sexta-feira, 24 de abril de 2009

População do Crato comemora canonização do Beato Nuno

"A população do Crato vai comemorar a canonização do Beato Nuno Álvares Pereira, a 26 de Abril. Para o efeito, foi constituída uma Comissão que envolve todas as instituições, associações, autarquias e paróquias do Concelho.
Entre Abril 2009 e Abril 2010, um conjunto de iniciativas de âmbito festivo, reflexivo e religioso vão marcar a vida da localidade, com o objectivo de comemorar a canonização do Beato Nuno e promover os valores e ideais que testemunham a sua vida.
O acto que inaugura o programa comemorativo, a desenvolver ao longo de um ano, terá lugar no próximo domingo, 26 de Abril, com a transmissão em directo da cerimónia de canonização no interior do Mosteiro de Santa Maria da Flor da Rosa.
O mosteiro, monumento nacional, está intimamente ligado a Nuno Álvares Pereira, uma vez que foi mandado construir pelo seu pai, D. Álvaro Gonçalves Pereira, que lá se encontra sepultado.
Através desta primeira iniciativa no edifício onde esteve Nuno Álvares Pereira, a Comissão pretende reunir toda a população num gesto muito simbólico de homenagem a Santo Nuno de Santa Maria.
Do restante programa comemorativo, a ser divulgado oportunamente, constam uma série de iniciativas culturais como concertos, exposições e conferências.
Destaca-se ainda a criação de uma condecoração oficial do Município, assim como algumas atribuições toponímicas e a construção de um monumento evocativo. Iniciativas de carácter militar terão igualmente destaque ao longo do ano.
Outro aspecto relevante das comemorações será a inclusão da Liturgia deste novo Santo nas paróquias do Concelho com especial destaque nas freguesias de Flor da Rosa e Crato. Através do Relicário existente no tesouro da Matriz do Crato, haverá especial atenção ao culto de Santo Nuno de Santa Maria.
Também o Mosteiro das Carmelitas Descalças do Crato será mobilizado e envolvido neste propósito.
O Crato pretende, desta forma, homenagear Nuno Álvares Pereira e sobretudo divulgar e promover os seus valores solidários e humanistas.
Desta forma, deixamos o convite para as duas primeiras iniciativas desta Comissão:
- Tomada de Posse: dia 23 de Abril, pelas 18.00h no Auditório Municipal do Crato.
- Transmissão da cerimónia de canonização no Mosteiro de Santa Maria da Flor da Rosa, seguida de Celebração Litúrgica na Matriz local: dia 26 de Abril, a partir das 9.00h."

Para eventuais esclarecimentos ou informações adicionais, por favor contactar:
Pe. Paulo Dias (presidente da Comissão Concelhia)
Telem.: 968498822
Museu Municipal
Tel.: 245997265
Casa Museu Padre Belo
Tel.: 245996188

Crato, 20 de Abril de 2009
Comissão Concelhia “São Nuno de Santa Maria
www.cm-crato.pt

Sem comentários: