quarta-feira, 29 de abril de 2009

Adega de Favaios saiu vencedora em Itália
Três vinhos a concurso, três medalhas

"Não foi a primeira vez que receberam prémios, mas desta vez teve um sabor especial. Tratou-se da Vinitaly 2009, a 17.ª edição de um concurso internacional de vinhos, que decorreu há um mês, em Verona (Itália). Estiveram inscritos 3699 vinhos, provenientes de 32 países diferentes. A Adega Cooperativa de Favaios fez um pleno: concorreu com três vinhos e trouxe três medalhas.
A adega duriense participou apenas na categoria de "Vinhos de Denominação de Origem/ Vinhos Licorosos". Em cada categoria, as 21 comissões e os 105 juízes, compostos na sua maioria por enólogos, vitivinicultores e jornalistas da especialidade, atribuem apenas quatro prémios a quatro vinhos - sendo que depois atribuem ainda uma Gran Menzione a alguns mais.
No total foram atribuídas 113 medalhas e, na categoria dos vinhos licorosos, Favaios trouxe o primeiro, o segundo e o quarto prémios. A Grande Medalha de Ouro foi atribuída ao vinho Adega de Favaios 10 anos; a medalha de prata foi atribuída ao Adega de Favaios 1989 e a Medalha de Bronze (4.º prémio) foi atribuído ao Favaíto. O segundo prémio foi atribuído a um vinho da casa, um Marsala Doc Vergine Dry Riserva del centenário 1980. Mas há mais rótulos portugueses nesta categoria, com um Madeira a encabeçar a lista das Gran Menzione: trata-se do Madeira VQPRD Branco Boil 1978.
Na pátria do vermute, o seu principal concorrente, a Adega de Favaios, arrebatou o palmarés, sendo especialmente de sublinhar o facto de ter conseguido uma medalha de bronze com um vinho de grande produção, como é o caso do Favaíto. O Grande prémio especial Vinitaly 2009, que é atribuído ao vinho mais pontuado de todos os que estão a concurso, em todas as categorias, foi entregue ao Canadá e ao vinho: Niagara on the Lake."

Luísa Pinto (26.04.2009)
In site Público

Sem comentários: