sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Chuva de meteoros iluminará o céu no fim-de-semana

Noite de sábado (20 Out) para domingo (21 Out)

Chega, este fim-de-semana, uma das madrugadas mais aguardadas pelos amantes e curiosos da astronomia. Na noite de sábado (20) para domingo (21), a chuva de meteoros de orionidas vai voltar a iluminar o céu como resultado da aproximação à nossa atmosfera dos detritos do cometa Halley, que passou pela Terra pela última vez em 1986.
De acordo com Bill Cooke, especialista da NASA, o espetáculo anual deverá permitir a observação "de cerca de 25 meteoros por hora no pico do fenómeno, que ocorrerá durante o amanhecer de domingo".
Segundo Cooke, "uma vez que a Lua não vai 'estragar' o momento devido à fase em que se encontra, as condições de observação deverão ser perfeitas".
Embora a chuva de meteoros de orionidas, assim batizada pelo facto de os cometas parecem surgir a partir da constelação de Orion, não seja a mais forte, "é uma das mais bonitas do ano". Isto porque, explica Cooke, é emoldurada por algumas das mais brilhantes estrelas e planetas, já que estas "estrelas cadentes" passarão pelas também constelações de Touro e Gémeos, que fornecem um plano de fundo cintilante para o fenómeno.
Porém, este ano, haverá ainda mais um atrativo em torno do espetáculo: é que, em 2012, Vénus e Júpiter alinharam-se com a estrela Sirius, formando um triângulo brilhante na madrugada do céu ocidental. De acordo com a agência espacial norte-americana, quando o próximo domingo amanhecer, fragmentos do cometa Halley vão atravessar, assim, esta "tríade celestial", ao rasgar os céus.
Quem estiver interessado em testemunhar o momento e, quem sabe, deixar os seus pedidos a uma estrela cadente, deverá escolher um local escuro, de preferência afastado da poluição luminosa das cidades e "preparar-se para a velocidade" porque os meteoros do cometa Halley entram na atmosfera terrestre a cerca de 238.000 km/h.
Bill Cooke sugere ainda que os curiosos saiam à rua antes do nascer do sol, a melhor altura para a observação do céu. "É uma manhã fantástica para estar acordado. Só tenham em mente que não devem ter pressa", visto que o espetáculo vai ser longo, concluiu.

in Boas Notícias

Sem comentários: