sábado, 9 de outubro de 2010

As surpresas da semana

1 - A dress-a-day é um projecto de moda online, criada para todas as mulheres que se interessam por moda e pretendem assumir um estilo muito próprio. Para satisfazer esta necessidade, a dress-a-day dedica-se exclusivamente à venda de vestidos através do site por um preço único: 40 euros/unidade.

2 - Magnífica: by Escher.

3 - Árvores ao Poder - Blog de defesa e divulgação do Parque Florestal de Monsanto em Lisboa.

4 - Passatempo: a Staples e a Sic oferecem 3 portáteis Packard Bell aos mais criativos (participa até 13 Outubro 2010).

5 - Alguns edifícios abandonados de Lisboa vão ganhar nova vida, pelo menos na fachada. Intervenção visual de vários artistas urbanos que vai decorrer durante as quatro estações do ano.

6 - As belas peças da Beatriz Sendin.

7 - A linda Caracoleira de Óbidos é uma das mais famosas em Portugal.

8 - Passatempo: o Blogue Viajar pela Leitura em conjunto com a Euorpa América têm para oferecer dois exemplares de "O Colecionador de Chuva" de Julia Stuart (participa até 14 Outubro 2010).

9 - Sem surpresas, banda irlandesa soma mais um sucesso em território nacional. Concerto visualmente entusiasmante com alinhamento que tocou em todos os pontos nevrálgicos de uma carreira histórica. Houve uma fã em palco e menções à Universidade de Coimbra.

10 - Tráfico humano. Rede explora asiáticos no Alentejo.

11 - Inspire-se na nossa sugestão e crie flores de crochet com Anchor Freccia de variadas cores que poderá aplicar em tudo, desde panos de loiça a toalhas da mesa e banho.

12 - Passatempo Cuidados quotidianos Topicrem: ganhe 20 embalagens de creme hidratante para toda a família (participa até 17 Outubro 2010).

13 - Uma equipa internacional de cientistas conceituados publicou este mês um relatório sistematizando as provas acumuladas sobre os riscos ambientais e para a saúde humana do Roundup (o herbicida mais vendido no mundo) e respectivo cultivo de soja transgénica Roundup Ready (manipulada para receber a aplicação desse herbicida).

14 - Vale de desconto: registam-se no site e recebem um vale de 10% desconto na loja Casa.

15 - Reprodução assistida leva a mais nascimentos de género masculino.

16 - Passatempo: a UGURU, o Hotel Tivoli e o SAPO têm para oferecer um fabuloso fim de semana para 2 pessoas (alojamento e peq.almoço), no Hotel Tivoli Sintra + 1 passe duplo de acesso a todos os concertos e Misty Sessions durante o festival que decorre de 15 a 17 de Outubro (participa até 13 de Outubro 2010).

17 - Sob o mote do “Turismo e Biodiversidade” e englobado nas celebrações do Dia Mundial do Turismo, foi revelado o resultado de um concurso fotográfico promovido pela Organização Mundial do Turismo: entre mais de 500 concorrentes, o primeiro prémio foi para um “Indian Summer” (Verão Indiano) de Zoltán Balogh . Foram ainda seleccionadas mais quatro imagens finalistas: as fotos vencedoras e todas as fotos candidatas para ver aqui.

18 - Com o regresso às aulas é essencial garantir uma alimentação saudável e equilibrada para os seus filhos, dentro e fora de casa.

19 - Balanço das 5.as à noite nos Museus. Verão 2010.

20 - Quer receber a revista de culinária Lusitana grátis em casa? Saiba como aderir ao Clube Lusitana.

21 - Passatempo: o MSN e a Columbia Tristar Warner com a Universal Music e a MyWay oferecem: 15 T-shirts homem e 10 Bandas sonoras do filme Comer Orar Amar (participa até 15 Outubro 2010).

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Terra Sã 2010
Feira Nacional de Agricultura Biológica
9 e 10 Outubro 2010
Centro de Congressos de Lisboa (Antiga FIL)
Belém
www.agrobio.pt

clique na imagem para ampliar

10 dicas para um jardim de Outono
Siga os conselho para a estação do ano que se avizinha

No início da estação que se segue ao Verão a temperatura ainda é suficientemente agradável para que no exterior, no jardim ou no terraço, as tarefas de jardinagem se revelem uma actividade cómoda.
No entanto, nesta fase não há muito para fazer, embora pouco a pouco as tarefas vão aumentando.
Esta é a altura ideal para preparar o jardim contra o frio mas tarefas urgentes, essas são mesmo muito poucas. Ainda assim, estas são 10 das tarefas que deve empreender:

1. Corte agora as vivazes
Quando o astilibe, a lobélia ou a rudbequia terminam a floração, corte a parte aérea até à base e elimine folhas e ramos murchos. Retire os restos das daninhas para deixar limpos os maciços e as respectivas margens. Espécies como cosmos e salva superam o Inverno se as guardar em caixas ou vasos com composto, em local fresco.

2. Faça uma limpeza geral do jardim
Com a tesoura na mão, dê uma volta pelo jardim e corte folhas e ramos murchos. Não esqueça de retirar também tudo o que se encontra podre, mordido ou esburacado. Desta forma, estimula o número de gemas. Recolha folhas e ramos saudáveis para fazer estacas.

3. Armazene os bolbos de Verão
Quando reparar em folhas de gladíolos ou íris amarelas, arranque a planta do solo e deixe a secar durante alguns dias. Coloque os bolbos em bandejas e guarde-os ao abrigo das geadas durante mais um ou dois dias para que acabem de secar. Aplique fungicida e conserve-os em sacos até chegar a altura de os voltar a semear.

4. Pulverize as plantas interiores
As plantas que se encontram em casa devem ficar afastadas de qualquer fonte de calor, assim como preservadas das correntes de ar. Pulverize as folhas de 15 em 15 dias, com água tépida e mole. Regue apenas quando o substrato está seco e em pouca quantidade, evitando encharcar.

5. Renove o seu jardim de rochas
Retire as daninhas, regue pouco durante toda a estação; nivele o terreno e aplique húmus ou turfa e gravilha. Não proteja demasiado as plantas do jardim rochoso porque as primeiras geadas contribuem para reforçar a sua resistência.

6. Retire os restos de erva do relvado
Com o escarificador retire os restos de relva cortados que se acumulam sobre o relvado e que provocam a falta de arejamento. Reduza a rega e nivele o terreno. Aplique insecticida se detectar lagartas no terreno.

7. Plante os bolbos da Primavera
Plante nesta altura bolbos de Primavera, nomeadamente túlipas, narcisos, crocus, anémonas e jacintos. São adequados para vasos e jardineiras embora para um efeito natural no maciço devam ser semeados à mão.
A profundidade da plantação varia. As túlipas e as íris exigem entre 10 a 15 cm. Já os narcisos pedem 20 cm. Os jacintos devem ser plantados mais superficialmente em solo drenado e solto para que se possam desenvolver com maior firmeza e vivacidade.

8. Desbaste as trepadoras
Ajude buganvílias, clematites, jasmins ou glicínias a desembaraçarem-se de qualquer desenvolvimento desengonçado ou de ramos mortos ou estragados. Corte os ramos que cresceram mais alto do que o previsto. O corte deve ser feito por cima de um rebento, nunca a meio de um ramo.

9. Plante amores-perfeitos e prímulas
Ao plantar agora amores-perfeitos e prímulas assegura o seu enraizamento, o desenvolvimento de raízes, assim como o porte arbustivo. Se pretende alargar esse período de esplendor nos maciços, plante bolbos primaveris como crocus túlipas ou narcisos.

10. Faça o último corte do ano às topiárias
Os arbustos com formas decorativas necessitam recortes periódicos mas o desta altura será o último do ano. Se cortar no próximo mês, os novos rebentos não terão tempo de amadurecer. Depois de lhes devolver a forma, aplique adubo rico em azoto e cubra a base da planta para que a figura se mantenha em bom estado por mais tempo.

In Sapo Mulher

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Convite Inauguração
Exposição Joalharia Contemporânea: Do Al-Andaluz à Índia
8 Outubro 2010, 18h30

Entrada Livre
Museu do Oriente, Lounge

Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte)
1350-352 Lisboa
Tel: +351 213 585 200
E-mail: info@foriente.pt
www.museudooriente.pt

clique na imagem para ampliar

Cinema
Lola
Realização: Brilhante Mendoza, Linda Casimiro

Interpretação: Anita Linda, Jhong Hilario, Ketchup Eusebio, Rustica Carpio, Tanya Gomez
França 2009/Drama
Trailer

A entrar na casa dos cinquenta e além das oito longas-metragens cumpridas, o realizador filipino Brillante Mendoza será dos poucos a poder orgulhar-se de, tantas vezes e tão cedo, ter entrado na corrida aos mais prestigiados prémios de cinema internacionais. Exemplos são o prémio de melhor realização em Cannes, que efetivamente arrecadou com “Kinatay” ou a nomeação ao Leão de Ouro de Veneza com “Lola”, em 2009, precioso troféu que não chegaria a fazer companhia aos trazidos de Las Palmas, Banguecoque, Dubai ou Locarno.
Não se creia porém pela sua premiação que Mendoza é um realizador que acolhe o fácil e unânime agrado da crítica, de cinéfilos e público em geral. Não. Não obstante os rigorosos critérios de qualidade por que se rege ou o reconhecido mérito de levantar questões sociais, políticas e morais – proveniente que é de um país assolado por uma pobreza e injustiça extremas - o puro e por vezes demasiado duro realismo que marcam a obra de Brillante Mendoza está longe de colher a simpatia geral.
Lola”, o seu mais recente filme em estreia, traz todo o realismo de Mendoza na história pungente de duas avós que lutam pelo bom nome e memória dos seus respetivos netos: um a vítima, o outro o homicida de um crime que nem precisamos de presenciar. Sem posses, ambas tentam encontrar forma de financiar o enterro ou a fiança do seu respetivo neto.
Sem choque nem alarido, sem a violência que lhe é apontada, o realizador leva-nos a seguir estas duas figuras aparentemente frágeis e com elas a descobrir uma força interior maior. Percorrendo as ruelas e as águas que inundam Manila como trilhos de dor, de extrema pobreza e miséria onde apesar de todas as perdas ou toda a ausência - ambas as “lolas” (avó, no seu dialeto) imortalizam o amor, buscam a redenção, teimam, enfim, em não se deixar vencer pela dificuldade.

Margarida Ataíde (05.10.10)
In Agência Ecclesia

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Sessão/Conferência
A Républica Volta a Loures
9 Outubro 2010, 15h
Quinta do Conventinho - Loures
ADAL - Associação Defesa do Ambiente de Loures
Inscrições até 7 Outubro no site ou pelo Tlm: 918835005
www.adaloures.org

clique na imagem para ampliar

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Sons

Damien Rice - The Blower's Daughter (Official Video)

Simplesmente magnífico!
Letras

Quem me quiser há-de saber as conchas
a cantiga dos búzios e do mar.
Quem me quiser há-de saber as ondas
e a verde tentação de naufragar.

Quem me quiser há-de saber as fontes,
a laranjeira em flor, a cor do feno,
a saudade lilás que há nos poentes,
o cheiro de maçãs que há no inverno.

Quem me quiser há-de saber a chuva
que põe colares de pérolas nos ombros
há-de saber os beijos e as uvas
há-de saber as asas e os pombos.

Quem me quiser há-de saber os medos
que passam nos abismos infinitos
a nudez clamorosa dos meus dedos
o salmo penitente dos meus gritos.

Quem me quiser há-de saber a espuma
em que sou turbilhão, subitamente
- Ou então não saber coisa nenhuma
e embalar-me ao peito, simplesmente

Rosa Lobato Faria (20.04.1932 - 02.o2.2010)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Oração pelos Animais

Por todos os animais abusivamente utilizados,
mal alimentados e cruelmente tratados,
por todas as tristes criaturas em cativeiro,
cujas asas batem contra grades,
por todos aqueles que são caçados,
ou perdidos, ou abandonados,
ou que estão com fome,
por todos aqueles que têm que ser abatidos...
a todos os que deles tiverem que tratar,
pedimos que o façam com um coração compassivo,
mãos carinhosas, e palavras gentis.

A. Schwweitzer
In Refúgio da Bicharada
4 Outubro - Dia Mundial dos Animais

No dia 4 de Outubro comemora-se o Dia de São Francisco de Assis, considerado o padroeiro dos animais. De facto, é comum encontrar nas sedes das entidades de protecção animal imagens do santo italiano. Pela sua relação de amor e respeito aos animais, a data serve também para comemorar o Dia Mundial dos Animais.
Francisco de Assis viveu na Itália entre os séculos XII e XIII. Durante a juventude levava a vida como um rico filho de comerciante. Então, converteu-se e passou a trabalhar com um grupo de discípulos (que ficaram conhecidos como franciscanos), todos devotos da pobreza evangélica.
Ele tinha uma relação muito especial, de muito respeito com os animais. No Cântico das criaturas, São Francisco de Assis louva a Deus por todas as criaturas, o sol, a lua, as estrelas... Há alguns anos o Papa João Paulo II decretou São Francisco de Assis como o padroeiro da ecologia, pelo reconhecido amor a todas as criaturas. Francisco de Assis foi sepultado no dia 4 de Outubro de 1226 e canonizado em 1228. Em comemoração à data, durante este mês várias entidades de protecção animal organizam eventos sobre bem-estar animal e cerimónia de bênção aos animais.
Ao analisar a relação homem-animal ao longo da história da humanidade, percebemos que muitos erros e atrocidades foram cometidos contra os animais, por falta de conhecimento, pela ganância ou em nome de tradições culturais. Com o desenvolvimento de estudos, análises e teorias sobre comportamento animal, o homem passou a modificar a sua postura, pois percebeu que os animais também sofriam e sentiam medo, dor e angústia. Isso aconteceu graças ao trabalho dos cientistas e estudiosos do comportamento animal e dos defensores de animais - pessoas que, mesmo sem nenhuma formação académica, lutam pelos direitos dos animais, tirando-os das ruas, protegendo-os, criando e cuidando de abrigos. Ainda hoje vemos situações que não podem ser aceites sem pelo menos o sentimento de forte indignação, abrigos superlotados com animais abandonados à própria sorte por seus donos, maus-tratos, envenenamentos, venda ilegal de animais selvagens, rodeios, touradas, farra do boi, ursos torturados na China, circos, feiras de animais sem controle sanitário, uso de animais em testes para cosméticos, projectos de lei que perpetuam os maus-tratos e uso em experiências científicas.
Por isso, vamos aproveitar a data para reflectir por alguns instantes sobre tudo aquilo que devemos aos animais, sobre todos os erros cometidos até agora. Existe um caminho a ser seguido, que é o respeito a todas as formas de vida, tanto aos aspectos mais básicos, como abrigo e alimentação, quanto ao direito a afecto, liberdade e à vida.

In Os Nossos Bichinhos

domingo, 3 de outubro de 2010

As imagens da semana

No passado final-de-semana, participei nas Jor­na­das Euro­peias do Patri­mó­nio 2010 no Jar­dim Botâ­nico da Uni­ver­si­dade de Lis­boa e Jar­dim França Bor­ges (Prín­cipe Real). Esta actividade foi concebida e realizada pela Liga dos Amigos do Jardim Botânico, Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas e Loja de História Natural (e Amigos do Príncipe Real), com o apoio da Associação Árvores de Portugal.
Foi um dia quase perfeito: tempo magnífico, locais históricos com um verde esplendoroso, almoço excelente, pessoas simpáticas e interessadas, novas descobertas/aprendizagens sobre a natureza em geral (principalmente árvores), mas com a tristeza da quase certeza do fim do Jardim Botânico...
São muitos e poderosos os lobbies contra esta bela Mancha Verde e parece que já ninguém conseguirá alterar propostas/decisões/projectos. Será uma morte sem moto-serras, mas devido ao aquecimento do espaço, falta de ventilação e água, resultante de uma muralha que irá "fechar/bloquear" esse corredor para colocação de mais betão na cidade (edificíos e estacionamento).
Obrigado à Ana (Quercus), ao Miguel (Árvores de Portugal) e ao Rui (Loja de História Natural), pela atenção, disponibilidade e companhia.
Não consegui tirar mais fotografias da visita guiada pelo Jardim do Príncipe Real porque a bateria da máquina acabou...
Boa semana.