quarta-feira, 20 de abril de 2011

Viana: empresa exporta tapetes para todo o mundo
Vianatece - www.vianatece.pt

A Vianatece tem conquistado o mercado internacional com a exportação dos tapetes de trapos que produz à moda antiga na sua fábrica em Viana do Castelo, onde trabalha uma equipa de 80 tecedeiras todos os dias.
"Exportamos para todos os países da Europa. Também para o Japão, Canadá, Austrália e um grande número de países já", congratula-se o empresário Eduardo Carvalho à reportagem da RTP.
"Semanalmente saem milhares de tapetes. A empresa tem 80 pessoas, temos também trabalho ao domicílio, não só da equipa que trabalha na empresa e assim conseguimos produzir milhares de tapetes", explica o mesmo responsável.
Dos tapetes e das colchas passaram a comercializar também produtos para o lar e já abriram duas lojas.
Cada tear é feito à medida das tecedeiras, os trapos são tecido reciclado, que vem dos desperdícios de outras fábricas têxteis e que é aqui aproveitado.
"É um trabalho bonito", diz Conceição Moreira, uma das tecedeiras. "É um trabalho diferente, é único, manual e nem precisamos de ir ao ginásio", brinca a trabalhadora que garante que é um trabalho livre de stress.
A Vianatece começou a produzir tapetes há 26 anos, apenas com um tear. Congratulam-se agora por criar tapetes assinados, com muito suor e esforço de cada uma das trabalhadoras que executa este trabalho com liberdade criativa.

in Boas Notícias

Sem comentários: