segunda-feira, 28 de julho de 2008

Cinnamon Rolls ou Caracóis de Canela e Nozes

Ingredientes
Massa
20 cl de leite
50 g de manteiga
400 g de farinha (tipo 55)
60 g de açúcar amarelo
12 g de fermento de padeiro fresco ou 1 pacote de Fermipan
1 ovo (à temperatura ambiente)
Recheio
50 g de manteiga derretida
115 g de açúcar amarelo
2 colheres de (café) canela
150 g de nozes ou amêndoas partidas
Glace
115 g de açúcar em pó
1/2 colher de (café) aroma de baunilha
Leite q.b.
20 g de manteiga derretida
Preparação
Massa e Recheio
Aqueça o leite com a manteiga e misture com 145 g de farinha, açúcar, sal, levedura e o ovo. Amasse (com as mãos) bem a massa para misturar todos os ingredientes e junte a farinha até que a massa não cole às mãos. Coloque a massa numa tigela untada com manteiga e deixe levedar durante 1 hora (num local quente e tapada com panos - casaco malha ou manta/cobertor. Quanto mais calor a massa tiver, mais leveda).
Estenda a massa sobre uma superfície enfarinhada, em rectângulo, com a ajuda do rolo. Barre com a manteiga (ou com a ajuda de um pincel) e espalhe sobre esta uma mistura de açúcar, canela e nozes. Enrole a massa e vire o rolo para que a abertura fique para baixo. Corte o rolo em fatias grossas (uma média de 18-20 fatias) e coloque-as num tabuleiro (deixando espaço entre elas, porque vão crescer e colar-se umas às outras!) untado com manteiga e polvilhado com farinha.
Deixe levedar cerca de 30 minutos. E leve-as ao forno (180º C) durante 20-25 minutos.
Glace
Misture todos os ingredientes até obter um preparado relativamente espesso e verta com uma colher sobre os rolinhos de canela após terem saído do forno (ainda mornos).

Uma verdadeira delícia!

In blogue Café com Sobremesa

Sem comentários: