sexta-feira, 2 de maio de 2008

Ser voluntário das Nações Unidas On-line
http://www.onlinevolunteering.org

"Quantos de nós já se sentiram dispostos a partir para África num programa de voluntariado, a dar um pouco de si para fazer a diferença, por pequena que seja, no estado do mundo?
Quantos de nós não afastaram a ideia e não adiaram um eventual contributo por não ser a altura certa, por não ter dinheiro, por ter uma carreira profissional a defender ou simplesmente por não saber muito bem o que fazer?
As Nações Unidas pensaram nas pessoas que estão nessa situação e inventaram uma maneira de facilitar as coisas, ao criar um serviço de voluntariado on-line. Sentados em casa ao computador, e tirando partido dos nossos conhecimentos, podemos apoiar o trabalho de organizações do mundo inteiro emprestando apenas umas horas do nosso tempo, conforme a disponibilidade de cada um.
Através deste mecanismo, as pequenas organizações de desenvolvimento, ambiente, combate à pobreza, etc. (e mesmo a própria ONU) podem ter acesso ao trabalho e consultoria especializada de profissionais qualificados, aos quais muitas vezes não teriam capacidade para pagar. Ao mesmo tempo, podemos tomar contacto com diversas equipas e ambientes de trabalho, ganhar experiência e contactos.
Eu rendi-me a esta forma inteligente de prestar um contributo, por mais insignificante que seja. Apenas me candidatei a dois projectos até agora por estar a braços com a dissertação de mestrado, que tenho de entregar nos próximos meses, mas assim que terminar vou entrar em força neste programa.
Aqui fica a sugestão para quem ainda não conhecia: http://www.onlinevolunteering.org
É muito fácil: basta registarem-se e pesquisar os projectos de acordo com o vosso perfil de conhecimentos, formação, experiência, idiomas, etc."

Carla Gomes
In site Vamos Mudar o Mundo

2 comentários:

Van Dog disse...

Muito bom!

Maria Lua disse...

Obrigado Van.
Todos nós podemos ser úteis, de acordo com a nossa disponibilidade, ajudando quem mais precisa, basta só querer!
Bom final de semana.
:-)