sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Jornadas Europeias do Património 2007 - 28, 29 e 30 de Setembro
Vários locais por todo o País (ver programa)

"As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, com o objectivo da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada País elabora anualmente um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível ao público gratuitamente.
O tema escolhido pelo IGESPAR para as Jornadas Europeias do Património de 2007 - "PATRIMÓNIO em DIÁLOGO", parte da ideia-base de que todas as comunidades possuem os seus monumentos de referência, mas que é importante ter em consideração que tais realizações não estão isoladas do tecido cultural que as envolve e que as justifica.
Com o objectivo de contribuir para o reconhecimento, protecção e valorização das paisagens culturais nas suas múltiplas dimensões - humana, cultural, simbólica e memorial - convidamos o público a "sair" do monumento e a tentar compreendê-lo nas múltiplas vertentes que caracterizam a sua envolvente. Através deste desafio lançado às comunidades e aos seus agentes dinamizadores, o IGESPAR pretende incentivar o "diálogo" e a "partilha" entre todas as entidades com responsabilidade na gestão do património e do território, bem como promover o processo de participação integrada que torna sustentável a política de valorização do Património.
Nas Jornadas Europeias do Património de 2007, o IGESPAR procura apresentar uma programação de cativação do público para o legado cultural, alertando para o facto de o património ser um território partilhado. Com a finalidade de oferecer um leque vasto de actividades atractivas para o público, numa estratégia de investimento na participação activa e no envolvimento das comunidades com o património, convidou-se à participação todos os Municípios, as entidades culturais, públicas e privadas, e, sobretudo, todas as instituições que partilham a responsabilidade de protecção e valorização do território.
O Programa Nacional de Actividades encontra-se disponível em PDF aqui "

In site: http://www.ippar.pt/pls/dippar/agenda_detalhe?xcode=11762908

Sem comentários: