quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Como guardar as decorações de Natal

Já guardou as decorações natalícias? Manda a tradição que se retirem os enfeites festivos no dia de Reis, mas se para montar a árvore e decorar a casa a preceito o entusiasmo é alto, para voltar a arrumar tudo a motivação costuma esfumar-se pela chaminé por onde entrou o Pai Natal.
É mais ou menos como fazer e desfazer a mala antes de ir de férias. À ida é tudo dobrado com o zelo da antecipação, no regresso atiram-se os pertences para dentro da mala… O problema é que ceder à preguiça na arrumação dos arranjos natalícios compromete as festividades do próximo ano. Vale a pena pensar a longo prazo, o sucesso do próximo natal começa aqui.
Para escapar à nostalgia do ‘nunca tivemos uma árvore tão bonita como em 1988′, o melhor é tirar uma fotografia antes de desmontar tudo. Imprima e guarde junto dos arranjos. Mesmo que não seja para fazer igual é giro para comparar e tirar ideias.
O local: Como não vai precisar das coisas durante um ano o mais comum é remeter tudo para a arrecadação, uma prateleira cimeira na despensa ou de um roupeiro. Nada contra, desde que 1) Fique tudo no mesmo sítio para não andar à procura das coisas no ano que vem; 2) O local esteja protegido do mofo para evitar uma árvore de Natal enfeitada com fungos.
Tudo junto não significa tudo ‘ao molho’. Pelo menos se quiser evitar horas infindas de origami a tentar desembaraçar as fitas do meio das luzes sem destruir nada nem torrar a paciência. Vale a pena investir num conjunto de caixas para cada coisa. Para as bolas o ideal são as caixas com separadores que pode fazer facilmente com cartolina. Os separadores que se compram para arrumação de gavetas também servem este propósito, assim como as caixas de ovos para as bolas e outros enfeites frágeis mais pequenos.
As velas requerem cuidados extra para não se riscarem. Se tiver peúgas velhas use-as. Em alternativa enrole-as num pedaço de tecido. Sacos plásticos com fecho zip são bons para guardar fitas e enfeites de feltro e como são transparentes permitem ver o conteúdo. Também pode acomodar estes itens numa caixa, neste caso ou os embrulha individualmente em papel de seda ou forra a caixa com papel e cobre os enfeites para ajudar a mantê-los no sítio. Se tem muitos ornamentos pequenos e delicados também os pode acondicionar em copos de plástico dispostos numa caixa e rodeados de papel de jornal (ou com as sobras dos papéis de embrulho). Coloque mais papel por cima antes de fechar.
As luzes são um item delicado. Evite o stresse de descobrir que não funcionam em cima da hora fazendo uma revisão das que estão fundidas antes de as arrumar. O que for para deitar fora deite. Muitas luzes estragam-se ou fundem-se durante a desmontagem ou devido a uma arrumação descuidada. Guarde cada conjunto separadamente para não se enrodilharem. Pode usar caixas ou sacos plásticos de arrumação transparentes. Outra ideia é usar os tubos de cartão onde vem enrolado o papel de embrulho. Basta prender uma ponta das luzes com um elástico (a parte da tomada, por exemplo) e ir enrolando a fiada de luzes em redor do tubo.
Por último, mas não menos importante, faça um inventário do que contém cada caixa e arrume-as por ordem de necessidade. A árvore e o seu apoio deve ser a última coisa a arrumar para ficar mais à mão, já que é o primeiro item que vai precisar de tirar.

in Moviflor

Sem comentários: