domingo, 26 de outubro de 2008

As imagens da semana

Há muito tempo que queria mostrar uma das belas obras que a minha avó paterna Joaquina fazia: mantas de retalhos.
A sua arte era magnífica (com uma atenção excepcional ao detalhe) e todas as pessoas o reconheciam e elogiavam. Também fazia tapetes, sacos do pão, bonecas e materiais em trapilho, tudo manualmente.
Na descedência familiar só uma tia "herdou" o engenho (que se vai apagando com o tempo...), os restantes de nós herdamos algumas peças que mantemos e acalentamos com muito carinho e estima. São exemplos de um tempo que não volta mais, em que se aproveitava tudo, de afectos/sentimentos simples e profundos, e de muitas, muitas recordações.
A manta das imagens resguarda a minha cama, no Verão e Inverno, e mantém-se bonita e alegre aos olhos de quem por ela passa.













"O homem começa a morrer na idade em que perde o entusiasmo."
Honoré de Balzac (1799-1850)

5 comentários:

Anónimo disse...

A manta é linda, sem sombra de dúvida!
Muito obrigada e boa semana :)*

Joana disse...

Que maravilha!!! E de certeza que as fotos não fazem jus à beleza que deve ter ao vivo e a cores. Obrigada pelo link, eu preparo-me para fazer outra manta (não tão elaborada como a tua porque sou principiante...) :)

Boa semana :)

Maria Lua disse...

Obrigado, Patrícia e Joana.
:-)

Luísa Silva disse...

Olá Maria,

Que preciosidade! Além de muito bonita e de ser feita por uma avó é também um testemunho dos estilos e padrões dos tecidos da época. Muito obrigada por partilhares estas imagens.

Maria Lua disse...

Obrigado Belém.
E boa semana.
:-)