quinta-feira, 20 de maio de 2010

Festa no Largo Trindade Coelho
Museus para a Harmonia Social - Um contributo para a multiculturalidade
22 de Maio 2010, das 14h00 às 19h00
Entrada Gratuita
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Largo Trindade Coelho, 1200 - 470 Lisboa
Tel. (+351)213 235 421/065/277/172
info@museu-saoroque.com
www.scml.pt

Programa aqui

No próximo dia 22 de Maio de 2010, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a SOLIM - Associação Solidariedade Imigrante e o parceiro ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural organizam um evento, no Largo Trindade Coelho e no Museu de S. Roque, subordinado ao tema «Museus para a Harmonia Social: um contributo para a multiculturalidade», no âmbito do Dia Internacional dos Museus.
Neste dia, decorrerá no Largo Trindade Coelho e no Museu de S. Roque, uma Festa com música, workshops, artesanato, dança, exposição de fotografia, venda de artesanato, entre as 13:45 e as 19:00. A entrada é gratuita.
Enquanto estas actividades se desenrolam no Largo, no Museu têm lugar visitas guiadas, gratuitas, dirigidas, em particular, às comunidades de imigrantes, e uma exposição de fotografia sobre a temática da imigração «Imigrantes: um caminho de esperança» pelos fotógrafos Ana Red, Carlos Sousa e Nunes de Freitas.
As várias associações presentes, em particular ligadas a comunidades de imigrantes, desenvolverão durante toda a tarde uma série de actividades culturais e de sensibilização, promovendo a troca de experiência culturais entre estas e o público em geral.

Estarão presentes as seguintes associações:
Associação Assim Ser; Associação da Comunidade de São Tomé e Príncipe, ACOSP; Associação de Imigrante do Concelho de Almada, AICA; Associação Lusofonia Cultura e Cidadania, ALCC; Associação Mundos Sem Fronteiras; Associação Para Timorenses, APARATI; Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias, APPDH; Associação Solidariedade Imigrante, SOLIM; Associação de Solidariedade Social do Alto Cova da Moura; Casa do Brasil; Centro Municipal Cultura e Desenvolvimento, Idanha a Nova, Projecto RomaniArt na Europa; CulturFACEIS, Associação Cultura Para o Desenvolvimento; Girassol Solidário, Associação de apoio aos doentes evacuados de Cabo Verde

Enquadramento
Numa época marcada por uma grave crise económica de carácter mundial, com importantes repercussões no plano social, o International Council of Museums (ICOM) chama a atenção dos museus para a importância do seu papel integrador ao escolher como tema Museus para a Harmonia Social, para a celebração do Dia Internacional dos Museus, o qual se comemora todos os anos no dia 18 de Maio.
Também a Comunidade Europeia faz um apelo a todas as instituições, entre as quais se incluem, naturalmente, os museus, para participarem activamente na Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social ao escolher este tema para assinalar o Ano de 2010. O papel inclusivo e educativo dos museus assume, desta forma, um destaque particular ao longo do Ano de 2010 e espera-se destes que desenvolvam actividades dirigidas a todos, sem excepção, colocando o património que conservam e gerem ao serviço do desenvolvimento sociocultural das populações, entendido este como base da harmonia e da igualdade social e que visa também incentivar a utilização dos equipamentos culturais da cidade por comunidades que tradicionalmente não os frequentam com grande assiduidade.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, procurando dar resposta ao apelo do ICOM e da Comunidade Europeia, vem assinalar o Dia Internacional dos Museus com a organização de um evento, no Largo Trindade Coelho e no espaço do Museu de São Roque, que envolverá as comunidades de imigrantes residentes em Lisboa.
De facto, o propósito desta iniciativa vai ao encontro das preocupações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, dos outros organizadores, Câmara Municipal de Lisboa, SOLIM - Associação Solidariedade Imigrante, assim como do parceiro ACIDI - Alto Comissairado para a Imigração e Diálogo Intercultural que é contribuir para o processo de harmonização social da cidade, através das promoção do diálogo, da tolerância e da convivência inter-comunitária, bem como a utilização dos equipamentos culturais, perspectivados enquanto ponto de encontro e de troca de experiências e ideias, por todos os seus habitantes, independentemente da sua origem cultural, social ou étnica.

In SCMLisboa

Sem comentários: