sexta-feira, 25 de maio de 2012

Doença pulmonar é quinta causa de morte em Portugal

Especialistas alertam para factores de risco e sintomas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), doença crónica e incapacitante, com elevada incidência em Portugal, durante o Mês do Pulmão, que se celebra em Abril.
Um estudo recente confirma que “a doença pulmonar é quinta causa de morte em Portugal e atinge cerca de 15 por cento dos portugueses acima dos 40 anos”, mas é uma condição que se pode prevenir e tratar.
O pneumologista José Reis Ferreira explica que a DPOC é caracterizada “por falta de ar, tosse, aumento da produção de expectoração e impede as pessoas de realizar tarefas diárias banais como, por exemplo, conduzir ou subir escadas, fazer a cama ou vestir-se". Quem sofre tem uma componente pulmonar com efeitos sistémicos significativos que contribuem para a gravidade das manifestações clínicas. A DPOC provoca um conjunto de alterações, incluindo as que levam a uma limitação da tolerância ao exercício e que conduzem a uma deterioração progressiva da qualidade de vida do doente.
O especialista assevera que, “a partir dos 40 anos, fumadores e ex-fumadores entram no grupo de risco desta doença, mas muitos ignoram os sintomas e não fazem o rastreio". Assim, o que se verifica é que “a maioria das pessoas com DPOC nem sequer sabe que tem a doença e, consequentemente, não recebe o tratamento que as ajuda a manterem-se activas”.
O diagnóstico precoce de DPOC pode ser feito através da espirometria. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mais de 600 milhões de pessoas em todo o mundo sofram da DPOC.

in Ciência Hoje

Sem comentários: