quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Mamografias podem aumentar risco de cancro
Exame pode representar um risco adicional para mulheres jovens com predisposição genética para o cancro

"A radiação recebida durante as mamografias pode aumentar até 2,5 vezes o risco de cancro da mama nas mulheres com predisposição genética ou familiar para este tipo de cancro, revela um novo estudo.
Todas as mulheres com elevado risco de desenvolver a doença são aconselhadas a fazer mamografias desde muito novas, mas o estudo apresentado segunda-feira na reunião anual da Sociedade Radiológica dos Estados Unidos mostra que o risco de contrair a doença é 1,5 vez maior entre as mulheres dos grupos de risco que se submeteram ao exame. Entre as mulheres que se submeteram à mamografia antes dos 20 anos, ou que fizeram mais de cinco mamografias, o risco de contrair a doença sobe para 2,5 vezes aquele a que estão sujeitas as mulheres que, mesmo pertencendo ao grupo de alto risco, nunca o fizeram.
"Os exames preventivos são muito importantes [...] mas deve ter-se muito cuidado na realização das mamografias preventivas em mulheres muito jovens, particularmente com menos dos 30 anos", disse Marijke C. Jansen-van der Weide, da Universidade de Gronigen, na Holanda. "Mais do que isso, a exposição repetida à radiação de baixa dose deve ser evitada", alerta a mesma médica. Segundo a Associação Americana contra o Cancro, há grandes vantagens em as mulheres acima dos 40 anos realizarem o exame. No entanto, a idade a partir da qual deve ser feito tem incendiado a discussão académica nas últimas semanas, com especialistas a defenderem que deve ser adiado até depois dos 50."

In jornal I

Sem comentários: