sexta-feira, 17 de abril de 2009

Quiosques de Lisboa ganham vida até Setembro

"São cerca de trinta quiosques e outros estabelecimentos de restauração a nascer na cidade de Lisboa.
Até Setembro a capital vai ter mais espaços onde se pode sentar e desfrutar de uma bebida.

Os concursos lançados pela Câmara de Lisboa têm como objectivo levar moradores e turistas a aproveitar melhor estes espaços públicos de lazer, sobretudo nos dias de Verão que se aproximam.
Alguns dos novos espaços onde se vão melhorar as estruturas e requalificar equipamentos são o miradouro do Monte Agudo, a Avenida da Liberdade, o Largo de Camões, o Parque Eduardo VII, o Príncipe Real, o Eucaliptal de Benfica e os jardins de Botto Machado, da Estrela, das Francesinhas, do Torel e das Amoreiras.
Em declarações à Agência Lusa, o vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes diz que "É preciso espaços que levem as pessoas a estar sentadas nos jardins, a desfrutar realmente deles. No parque infantil do Eduardo VII, por exemplo, as pessoas não têm um sítio para tomar qualquer coisa quando levam as crianças".
A Praça das Flores, ao Príncipe Real e o Largo de Camões vão ser os locais que vão receber os primeiros quiosques.
A recuperação destes espaços vão relembrar um pouco do espírito vivido no século XIX e no início do século XX, com a venda de bebidas feitas na altura e sandes, salgados e doces com sabores lisboetas em estruturas antigas recuperadas.
A Câmara alfacinha está ainda a promover cinco concursos para a exploração de novos espaços de restauração em áreas verdes e de lazer.
São os casos do edifício do Eucaliptal de Benfica, fechado há mais de um ano, e o novo quiosque do Jardim das Amoreiras que deverá abrir já em Maio.Este novo quiosque vai ter esplanada, casas de banho e Internet sem fios gratuita disponível em todo o jardim.
A 27 de Abril termina o prazo para a entrega das propostas para o quiosque do Jardim de Botto Machado, e do restaurante de Montes Claros, no Parque Florestal de Monsanto. Ambos os espaços devem inaugurar em Maio ou Junho.
Até ao final do mês decorre o concurso para seis novos quiosques com esplanada na Avenida da Liberdade, dedicados a seis "temáticas": chocolate, chá e cafés; saladas, frutas e sumos naturais; vinhos, queijos e enchidos; petiscos/tapas; cervejaria e tema livre.
Estas novas estruturas vão abrir ao público até ao final de Julho e terão Internet gratuita e serão uma "reinterpretação dos antigos quiosques lisboetas do final do século XIX", adianta Sá Fernandes.
O vereador sublinha que a requalificação e criação destes espaços fazem parte da intenção municipal de diminuir o trânsito nas laterais da Avenida da Liberdade."

In site Factor Lisboa (14 de Abril 2009)

Sem comentários: