quinta-feira, 16 de abril de 2009

18 de Abril 2009 - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Cerca de 450 actividades comemorativas a realizar em Portugal
Programa: http://www.igespar.pt/DIMS

"O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado a 18 de Abril de 1982 pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e aprovado pela UNESCO.
Este dia oferece uma oportunidade para sensibilizar o público da diversidade do património cultural e dos esforços que requerem a sua protecção e conservação.
Permite igualmente expor a sua vulnerabilidade e necessidade de lhe conceder uma atenção contínua.
Desta forma, todos os anos é solicitado aos Estados membros da UNESCO que, neste dia, façam a promoção de actividades e de visitas gratuitas a sítios históricos, monumentos e museus.
Em complemento à declaração, pelas Nações Unidas, de 2009 como Ano Internacional da Astronomia, o Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios elegeu como tema estruturante do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2009 o tópico "Património e Ciência".
O objectivo é proporcionar uma oportunidade de reflexão e de reconhecimento do papel da ciência e tecnologia no património cultural, e, ainda, incentivar a discussão sobre os potenciais benefícios e ameaças da ciência no futuro no tocante à salvaguarda e à conservação do património.
O director do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), Elísio Summavielle lembra ao Factor Lisboa o património ligado à ciência existente na capital.
Locais como o Observatório Astronómico de Lisboa, o Planetário ou Museu de Ciência entre muitos outros.
A relação da ciência com o património, pode ser encarada sob dois pontos de vista: por um lado, o papel do progresso científico na criação do património; por outro, o contributo da ciência na conservação, no estudo e preservação do património.
O IGESPAR responde assim ao apelo do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e apresenta, dia 18 de Abril, uma programação especial de sensibilização do público para a relação entre a ciência e o património cultural com cerca de 450 actividades comemorativas."

In site Factor Lisboa

Sem comentários: