sexta-feira, 8 de outubro de 2010

10 dicas para um jardim de Outono
Siga os conselho para a estação do ano que se avizinha

No início da estação que se segue ao Verão a temperatura ainda é suficientemente agradável para que no exterior, no jardim ou no terraço, as tarefas de jardinagem se revelem uma actividade cómoda.
No entanto, nesta fase não há muito para fazer, embora pouco a pouco as tarefas vão aumentando.
Esta é a altura ideal para preparar o jardim contra o frio mas tarefas urgentes, essas são mesmo muito poucas. Ainda assim, estas são 10 das tarefas que deve empreender:

1. Corte agora as vivazes
Quando o astilibe, a lobélia ou a rudbequia terminam a floração, corte a parte aérea até à base e elimine folhas e ramos murchos. Retire os restos das daninhas para deixar limpos os maciços e as respectivas margens. Espécies como cosmos e salva superam o Inverno se as guardar em caixas ou vasos com composto, em local fresco.

2. Faça uma limpeza geral do jardim
Com a tesoura na mão, dê uma volta pelo jardim e corte folhas e ramos murchos. Não esqueça de retirar também tudo o que se encontra podre, mordido ou esburacado. Desta forma, estimula o número de gemas. Recolha folhas e ramos saudáveis para fazer estacas.

3. Armazene os bolbos de Verão
Quando reparar em folhas de gladíolos ou íris amarelas, arranque a planta do solo e deixe a secar durante alguns dias. Coloque os bolbos em bandejas e guarde-os ao abrigo das geadas durante mais um ou dois dias para que acabem de secar. Aplique fungicida e conserve-os em sacos até chegar a altura de os voltar a semear.

4. Pulverize as plantas interiores
As plantas que se encontram em casa devem ficar afastadas de qualquer fonte de calor, assim como preservadas das correntes de ar. Pulverize as folhas de 15 em 15 dias, com água tépida e mole. Regue apenas quando o substrato está seco e em pouca quantidade, evitando encharcar.

5. Renove o seu jardim de rochas
Retire as daninhas, regue pouco durante toda a estação; nivele o terreno e aplique húmus ou turfa e gravilha. Não proteja demasiado as plantas do jardim rochoso porque as primeiras geadas contribuem para reforçar a sua resistência.

6. Retire os restos de erva do relvado
Com o escarificador retire os restos de relva cortados que se acumulam sobre o relvado e que provocam a falta de arejamento. Reduza a rega e nivele o terreno. Aplique insecticida se detectar lagartas no terreno.

7. Plante os bolbos da Primavera
Plante nesta altura bolbos de Primavera, nomeadamente túlipas, narcisos, crocus, anémonas e jacintos. São adequados para vasos e jardineiras embora para um efeito natural no maciço devam ser semeados à mão.
A profundidade da plantação varia. As túlipas e as íris exigem entre 10 a 15 cm. Já os narcisos pedem 20 cm. Os jacintos devem ser plantados mais superficialmente em solo drenado e solto para que se possam desenvolver com maior firmeza e vivacidade.

8. Desbaste as trepadoras
Ajude buganvílias, clematites, jasmins ou glicínias a desembaraçarem-se de qualquer desenvolvimento desengonçado ou de ramos mortos ou estragados. Corte os ramos que cresceram mais alto do que o previsto. O corte deve ser feito por cima de um rebento, nunca a meio de um ramo.

9. Plante amores-perfeitos e prímulas
Ao plantar agora amores-perfeitos e prímulas assegura o seu enraizamento, o desenvolvimento de raízes, assim como o porte arbustivo. Se pretende alargar esse período de esplendor nos maciços, plante bolbos primaveris como crocus túlipas ou narcisos.

10. Faça o último corte do ano às topiárias
Os arbustos com formas decorativas necessitam recortes periódicos mas o desta altura será o último do ano. Se cortar no próximo mês, os novos rebentos não terão tempo de amadurecer. Depois de lhes devolver a forma, aplique adubo rico em azoto e cubra a base da planta para que a figura se mantenha em bom estado por mais tempo.

In Sapo Mulher

Sem comentários: