segunda-feira, 14 de agosto de 2006

Pára-choques vão ser transformados em bancos de jardim

"A Valorcar, sociedade de gestão de veículos em fim de vida, e a Recipor – Recuperação e Valorização de Resíduos assinaram um protocolo de cooperação com vista a assegurar a reciclagem de pára-choques em plástico resultantes do desmantelamento de veículos em fim de vida (VFV).
Em média, lembra a Valorcar «do desmantelamento de cada VFV resultam seis kg de pára-choques em plástico, o que representa cerca de 0,7 por cento do seu peso. Este material estava a ser desperdiçado dado que, na sua grande maioria, estava a ser depositado em aterro».
Ao abrigo deste protocolo, os pára-choques produzidos pelas empresas da Rede Valorcar passarão a ser transformados e utilizados na produção de diversas peças plásticas, nomeadamente mobiliário urbano e bobinas para cabos.
«Trata-se, assim, de um importante contributo para aumentar o nível de reciclagem dos VFV produzidos a nível nacional», acrescenta. Por força da legislação comunitária, a partir deste ano, os VFV recebidos terão que ser reciclados em pelo menos 80 por cento do seu peso.
Actualmente, a Rede Valorcar integra 13 centros, que totalizam uma capacidade de desmantelamento para cerca de 75 000 VFV por ano."

2006-7-24
Notícia retirada do site Fastaccess

Sem comentários: