sábado, 13 de fevereiro de 2010

As surpresas da semana

1 - Este ano chinês é do Tigre. É já este domingo, 14 de Fevereiro. Um pouco por todo o mundo, milhões de chineses celebram a entrada no Ano do Tigre, que corresponde ao signo zodiacal de Aquário. É a mais longa e importante festa do calendário lunar.

2 - Uma loja encantadora para visitar: Porta 16.

3 - Um dos livros mais preciosos do mundo está em Portugal.

4 - As Árvores São Poemas.

5 - Passatempo “20ª Meia Maratona de Lisboa”: o Metropolitano de Lisboa tem o prazer de oferecer aos seus clientes, com cartão Lisboa Viva válido, inscrições para a 20ª Meia Maratona de Lisboa, a realizar no dia 21 de Março pelas 10h30 (limitado às inscrições existentes).

6 - Vale de desconto L´Oreal: imprime um dos dois mil vales que a L'Oreal está a oferecer e na compra de 2 produtos tenha 3 euros de desconto.

7 - Os produtos biológicos embalados, produzidos na União Europeia, passarão a ostentar a “Eurofolha”. O logótipo, verde e com estrelas brancas a formarem o desenho de uma folha.

8 - Dicas para Limpar Portugal.

9 - 18º Concurso Jovens Cientistas e Investigadores 2010 (até 16 de Abril 2010).

10 - Quatro maiores bancos portugueses lucraram 4 milhões por dia.

11 - Passatempo do Turismo do Algarve e da Ryanair começa no dia 15. «Vamos ao Algarve» é o nome do passatempo que desafia os universitários a escrever uma frase original para ganhar dois voos entre o Porto e Faro com duas noites de alojamento incluídas. Os estudantes só precisam de dar asas à imaginação e de participar até ao dia 19 de Fevereiro 2010. A iniciativa do Turismo do Algarve e da companhia aérea Ryanair começa no próximo dia 15 (segunda-feira) e destina-se a todos os jovens com pelo menos 18 anos.

12 - "Aventuras de Alice no País das Maravilhas” é o tema da exposição da autoria de Diogo Muñoz que pode ser visitada até ao dia 4 de Abril 2010 no Centro Cultural de Cascais.

13 - Cinzas de Gandhi lançadas no Índico, 62 anos depois.

14 - A experimentar brevemente: Taggliatelli com ervas aromáticas.

15 - Passatempo Produto Português: envia uma foto original e participa!Podes ganhar um cheque-experiência no valor de 50€!

16 - Lisboa – Mobilização recorde de votantes garantiu 1º lugar ao projecto das obras no Canil/gatil!

17 - Passatempo “Enche o teu Amor de Doçura”: as 10 frases mais criativas, seleccionadas por um júri CTT, recebem como prémio uma caixa Chocotelegram de 60 caracteres, física, com a sua mensagem (até 22 Fevereiro 2010).

18 - O que nos deixa Alexander McQueen, enfant sauvage da moda. O britânico foi ontem encontrado morto em casa. Ia apresentar a próxima colecção em Março. Tinha 40 anos.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Entrudo Chocalheiro
14 e 15 de Fevereiro 2010
Podence - Macedo de Cavaleiros

Associação Grupo de Coretos de Podence
Tlm.: 919750771
http://caretosdepodence.no.sapo.pt/index.html

"Os Caretos representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos desde épocas que se perdem no tempo saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence – Macedo de Cavaleiros.
Interrompendo os longos silêncios de cada Inverno, como que saindo secretos e imprevisíveis dos recantos de Podence, surgem silvando os Caretos e seus frenéticos chocalhos bem cruzados nas franjas coloridas de grossas mantas."

clique na imagem para ampliar

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Cinema: Precious - Esperança ao largo!

Precious
Título original: Precious
De: Lee Daniels
Com: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Paula Patton, Mariah Carey
Género: Drama
Classificacao: M/12
EUA, 2009, Cores, 110 min.


"Drama duro baseado no romance "Push", escrito por Sapphire, de publicação quase incógnita em 1996, "Precious" conta a história de Claireece Precious Jones, uma adolescente negra cuja vida é assombrada por um ciclo doentio de desamor e abusos quotidianos, físicos e psicológicos, por parte dos progenitores.
Porém, a sua adaptação ao cinema pelo argumentista Geoffrey Fletcher e a supervisão do realizador Lee Daniels dão um fabuloso impulso ao filme, tornando famosa a dramática história de Clareece ao mesmo tempo que a candidata aos melhores galardões do cinema internacional: das categorias de melhores actrizes principal e secundária à de melhor realização, passando pelo elogio à adaptação do argumento e qualidade da montagem, o filme soma já seis nomeações para Oscars, quatro para BAFTAs (os prémios da Academia Britânica de Cinema) sendo seleccionado pelas melhores actrizes principal e secundária por parte de círculos restritos e exigentes como os dos críticos americanos ou londrinos.
Não admira o impacto, pois além da qualidade extraordinária das interpretações há um estilo de realização simples e tocante, ainda original, a que estamos pouco habituados em longas-metragens: um registo negro muito moderno, com a mão visível de Oprah na produção executiva e onde à crueza das sequências de violência doméstica se sobrepõem, em forte contraste, os momentos mais brilhantes de evasão e sonho de Clareece - sonhos que sabemos nós e ela, jamais serão alcançados.
O mais extraordinário e comovente na história de Clareece, é porém a forma como ela supera o seu horizonte taciturno, a importância dos pequenos grandes gestos que recebe e que, com ajuda da sua força interior - registada numa vontade de desejar e projectar que comunica, por transcendência, a outrem sem que este seja alguém visível - a fazem agarrar à vida, acreditar de novo no amor, nunca perder a Esperança e, sobretudo, focar tudo isto na importância de amar os filhos e por eles ser amada, como nunca foi."

Margarida Ataíde
In
Agência Ecclesia

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Semana da França - Trait-d-Union
11 a 19 Fevereiro 2010
Espaço Europa - Prédio da Comissão Europeia

Largo Jean Monnet - Lisboa
Mais informações: asso.andaka@gmail.com
www.andaka.fr
Entrada Gratuita

Exposição: 11 a 19 de Fevereiro, das 10h30 às 18h00 (inauguração no dia 11 de Fevereiro às 18h00)
Música: 19 de Fevereiro, às 18h00

"A Associação Andaka, a Representação da Comissão Europeia, e o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal organizam, em colaboração com a Embaixada de França em Portugal, o Instituto Franco-Português e a Alliance Française, uma Semana dedicada à França, o projecto Trait-d-Union, que inclui um conjunto de eventos que decorrerão entre os dias 11 e 19 de Fevereiro 2010.
A inauguração da semana da França realizar-se-á no dia 11 de Fevereiro, pelas 18H, e contará com a presença de vários represententes franceses. A iniciativa, que pretende ser de intercâmbio cultural, centra-se na partilha de trabalhos artísticos realizados por estudantes franceses e portugueses que desenvolvem actividades em escolas de Artes de Lisboa.
Ao longo da semana os visitantes do Espaço Europa poderão ainda apreciar projecções de trabalhos de cinema animação em exibição permanente.
Durante o evento será proposta uma degustação de vinhos e de queijos franceses, e a entrada nesta semana é gratuita.
A semana da França terminará com uma demonstração de slam português e francês e uma festa de encerramento, no dia 19 de Fevereiro a partir das 18h00.
França: LoO KaA e Bakoun (Terroir Prod)
Portugal : Jorge Vaz Nande, SOS Silva o Sentinela (Finalistas do Festival Silêncio)
Durante o evento será proposta uma degustação de vinhos e de queijos franceses, e a entrada nesta semana é gratuita."

In newsletter Institut Franco-Portugais (4 Fev 2010)

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Zooterapia: Saúde pelos animais
São os mais recentes reforços terapêuticos em muitos hospitais e instituições de saúde de todo o mundo. Cães, cavalos e até burros...

"A Zooterapia é praticada desde a antiguidade, altura em que os animais eram presença frequente nos pátios das instituições psiquiátricas e de saúde, aligeirando a estadia e contribuindo para o bem-estar dos pacientes.
No entanto, só a partir da década de 60 é que o alegado poder que os animais têm sobre as pessoas se tornou mais evidente, quando o psicólogo infantil norte-americano Boris M. Levinson se apercebeu do potencial terapêutico das relações entre crianças e animais.
Mas não é só em casos clínicos que os animais são uma ajuda preciosa. Senão, vejamos o exemplo dos idosos a quem são oferecidos animais de companhia para, desta forma, combaterem o isolamento social e a solidão ou mesmo das crianças sem irmãos (situação cada vez mais frequente na sociedade actual) que assim colmatam a falta que lhes faz o amor fraternal.

Os benefícios da Zooterapia
Dirigidas a todos os tipos de pacientes, desde crianças com problemas psicomotores até idosos ou doentes mentais, as terapias assistidas com animais têm inúmeros benefícios:
- Apesar de não curarem, estas práticas ajudam os pacientes a recuperar a auto-estima, a fomentar a interacção e as relações sociais, a adquirir uma maior autonomia e a desenvolverem melhores capacidades de linguagem e movimento.
- Promovem o desenvolvimento emocional através do vínculo criado entre o paciente e o animal.
- No caso das crianças, motiva-as a pensar e a aprender, proporciona actividades interessantes e estimula a participação de crianças mais tímidas nas actividades em grupo.
- No caso dos idosos, afasta sentimentos de frustração, solidão, ansiedade e tristeza.

O CÃO
Definitivamente, o melhor amigo do homem. O cão não só é um excelente animal de companhia como também pode ter um papel fundamental no dia-a-dia de pessoas com dificuldades motoras, auditivas, visuais...
Educado para realizar tarefas que aumentem a autonomia e funcionalidade de uma pessoa com deficiência, o cão de assistência pode especializar-se em:
- Cão-guia: auxilia pessoas com deficiência visual.
- Cão de alerta: avisa pessoas, por exemplo com epilepsia, da proximidade de ocorrência de um ataque.
- Cão para surdos: indica fontes sonoras a pessoas com deficiências auditivas.
- Cão de serviço: auxilia pessoas com incapacidades motoras ou com problemas do foro psiquiátrico.
Consoante as características, necessidades e desejos de cada indivíduo, o cão pode ser educado para realizar determinadas habilidades, nomeadamente, retirar dinheiro do Multibanco, tirar a roupa da máquina de lavar, aconchegar o dono com uma manta, mudá-lo de posição na cama, apanhar objectos do chão, buscá-los quando estão em locais de difícil acesso, puxar a cadeira de rodas, abrir e fechar portas, ligar e desligar interruptores e ajudar a despir determinadas peças de vestuário.
Para saber mais:
Ânimas, Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social
Para além de ceder gratuitamente cães de serviço e cães para surdos, implementa programas de terapia e de actividades assistidas por animais, e apoia e desenvolve projectos de investigação científica nesta área.
Contactos:
Telefone.: 22 606 76 00
E-mail: animas@animaspt.org

www.animaspt.org

O CAVALO
Reabilitação a passo, trote ou galope. Para além dos seus benefícios enquanto prática desportiva, montar a cavalo é uma experiência dinâmica a nível motor, sensorial e social.
Esta prática constitui também um importante meio de reabilitação para vários tipos de patologias, graças à transmissão contínua de movimentos entre cavalo e cavaleiro.
A Hipoterapia, nome dado ao tratamento com ajuda do cavalo, é uma actividade terapêutica com efeitos notáveis a vários níveis, sendo particularmente indicada para as seguintes patologias: deficiências motoras e mentais, paralisia cerebral, paraplegia, sequelas de traumatismo craniano, autismo, distúrbios da fala, síndrome de Down, síndrome do X frágil, síndrome de Willson e outras patologias de origem genética.
Segundo Luís Real, responsável técnico do Centro Equestre Vale da Cela e coordenador das sessões de Hipoterapia, “a prática desta actividade, desde que bem orientada, faz bem a quase tudo”.
De facto, a Hipoterapia melhora a elasticidade e a flexibilidade, a coordenação motora, a acuidade visual, táctil, auditiva e olfactiva, o domínio respiratório, o aumento da percepção do próprio corpo, melhora a capacidade de concentração e ainda estimula sensações e percepções que incrementam o afecto e inserem o indivíduo na sociedade.
Para saber mais:
Centro Equestre Vale da Cela, em Alfeizerão
Ao longo dos seus cinco anos de existência, tem registado resultados impressionantes junto de crianças e jovens portadores de deficiência.
Contactos:
Telefone: 919 986 887
E-mail: vale_da_cela@sapo.pt


O BURRO
A Asinoterapia ao serviço da saúde. Ao contrário do que possa pensar, o burro é um animal de temperamento dócil e muito inteligente, o que faz dele um óptimo co-terapeuta e intermediário entre o técnico de saúde e o paciente em variadíssimas situações clínicas, entre elas: a síndrome de Down, o autismo, os traumas crânio-encefálicos, os AVC, amputações, desordens emocionais, distrofias musculares, dificuldades de atenção, fala e aprendizagem, paralisia cerebral, espinha bífida, distúrbios visuais e auditivos, atraso no desenvolvimento neuro-psicomotor, paralisias e hemiplegias.
A Asinoterapia, assim se chama a prática equestre que utiliza o burro como instrumento terapêutico, recorre a um conjunto de técnicas de educação e reeducação que visam superar danos sensoriais, motores, cognitivos e comportamentais.
Através desta técnica, a criança ou adulto tem a possibilidade de desenvolver o seu potencial: a personalidade, a actividade cognitiva, a mobilidade, a motricidade fina e global, a linguagem e a comunicação, o auto-conceito e o auto-conhecimento, adquirindo, assim, maior confiança, força, equilíbrio, coordenação, mobilidade e, acima de tudo, prazer.
Para saber mais:
AEPGA, Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino
Promove, com base nos princípios da Asinoterapia, o projecto "O uso do burro como um recurso social, lúdico, terapêutico e pedagógico".
Contactos:
Telefone.: 273739307
E-mail: burranco@gmail.com

www.aepga.pt

OS OUTROS ANIMAIS
Apesar de, em Portugal, as Terapias Assistidas por Animais se focarem, sobretudo, nos benefícios terapêuticos do cão, do cavalo e do burro, existem outros animais que podem ser uma grande ajuda para o doente, entre eles os pássaros, os coelhos ou os golfinhos."

Madalena Alçada Baptista (madalenabaptista@entusiasmomedia.pt)
In
Sapo Saúde

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Letras

"Ir aos museus ajuda a criar um vínculo com qualquer coisa que permanece. É importante que os museus não fiquem escravos obsessivos da mudança porque esse é o ritmo dos tempos. A forma como estes mostram o que permanece é que deve ser excitante, comunicar energia. As pessoas devem ter vontade de roubar as peças do museu!"

Francisco Capelo - MUDE
In Vogue (Junho 2009)

domingo, 7 de fevereiro de 2010

As imagens da semana

Fomos ver o Jardim do Bordallo, no Museu da Cidade - Lisboa, e gostei muito.
Um novo espaço verde, no Campo Grande, para apreciar e usufruir (com entrada livre) e que merece ser visitado!
No entanto, registo com pesar e alguma revolta, o facto de ver um jovem de cadeira de rodas, com imensa dificuldade, a tentar circular no Jardim do Bordallo porque as rodas enterravam-se na areia. Tirei fotografias e fui falar com ele para dizer que iria enviar um mail à CMLisboa, à Joana Vasconcelos e à Catarina Portas, a mencionar o sucedido, solicitando alterações de forma a que TODOS possam aceder ao Jardim. Agradeceu por o fazer, sabendo que a acessibilidade é um direito de cidadania...
Só esperamos que algo seja feito.
Boa semana.