sábado, 14 de janeiro de 2012

As surpresas da semana

1 - Coudelaria Nacional. Fundação Alter Real com 500 cavalos ao deus-dará

2 - Conheça as celebridades mais solidárias de 2011

3 - Passatempo: os 3 vencedores Marionnaud ganham 1 esfoliante de rosto e 1 creme anti-rugas da linha Marionnaud Men (participa até 19 Janeiro 2012).

4 - Igreja de São Pedro de Lourosa faz 1100 anos: é uma das mais antigas de Portugal e a «única» do período moçárabe

5 - CIN: 12 ideias para um novo ano

6 - Passatempo: o Jardim Zoológico em parceria com a Universal Music vai oferecer cinco DVD`s Panda Vai a Escola 4 (participa até 20 Janeiro 2012).

7 - Venda de discos: maior quebra do mundo acontece em Portugal

8 - População de renas do Quebec em avançado declínio

9 - Passatempo: para celebrar o Dia do Riso - 18 Janeiro, a Hope Portugal oferece uma lingerie.

10 - Filme sobre António Variações recebe luz verde para avançar

11 - A Revista Hello, irmã inglesa da Hola, não ficou indiferente ao facto de o Fado ter sido considerado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Leia aqui um artigo sobre o Fado e mais um convite para visitar Lisboa.

12 - Passatempo: a Pedigree/Whiskas oferece 500€ por semana em vales de compras. O Cupido recompensa semanalmente o melhor par de dono atencioso e amigo de quatro patas carinhoso.

13 - O corte que faltava: S&P atira rating de Portugal para lixo e arrasa Europa

14 - Programa Praça da Alegria: Decorar paredes

15 - Passatempo: o Estrelas &Ouriços oferece 3 porta chaves da coleção Kimmi Junior (participa até 27 Fevereiro 2012).

16 - A exposição "Canil" vai estar patente até 11 de Março de 2012. São 10 as fotografias, datadas de 2003, que estão em exposição na Galeria Pente 10 – Fotografia Contemporânea em Lisboa.

17 - Matemática animal: Hienas conseguem contar até três. Animais analisam vantagens e desvantagens quando são ameaçados

18 - A SIC a Agência Abreu levam-te à Disneyland® Paris (participantes até aos 16 anos). O vencedor ganha uma viagem e estadia de três dias/duas noites para 2 adultos e 2 crianças (participa até 14 Fevereiro 2012).

19 - Nefrologistas apontam 10 sinais de alerta da doença renal crónica

20 - Trabalho de Terapias Assistidas por Animais: Trabalho realizado por uma Equipa MultiDisciplinar com Crianças com Espectro de Autismo

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Priolo - um filme sobre a ave endémica de São Miguel

http://vimeo.com/34332982

Realizado por Madalena Boto
O documentário, realizado com o apoio da equipa do Projeto LIFE Priolo da SPEA, resultou de um projeto final de curso em Produção de Documentários de Vida Selvagem na Universidade de Salford, em 2009.

São Miguel (Açores): situada no coração do Atlântico, esta ilha é conhecida pela extraordinária diversidade de espécies que habita as suas águas. Mas este paraíso subtropical guarda outros tesouros em terra. Nas encostas montanhosas a Leste, encontramos a última mancha de floresta Laurissilva da ilha: o reino de um animal tímido e ameaçado – o Priolo.
A ave canora mais rara da Europa.

in Vimeo

Exposição Ilustrarte 2012

De 13 de Janeiro a 8 de Abril de 2012
Museu da Electricidade
Av.Brasília, Central Tejo - Lisboa
Telefone +351 927 781 536
E-mail ilustrarte@ilustrarte.net

Horário: Terça a Domingo, das 10h00 às 18h00
Entrada livre
http://www.ilustrarte.net

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Wonderful World - BBC

David Attenborough
(Full HD 1080p)

A Bolsa do Voluntariado tem novidades

Caro Voluntário

Não deixe de visitar o site www.bolsadovoluntariado.pt  agora com novas funcionalidades que facilitam a procura de oportunidades de voluntariado. E já agora, aproveite para actualizar o seu perfil e, se assim o entender, inserir a sua fotografia.

Entre as novas funcionalidades destacam-se:
  • A possibilidade de se declarar disponível ou indisponível - Se por acaso estiver temporariamente indisponível, deixará de receber notificações de oportunidades de voluntariado criadas na Bolsa do Voluntariado. E logo que volte a ter tempo basta alterar o seu estado
  • Uma melhor caracterização do perfil do voluntário e das necessidades das instituições - É agora mais fácil encontrar uma oportunidade criada por uma instituição que precisa de si e descrever o seu perfil de competências ou interesses.
  • A minha Bolsa do Voluntariado” - Pode criar a sua área com selecção das organizações com as quais prefere colaborar e receber informação regular sobre as suas actividades.
  • Voluntariado Empresarial - Uma das grandes novidades na nova versão da Bolsa é a possibilidade das Empresas organizarem acções de voluntariado para um grupo de colaboradores. Convide a sua empresa a registar-se! A responsabilidade social e a sustentabilidade são determinantes para o exercício de uma cidadania activa. A criação ou reforço de um sentimento de grupo entre colegas de uma mesma empresa trazem benefícios directos ao ambiente vivido no local de trabalho. A Bolsa do Voluntariado permite assim a criação de uma rede de voluntariado dentro das Empresas disponível para agir onde seja mais necessário.
Estamos ao dispor para quaisquer dúvidas por mail ou contacto telefónico.
Com os melhores cumprimentos,

Bolsa do Voluntariado
ENTRAJUDA - Bolsa do Voluntariado
Estação de Alcântara Terra, Armz. 1 · Av. de Ceuta
1350-353 Lisboa
Tel.: 213 620 417 6  
www.entrajuda.pt e www.bolsadovoluntariado.pt

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Tony Bennett & Amy Winehouse

Body And Soul

Muito bom!

Como guardar as decorações de Natal

Já guardou as decorações natalícias? Manda a tradição que se retirem os enfeites festivos no dia de Reis, mas se para montar a árvore e decorar a casa a preceito o entusiasmo é alto, para voltar a arrumar tudo a motivação costuma esfumar-se pela chaminé por onde entrou o Pai Natal.
É mais ou menos como fazer e desfazer a mala antes de ir de férias. À ida é tudo dobrado com o zelo da antecipação, no regresso atiram-se os pertences para dentro da mala… O problema é que ceder à preguiça na arrumação dos arranjos natalícios compromete as festividades do próximo ano. Vale a pena pensar a longo prazo, o sucesso do próximo natal começa aqui.
Para escapar à nostalgia do ‘nunca tivemos uma árvore tão bonita como em 1988′, o melhor é tirar uma fotografia antes de desmontar tudo. Imprima e guarde junto dos arranjos. Mesmo que não seja para fazer igual é giro para comparar e tirar ideias.
O local: Como não vai precisar das coisas durante um ano o mais comum é remeter tudo para a arrecadação, uma prateleira cimeira na despensa ou de um roupeiro. Nada contra, desde que 1) Fique tudo no mesmo sítio para não andar à procura das coisas no ano que vem; 2) O local esteja protegido do mofo para evitar uma árvore de Natal enfeitada com fungos.
Tudo junto não significa tudo ‘ao molho’. Pelo menos se quiser evitar horas infindas de origami a tentar desembaraçar as fitas do meio das luzes sem destruir nada nem torrar a paciência. Vale a pena investir num conjunto de caixas para cada coisa. Para as bolas o ideal são as caixas com separadores que pode fazer facilmente com cartolina. Os separadores que se compram para arrumação de gavetas também servem este propósito, assim como as caixas de ovos para as bolas e outros enfeites frágeis mais pequenos.
As velas requerem cuidados extra para não se riscarem. Se tiver peúgas velhas use-as. Em alternativa enrole-as num pedaço de tecido. Sacos plásticos com fecho zip são bons para guardar fitas e enfeites de feltro e como são transparentes permitem ver o conteúdo. Também pode acomodar estes itens numa caixa, neste caso ou os embrulha individualmente em papel de seda ou forra a caixa com papel e cobre os enfeites para ajudar a mantê-los no sítio. Se tem muitos ornamentos pequenos e delicados também os pode acondicionar em copos de plástico dispostos numa caixa e rodeados de papel de jornal (ou com as sobras dos papéis de embrulho). Coloque mais papel por cima antes de fechar.
As luzes são um item delicado. Evite o stresse de descobrir que não funcionam em cima da hora fazendo uma revisão das que estão fundidas antes de as arrumar. O que for para deitar fora deite. Muitas luzes estragam-se ou fundem-se durante a desmontagem ou devido a uma arrumação descuidada. Guarde cada conjunto separadamente para não se enrodilharem. Pode usar caixas ou sacos plásticos de arrumação transparentes. Outra ideia é usar os tubos de cartão onde vem enrolado o papel de embrulho. Basta prender uma ponta das luzes com um elástico (a parte da tomada, por exemplo) e ir enrolando a fiada de luzes em redor do tubo.
Por último, mas não menos importante, faça um inventário do que contém cada caixa e arrume-as por ordem de necessidade. A árvore e o seu apoio deve ser a última coisa a arrumar para ficar mais à mão, já que é o primeiro item que vai precisar de tirar.

in Moviflor

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Sopa de batata-doce com abóbora

Ingredientes
1 kg de batata-doce
1 kg de abóbora
3 cenouras
3 cebolas
1 colher de sopa de azeite ervas aromáticas (cebolinho, coentros, hortelã) q.b.
mistura de sementes (girassol, sésamo, etc.) q.b.

Preparação
Lava bem os legumes e corta-os em pedaços. Coze durante 20 a 30 minutos. Reduz a puré e, já fora do lume, tempera com 1 colher de sopa de azeite, ervas aromáticas e sementes diversas previamente lavadas e secas numa frigideira (sem queimar).

in Centro Vegetariano

B de Batata-doce

Já diz o ditado popular que “santos da casa não fazem milagres” e no que concerne aos nossos alimentos, a batata-doce é um bom exemplo de um produto com origem nacional e um potencial incrível mas que é quase um parente pobre das nossas escolhas alimentares quotidianas.
 
Sendo igualmente produzida na Madeira, foi a produção de batata-doce de Aljezur recentemente classificada como produto de indicação geográfica protegida - o que de resto é o corolário de uma íntima ligação que tem prelúdio na própria conquista desta cidade aos mouros. Reza então a lenda que a razão da tenacidade e robustez das nossas tropas na invasão e conquista do castelo de Aljezur teve origem numa poção vitamínica mágica: nem mais nem menos do que a hoje muito badalada feijoada de batata-doce de Aljezur.
A batata-doce é assim uma autêntica ode à vitamina A, sendo apenas superada pela cenoura no que a produtos de origem vegetal diz respeito, e com a vantagem de possuir ainda níveis superiores de vitamina E, C e Magnésio. Sendo certo que a quantidade de hidratos de carbono que possui coloca a batata-doce na dimensão nutricional da batata, arroz e massas alimentícias, é também uma realidade que quer na quantidade de fibra, quer nas vitaminas lipossolúveis e minerais, a batata-doce ganha “aos pontos” aos seus congéneres “farináceos”. Sendo muita desta quantidade astronómica de vitamina A proveniente de carotenos, a sua acção sinérgica com as antocianinas, para além de conferem à batata-doce uma fantástica tonalidade alaranjada e púrpura, tornam-na num alimento com um potencial anti-inflamatório e antioxidante bastante significativo. Enquadra-se assim perfeitamente nesta fase inicial do ano onde para muitos, o objectivo primordial é recuperar dos abusos cometidos no Natal e Réveillon. Parece quase um paradoxo a riqueza da batata-doce em vitaminas lipossolúveis (A e E), e em simultâneo apresentar 0% de gordura na sua composição. Será então importante que a um processo de confecção que preserve as suas propriedades (cozer a vapor é uma excelente opção) se alie a adição de uma pequena quantidade de gordura (como um azeite virgem extra nacional) que nos disponibilize toda esta exuberância vitamínica.
Se 2012 se afigura como um ano especialmente difícil, olhar para dentro e descobrir o que temos de melhor será sempre uma boa alternativa. Existirão sempre casos a merecer uma atenção redobrada e a batata-doce é um deles.

Pedro Carvalho, nutricionista (pedrocarvalho@fcna.up.pt)
in Lifestyle Público

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Animais - Cuidar de bebés recém nascidos

www.youtube.com/watch?v=Y8p05ppu6aI

Criamos este vídeo para ajudar quem tiver de amamentar cães ou gatos recém-nascidos.
Esperamos que seja útil e que ajude a salvar vidas!

Animais de Barcelos

Borboleta-azul Protegida com Nova Micro-reserva Biológica

A Quercus adquiriu recentemente um terreno de 3.500 metros quadrados para preservar uma população de borboleta-azul (Maculinea alcon). Trata-se de um local, situado na Serra de Montemuro, onde foi recentemente identificada uma população da espécie, cuja ocorrência é muito rara em Portugal, pois são poucos os locais conhecidos com a sua presença e na Europa é considerada uma espécie quase ameaçada de extinção.

Uma borboleta com um ciclo de vida curioso
Após a postura, efectuada pela borboleta-azul em Julho e Agosto nas flores da Genciana-das-turfeiras (Gentiana pneumonanthe), os ovos eclodem, dando origem a minúsculas lagartas que vão consumindo a cápsula floral durante duas ou três semanas. Após este tempo, as lagartas deixam-se cair ao solo e esperam ser adoptadas por formigas do género Myrmica, que as irão transportar até ao formigueiro, pensando tratar-se de larvas de formiga perdidas.
Uma vez no formigueiro, as lagartas da borboleta-azul vão consumindo centenas de larvas de formiga, dando em troca uma substância açucarada. Em Julho, no ano seguinte ao da adopção, dá-se o processo de transformação em crisálida, sendo que uma semana depois eclode a borboleta, que rapidamente procura uma saída do formigueiro, pois a química que iludiu as formigas deixa de funcionar e rapidamente passa a ser considerada um inimigo. Como o Verão está no auge, os machos da borboleta povoam os campos em busca das fêmeas, mais acastanhadas e um pouco menos agitadas. Os urzais-tojais e os cervunais, prioritários para a conservação da biodiversidade por parte da União Europeia, são os únicos habitats onde se encontra esta borboleta. Esta população da Serra de Montemuro, que vai agora ser objecto de protecção, foi descoberta pelo TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, organização com a qual a Quercus tem um protocolo de cooperação.

Projecto HIGRO da Quercus quer preservar os habitats da borboleta-azul
Está em curso o projecto HIGRO, com a contribuição do instrumento financeiro LIFE+ da União Europeia (LIFE09 NAT/PT/000043), que tem como objectivo definir uma metodologia para a recuperação e a conservação activa de dois habitats prioritários de montanha: urzais-tojais [4020 (*Charnecas húmidas atlânticas temperadas de Erica ciliaris e Erica tetralix)] e cervunais higrófilos [6230 (*Formações herbáceas de Nardus, ricas em espécies, em substratos siliciosos das zonas montanas (e das zonas submontanas da Europa continental)]. Para verificar quais os métodos que melhor promovem a diversidade de plantas raras e invertebrados ameaçados, como a borboleta-azul, serão executadas várias acções: controle da vegetação arbustiva e herbácea, restauro da hidrologia natural e promoção do pastoreio de percurso.
Deste modo, pretende-se alcançar um equilíbrio vantajoso do ponto de vista ecológico entre os dois habitats, de forma a manter ou aumentar a sua área de ocupação total e, por conseguinte, contribuir para a implementação da Rede Natura 2000 que visa a conservação a longo prazo de espécies e habitats ameaçados na União Europeia. O projecto pretende preservar 200 hectares destes dois habitats prioritários e está a ser dinamizado nos Sítios de Importância Comunitária “Serra de Montemuro”, “Alvão-Marão” e “Serra de Arga”.

Para mais informações sobre o projecto HIGRO: http://higro.org

A Direcção Nacional da Quercus
Associação Nacional de Conservação da Natureza

domingo, 8 de janeiro de 2012

As imagens da semana


Nem um poema nem um verso nem um canto
tudo raso de ausência tudo liso de espanto
e nem Camões Virgílio Shelley Dante
— o meu amigo está longe
e a distância é bastante.

Nem um som nem um grito nem um ai
tudo calado todos sem mãe nem pai
Ah não Camões Virgílio Shelley Dante!

— o meu amigo está longe
e a tristeza é bastante.

Nada a não ser este silêncio tenso
que faz do amor sozinho o amor imenso.
Calai Camões Virgílio Shelley Dante:
o meu amigo está longe
e a saudade é bastante!

Ary dos Santos