ritmos e estratégias para partilhar sentimentos e situações no dia-a-dia ao longo da gravidez)
• Como cuidar da pele do bebé desde o nascimento
• Alimentação e nutrição do bebé
Para o fazer quisemos também convidar parceiros, a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, a Mustela e a Nestlé, que nos ajudam a garantir toda a qualidade desta acção.
Ao longo destes eventos as grávidas poderão também receber pequenas surpresas, como por exemplo um vale de desconto na Vertbaudet no valor de 15€.
As inscrições são gratuitas, mas indispensáveis, até ao dia anterior do evento.
Próximos eventos:
Lisboa: ESEL- Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
> 30 de Abril
> 22 de Maio
> 30 de Junho
> 22 de Julho
Hora: 18.30h; Morada: Avenida D. João II, Lote 4.69.01 (junto ao Parque das Nações).

Porto: ESEP- Escola Superior de Enfermagem do Porto
> 16 de Maio
> 13 Junho
> 11 Julho
Hora: 14.30h; Morada: Auditório Celeste Marques. Rua Dr. António Bernardino de Almeida (junto ao Hospital de S. João).

Cantanhede: Instalações da Crioestaminal
Com visita aos laboratórios.
> 30 de Maio
> 11 de Julho
Hora: 15.00h; Morada: Biocant Park Núcleo 4, Lote 2."

In site Crioestaminal
A Páscoa no Mundo

Vigília Pascal celebrada em tenda, na cidade de L’Aquila, Itália.
Foto: Reuters
Vigília Pascal em Kirkuk, Iraque.
Foto: Reuters

domingo, 12 de abril de 2009

As imagens da semana

Uma Páscoa muito bonita este ano, com direito ao que mais gosto: família, animais, flores, árvores, boa comida e bebida (com guloseimas!), passeio pelo campo e aldeia.
Um dia muito feliz!





































Há sempre um deus fantástico nas casas
Em que eu vivo, e em volta dos meus passos
Eu sinto os grandes anjos cujas asas
Contêm todo o vento dos espaços.