"Estou aqui construindo o novo dia com uma expressão tão branda e descuidada que dir-se-ia não estar fazendo nada. E, contudo, estou aqui construindo o novo dia!" António Gedeão
sábado, 17 de janeiro de 2009
1 - Chegou o frio. Será que o seu cão também o sente?
2 - Afinal não sou a única "crescida" a ter uma paixão por bonecas em tecido (trapos) quer antigas ou actuais!
3 - A LIPOR promove uma vez mais em 2009, a iniciativa Sábados Verdes, entre as 09h00 e as 13h00: por cada 2 kg de papel e cartão o visitante recebe um prémio.
4 - Este blogue divulgou e ficou feliz com o resultado: O Odivelas Parque e a Obra do Padre Abel agradecem a todos os participantes a colaboração no passatempo de Natal "Clique e nós oferecemos um Donativo por si". A sua participação resultou num donativo por parte do Odivelas Parque no valor de 4750 euros à Obra do Padre Abel.
5 - Hotéis do Gelo.
6 - Recolha selectiva é sucesso na Freguesia da Usseira, Óbidos.
7 - Conservem a Conserveira.
8 - Explorando o Mar na Escola: até dia 30 de Janeiro ainda tem oportunidade de se inscrever (gratuito) para este workshop, que tem os professores como destinatários preferênciais.
9 - 7 Maravilhas da Natureza: Só Douro passou à fase seguinte.
10 - Fotografias magníficas.
11 - Este é o blogue da Sara, para quando precisarem de um bolo muito especial. Ela é uma artista doceira espantosa!
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Galeria novaOgiva
Óbidos
"Na defesa do património artístico e no reforço da promoção do trabalho desenvolvido pela Fábrica de Faianças Bordalo Pinheiro, o Município de Óbidos decidiu que a exposição BORDALO CONTEMPORÂNEO manter-se-á patente na galeria novaOgiva até ao dia 1 de Março de 2009.
Pretende-se com esta mostra dar a conhecer a obra cerâmica de Bordalo Pinheiro, e de seu filho, Manuel Gustavo, assim como o trabalho desenvolvido pela Fábrica de Faianças (1908 – 2008).
Segundo o Presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria, “neste território de Arte que é a vila de Óbidos, receber, divulgar e promover a arte dos Bordalos constitui-se como uma oportunidade de grande valor artístico e como elevado valor de indústria criativa”.
A exposição prevista para o Auditório de S. Tiago, da autoria da artista Joana Vasconcelos, e que integra o momento de evocação e divulgação da obra de Rafael Bordalo Pinheiro, não poderá realizar-se por circunstâncias que se prendem com o momento de indecisão que a Fábrica de Faianças Bordalo Pinheiro atravessa."
In site Município de Óbidos
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Dia “D” do Consumo é apontado como o dia em que a Natureza deixa de ter capacidade para regenerar os recursos necessários para a sustentação da vida humana. Estamos a consumir a um ritmo cada vez mais acelerado e desenfreado. Há que ter respeito pelos recursos naturais, dos quais dependemos, e não são infinitos....
Dia "D" do Consumo (Earth Overshoot Day)
Note bem!
- Em 1961 a população mundial já usava 70% da capacidade produtiva da Terra, o equivalente a pouco mais de 0,5 Planeta Terra.
- Em 2003 a população da Terra já consumia 25% a mais do que os sistemas biológicos poderiam renovar, o equivalente a 1,25 planetas Terra.
- Em 2008 esse valor aumentou para 40%, o equivalente a 1,4 planetas Terra.
- 475 dias (1 ano e 110 dias) seria o número de dias necessário para que a Terra pudesse ser capaz de regenerar os recursos que a população mundial consumiu num só ano!
- Estima-se que em 2050, a pegada ecológica da humanidade seja o equivalente a 2 planetas Terra.
Sabia que...
Portugal (2005)
Pegada Ecológica (milhões de hectares) - 46,5
Área (milhões de hectares) - 10,7
Biocapacidade (milhões de hectares) - 12,9
População (milhões) - 10,5
UM DESAFIO PARA 2009:
...REAVALIE O SEU CONSUMO, RESPEITE OS RECURSOS NATURAIS! A NOSSA SOBREVIVÊNCIA DEPENDE DELES!
In Newsletter Lipor - Note Bem (14 Janeiro 2009)
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
De 15 Janeiro a 15 de Fevereiro
Recolha de sapatos usados de adulto ou criança
Entrega em qualquer ponto de venda da BotaMinuto em Portugal
(para saber qual a loja mais perto de si ver aqui)
http://oferecaumsapatorecebaumsorriso.blogs.sapo.pt
"Chegou de novo a altura de ser solidário.
Após a campanha do ano passado a BOTAMINUTO volta à carga para ajudar quem mais necessita.
Aqueça os pés frios de quem precisa. É tão fácil. Seja Solidário: Ofereça um sapato, Receba um sorriso.
É tão simples. De 15 de Janeiro a 15 de Fevereiro, basta entregar sapatos usados de adulto ou criança em qualquer dos pontos de venda BOTAMINUTO espalhados pelo país.
A BOTAMINUTO, através do apoio da Lions Portugal, responsabiliza-se pela sua entrega aquecendo assim os pés frios de Norte a Sul do País.
Depois de tanto receber, Dê. É bom dar! Ajude-nos a conseguir sorrisos."
In blogue Ofereça um Sapato, Receba um Sorriso
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
Queen - Love of My Life
Wembley, 86 - um dos meus cantores preferidos, uma música eterna e um concerto memorável mesmo para quem não lá esteve!
QUEEN forever!
Ingredientes
6 ovos (à temperatura ambiente)
2 chávenas de chá de açúcar amarelo
3 chávenas de chá de farinha para bolos (já com fermento)
1 chávena de chá de óleo girassol (mais suave)
1 chávena de chá de nozes picadas grosseiramente
2 chávenas de chá de tâmaras cortadas em pedaços
vinho do Porto ou geleia de fruta q.b.
Preparação
Corte as tâmaras em pedaços pequenos e coloque de molho num recipiente com 5 colheres de sopa de vinho do Porto ou geleia de fruta (para ficarem mais macias) duas a três horas antes de as utilizar para o bolo.
Bata os ovos com o açúcar durante 10 minutos.
Adicione a farinha (peneirada por um passador) e o óleo, e continue a bater.
Junte as nozes e as tâmaras (devemos envolver as nozes e as tâmaras num pouco de farinha para, quando misturadas na massa, não irem ao fundo da forma) e envolva muito bem na massa com uma colher-de-pau (sem bater).
Leve ao forno (este deve ser pré-aquecido: ligar 10/15 minutos antes de colocar a forma com a massa), a cozer (180-190ºC), em forma de chaminé, untada com margarina e polvilhada com farinha, durante 50-60 minutos, mas faça o teste do palito para ver se está cozido.
Um bolo caseiro para comer nos dias de Inverno porque as nozes e as tâmaras ajudam o nosso organismo a superar o frio.
Espero que gostem!
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
"O amor pode realmente durar para sempre e com a mesma paixão dos primeiros tempos. Pelo menos para uma pequena minoria. E é tudo uma questão de química. É o que defende um grupo de investigadores da Stony Brook University, nos Estados Unidos.
As reacções químicas manifestadas por casais de longa data e por casais em início de relacionamento amoroso foram comparadas através de scanner cerebral pela equipa de investigadores. Verificou-se, então, para o espanto da maioria, que em alguns casais, juntos há mais de 20 anos, o cérebro libertou os mesmos níveis de dopamina (neurotransmissor associado às sensações de prazer) encontrados na fase inicial do enamoramento. Nestes casos, no entanto, havia uma particularidade: os casais não apresentavam o quadro obsessivo que caracteriza o estado nascente da paixão.
Para os especialistas responsáveis pelo trabalho de investigação, isso poderá indicar uma maior maturidade no relacionamento destes casais.
Estes são resultados que contrariam a ideia tradicional de que a paixão se esvai durante os primeiros dez anos de relacionamento. “Só que agora sabemos que o contrário é possível”, afirmou Arthur Aron, psicólogo que liderou o estudo, ao jornal Sunday Times. E acrescentou: “O relacionamento destes casais permanece intenso, e sexualmente activo também”, apesar de uma longa vida passada em comum."
In site Máxima
domingo, 11 de janeiro de 2009
Fomos ver a exposição de Presépios Portugueses no Palácio de Belém mas apesar do espaço escolhido ser muito interessante e criar um certo ambiente, das frases/poemas de escritores portugueses, das tonalidades usadas, achei que estava "pobrezinha". Talvez publicidade/marketing a mais...
Um pouco mais de história/tradições sobre as regiões de origem das peças expostas também seria muito útil.
Para quem gosta muito, muito de presépios como eu, é sempre bom ver alguns, mas com entrada paga (mesmo com descontos incluídos para várias categorias) devemos fazer melhor, este é um caso desses.
As minhas desculpas Dr.ª Maria Cavaco Silva, mas acredito que todo o seu staff poderia ter feito muito melhor.