sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Em que País estamos?
(e-mail enviado, dia 27/09/2007, para o Grupo Sasel: sasel@gruposumol.pt)

Ex.mos Sr.s,

A minha desilusão perante mais uma "façanha" do povo Português deixou-me profundamente sentida. Depois de ler esta notícia
e esta sobre a vossa Campanha, fiquei sem palavras.
Desde o início que acarinho a vossa iniciativa, quer divulgando, quer participando (enviando rótulos e, ultimamente, através do registo no vosso site, os números de identificação que constam nas tampas das garrafas/garrafões) na expectativa de que algumas árvores pudessem ter sido plantadas...
Ainda hoje de manhã, enviei mais um registo no site (totalizando 35 árvores "fantasma")... Parece estranho que continuamos a cometer os mesmo erros, e que seja o lucro e a publicidade obtida o principal objectivo para aumentar a comercialização de uma empresa.
Este mail é um desabafo, um desabafo de impotência perante um País em queda de valores morais, perante pessoas que não respeitam nada nem ninguém, perante a preocupação sobre o que deixaremos às gerações futuras... É quase um deixar de acreditar na possibilidade de, algum dia, mudar ou melhorar...
Espero que, ao contrário do que acontece, haja averiguação e apuramento de responsabilidades, e haja uma punição efectiva (e não o esconder ou absolver porque são amigos, compadrios e sei lá que mais).
Sei que sou só uma consumidora e não faço a diferença na vossa contabilidade, mas enquanto esta situação não for resolvida, nomeadamente repondo o verdadeiro objectivo da vossa Campanha de plantar as tais 6 mil e tal árvores, deixarei de consumir os vossos produtos. Mas é a tristeza que pesa no meu coração, a tristeza por este Portugal que se auto-destrói à conta de uma mentalidade pequenina, hipócrita, invejosa e sem sentimentos.

Obrigado pela atenção.
Maria

2 comentários:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Maria,

Em nome de muitos outros que, como eu, acreditaram nesta campanha: obrigado! Pela tua determinação, coragem e por te teres dado ao trabalho de lhes escrever; que é precisamente o que falta aos portugueses. Queixam-se, queixam-se mas nunca passam das palavras à acção!

Fiquei com uma certa curiosidade em saber que resposta te darão...

Maria Lua disse...

Pedro,

obrigado pelas tuas palavras.
Nós sabemos que não vai fazer nenhuma diferença mas, pelo menos, "gritamos" o que nos vai na alma...
Desde o último ano, decidi ser mais "activa" e sempre que sentisse que algo estava mal, tentava falar/escrever/reclamar no sentido de poder ajudar a melhorar ou pelo menos alertar para a questão. A maioria não me dá resposta e as poucas que recebo não me fazem feliz, mas pelo menos tentei...
E se derem resposta da Sasel, direi algo.
É como a fábula do Beija-flor que tenta apagar o fogo da floresta levando água no seu minúsculo bico, enquanto todos os outros animais fogem. E quando lhe perguntam se ele pensa que consegue apagar o incêndio com as gotinhas de água que leva, ele responde: Claro que não, mas estou a fazer a minha parte.
Também eu, estou a tentar fazer a minha parte!
;-)