sábado, 24 de abril de 2010

As surpresas da semana

1 - As Capelas dos Passos de Ovar, que datam dos meados do século XVIII e estão classificadas como Património de Interesse Público, vão poder ser visitadas às 4.ªs feiras, das 14h00 às 15h30, e aos Sábados, das 10h00 às 11h30. Os sete espaços de oração apresentam cenas da Paixão de Cristo, numa articulação entre a arquitectura, a pintura mural, a talha e a imaginária, articuladas em composições cenográficas.

2 - Ser Artista é Amanhecer Como as Árvores.

3 - Passatempo Zonlusomundo: o segundo filme da saga Homem de Ferro dá-te oportunidade de assistir ao concerto dos AC/DC em Paris, Stade de France. Este prémio inclui ainda a viagem ida e volta Lisboa - Paris - Lisboa e estadia de 2 noites na cidade. O concerto será no dia 18 de Junho. A ida é no próprio dia e o regresso no dia 20 de Junho (participa até 11 Maio 2010).

4 - Estreado o ano passado, numa operação global em 50 países, no dia 5 de Junho (Dia Mundial do Ambiente) e nos mais diversos formatos, o documentário "Home - A Terra é a nossa Casa", do fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, continua disponível on-line para visualização gratuita e na íntegra. Se ainda não apreciou a obra, é uma boa altura e uma boa maneira de assinalar o Dia da Terra. É uma produção sem fins lucrativos, graças a vários apoios, que "conta" a história do mundo, sublinha as ameaças e, particularmente, mostra a beleza do planeta numa viagem com hora e meia de duração. Só no YouTube, plataforma central de projecção do filme on-line, já ultrapassou os 6.600 milhões de espectadores.

5 - Entrevista José Gameiro: Dr. Casamento: elas são mais melgas. Eles são incompetentes. Primeiro escuta os casais. Depois aplica a terapia certa. No fim salva o casamento. Os conselhos do psiquiatra.

6 - Para pedir uma amostra grátis de caldos Knorr Natura.

7 - South Atlantic becomes more seabird-friendly.

8 - Terá sido nas últimas semanas que ocorreu o abate do Jacarandá centenário da Rua da Palma 208. Em Outubro de 2009, quando se iniciaram obras ilegais, o Pelouro do Urbanismo foi alertado para o perigo em que se encontrava tanto o imóvel como o respectivo Jacarandá do pátio fronteiro.

9 - Passatempo Sical: ganha máquina de café Krups: o Jogo consiste em servir 10 Cafés SICAL numa máquina de Pastilhas Krups no menor tempo possível. O prémio a atribuir aos 10 vencedores semanais é uma Máquina de Café KRUPS - Modelo XP5220 (participa até 27 Junho 2010).

10 - Imagens do Vulcão na Islândia: Eyjafjallajokull.

11 - Para pedir uma amostra grátis do novo desodorizante da Nivea Angel Star.

12 - Parece ser uma delícia: Tâmaras recheadas.

13 - O Ultimate Beauty/ Sapo Mulher tem para oferecer 30 embalagens de 50 ml de Idole d'Armani de Giorgio Armani, no valor de 78 € (participa até 2 Maio 2010).

14 - Magnífico: Nabuco.

15 - Há marcas portuguesas que fazem história!

16 - O Parque Nacional de Trata, a mais antiga área protegida da Eslováquia, também classificado como Zona de Protecção Especial e Sítio de Interesse Comunitário da Rede Natura 2000 está em perigo! O Governo da Eslováquia pretende redefinir os graus de protecção das diversas partes que constituem o seu território, diminuindo a área natural sob protecção integral e permitindo o desenvolvimento de infra-estruturas e actividades pouco compatíveis com a conservação da natureza, como a instalação de estâncias de ski e gestão florestal intensiva.
Os nossos parceiros BirdLife na Eslováquia, em conjunto com outras organizações não governamentais e universidades do país, têm-se debatido pela defesa desta área e sentem agora a necessidade de juntar a voz de todos os europeus à sua acção.
Para contribuir para uma Europa mais amiga da natureza assine a petição.

17 - Passatempo Brunch Domingo Tivoli Lisboa: partilha uma fotografia alusiva ao tema "A Melhor Mãe do Mundo" no mural do Tivoli Hotels & Resorts. A fotografia que receber mais "likes"/"gosto" será eleita a vencedora Prémio 1 refeição para dois adultos e uma criança até aos 12 anos no Brunch de Domingo do Tivoli Lisboa (participa até 30 Abril 2010).

sexta-feira, 23 de abril de 2010

23 Abril - Dia Mundial do Livro

Livre, livro: diante desta semelhança, logo em pequeno desconfiou que não seria por acaso.
David Mourão-Ferreira

Holland House Library, London - September, 1940

SOSAnimal
Ajude-nos a Ajudar
Número Solidário 760 50 10 95 (0,60 cêntimos+IVA)
www.sosanimal.com
clique na imagem para ampliar

quinta-feira, 22 de abril de 2010

22 Abril - Dia da Terra

Linkin Park - What I've Done

"O Dia da Terra foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, protesto esse coordenado a nível nacional por Denis Hayes. Esse dia conduziu à criação da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).
A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial e ajudando a preparar o caminho para a Cimeira do Rio (1992).
Actualmente, uma organização internacional, a Rede Dia da Terra coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia."

Cátia Rosas
Departamento Técnico da
CONFAGRI
"Seja a diferença na vida de alguém. Seja voluntário!”
Cascais lança campanha para ajudar a combater a solidão
Inscrições através Telf.: 21 481 52 74 / 21 481 52 74
ou email banco.voluntariado@cm-cascais.pt


O Banco Local de Voluntariado de Cascais vai, à semelhança do ano passado, promover uma campanha para angariar voluntários empenhados em ajudar a combater a solidão de alguns munícipes. O objectivo é colmatar as necessidades afectivas e de socialização de pessoas que se encontram em situação de dependência.
Minimizar a solidão de quem, por idade avançada, doença súbita ou mais prolongada, está em situação de isolamento em casa é o objectivo da campanha agora relançada pelo Banco Local de Voluntariado de Cascais. Às pessoas voluntárias é solicitada disponibilidade para dois dedos de conversa, companhia para saídas lúdicas ao jardim, teatro ou cinema, ou ajuda na realização de tarefas simples como ir ao supermercado, aos correios ou à farmácia.
Trata-se, afinal, de colmatar as necessidades afectivas e de socialização de munícipes que se encontrem em situação de dependência, situação identificada pela Câmara Municipal de Cascais através da articulação entre Banco de Voluntariado de Cascais e a Plataforma SAD+ - Plataforma de Serviço de Apoio Domiciliário, e que exige o recrutamento de pessoas dispostas a investir o seu tempo disponível para ajudar quem mais precisa.
Numa primeira fase vão decorrer inscrições para candidatos a voluntários, homens e mulheres, os quais serão, posteriormente, submetidos a um processo de selecção com base no perfil previamente definido pelas instituições que acompanham no terreno as pessoas em situação de solidão e tendo presentes as missões a atribuir em cada caso.
Os candidatos seleccionados irão participar numa acção de formação realizada em parceria com a “Associação Coração Amarelo”, no sentido da sua capacitação para o exercício de voluntariado, em particular no contexto domiciliário."

In CMCascais

quarta-feira, 21 de abril de 2010

PADES - Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Economia Social

Para os desempregados que estejam interessados em criar o seu próprio negócio, existe agora uma linha de crédito de 12 milhões de euros, cujo limite máximo por pessoa será de 25 mil euros junto de instituições financeiras.

Mais informações aqui - Portal da Juventude.

aqui na integra a Resolução do Conselho de Ministros.
Candidate-se a Família de Acolhimento
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
www.scml.pt/acolhimentofamiliardecriancas


clique na imagem para ampliar

terça-feira, 20 de abril de 2010

Plantar uma Árvore - INICIATIVA CANCELADA
24 Abril 2010, das 9h30 às 12h30
Oeiras

Inscreva-se em www.plantarumaarvore.org

"Estamos de volta!

Depois de 4 iniciativas de plantação do projecto “Plantar uma Árvore”, apresentamos-lhe agora a quinta e última iniciativa da temporada, que simbolicamente tratamos como uma festa de encerramento.
Desta vez vamos a Oeiras, participando num projecto da C.M.Oeiras de restauro da linha de água da Ribeira da Ancha em Porto-Salvo, que inclui a instalação da galeria ripícola e o consequente aumento da biodiversidade, bem como, a estabilização das margens da ribeira. Esta acção só é possível porque existe um compromisso de rega das árvores por parte da C.M.Oeiras durante os meses de ausência de chuva.
Foram atribuídas ao projecto “Plantar uma Árvore” 300 árvores, das 842 a ser plantadas. Para além destas árvores, a Câmara irá plantar cerca de 1300 arbustos.
Por questões logísticas o grupo estará limitado a 100 pessoas.
Data: 24 de Abril – Sábado – 09:30 às 12:30
Ponto de encontro: Perto da Zona do Taguspark, Cruzamento entre a Av. Domingos Vandelli e a Rua José de Ascenção Guimarães em Porto-Salvo.
Novamente o modelo implementado é o de parceira com a Câmara que, para além das árvores, disponibiliza todo o apoio à iniciativa, isto é, fornecimento e transporte das plantas, fornecimento das ferramentas e o necessário apoio logístico.
A formalização da associação está na calha e os sonhos começam a ganhar corpo e maior dimensão, temos grandes planos para Novembro. Daremos notícias sobre este tema brevemente.
Contamos com a sua participação: inscreva-se, participe, divulgue!
Obrigado.

Abraço.
www.plantarumaarvore.org

segunda-feira, 19 de abril de 2010

"Fazer o que ainda não foi feito"
O primeiro single do novo álbum de Pedro Abrunhosa, que se apresenta com uma nova banda. Os Comité Caviar são Marco Nunes e Paulo Praça, nas guitarras, Cláudio Souto, nas teclas, Edgar Caramelo, no saxofone, Miguel Barros, no baixo e Pedro Martins, na bateria.

Sei que me vês
Quando os teus olhos me ignoram,
Quando por dentro eu sei que choram
.
Sabes de mim,
Eu sou aquele que se esconde,
Sabe de ti sem saber onde,
Vamos fazer o que ainda não foi feito.
Trago-te em mim
Mesmo que chova no verão,
Queres dizer Sim, mas dizes: "Não",
Vamos fazer o que ainda não foi feito.

Eu sou mais do que te invento,
Tu és um mundo com mundos por dentro
E temos tanto pr´a contar.

Vem esta noite,
Fomos tão longe a vida toda,
Somos um beijo que demora,
Porque amanhã é sempre tarde demais.

Eu sei que dói,
Sei como foi
Andares tão só por essa rua
As vozes que te chamam e tu na tua,
Esse teu corpo é o teu porto é o teu jeito,
Vamos fazer o que ainda não foi feito.
Sabes quem sou,
Para onde vou
A vida é curva,
Não uma linha,
As portas que se fecham e eu na minha,
A tua sombra é o lugar onde me deito,
Vamos fazer o que ainda não foi feito.

Eu sou mais do que te invento,
Tu és um mundo com mundos por dentro
E temos tanto pr´a contar.

Vem esta noite,
Fomos tão longe a vida toda,
Somos um beijo que demora,
Porque amanhã é sempre tarde demais
.


Tens uma estrada,
Tenho uma mão cheia de nada,
Somos um todo imperfeito,
Tu és inteira e eu desfeito,
Vamos fazer o que ainda não foi feito.

Eu sou mais do que te invento,
Tu és um mundo com mundos por dentro
E temos tanto pr´a contar.

Vem esta noite,
Fomos tão longe a vida toda,
Somos um beijo que demora,
Porque amanhã é sempre tarde demais
. (x2)

domingo, 18 de abril de 2010

As imagens da semana

Fomos ver a Exposição Sem Rede, da Joana Vasconcelos, em exibição no Museu Berardo (até dia 18 de Maio 2010 e com entrada gratuita), e adorei!!
Parece que estou a ficar maravilhada com o trabalho da Joana e sinto o seu talento a crescer.
Uma exposição a não perder!
Obrigatório levar as crianças - caso as tenha - porque irão ficar delirantes.
A riqueza e intensidade das peças são impressionantes, assim como a informações sobre as mesmas, razão porque é importante publicar algumas das muitas fotografias que tirei, pelo que serão repartidas por partes.
Hoje, começa a PARTE I (podem clicar nas imagens para ampliar).
Boa semana.