sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Câmara Municipal de Oeiras
Esterilização de animais gratuita para munícipes carenciados

"A Câmara Municipal de Oeiras vai passar a fazer a esterilização dos animais de companhia – canídeos e felídeos - dos munícipes que demonstrem não possuir meios para custear a respectiva cirurgia, dando-se prioridade aos idosos, salvaguardando assim o constante abandono de ninhadas na via pública.
Esta medida do Executivo Camarário tem em conta, por um lado, o facto da autarquia ter competências inequívocas na defesa e protecção da saúde pública e, por outro, o conhecimento de que muitas famílias de fracos recursos económicos terem na sua posse animais de companhia, sendo que em muitos casos, nomeadamente no que se refere a pessoas de idade, estes serem a sua única companhia.
Os munícipes interessados deverão fazer prova em como os animais lhe pertencem, através da apresentação do registo e licença na Junta de Freguesia da sua área de residência.
Esta medida insere-se no âmbito do Plano Estratégico para a Gestão dos Animais de Companhia – PROJAAO (projecto de apoio ao animal de Oeiras), que se baseia no princípio de que a Autarquia deve contribuir para a construção e promoção de uma cultura de responsabilidade na gestão dos animais, procurando criar condições necessárias à tomada de consciência e mudança de atitudes em relação à forma de tratamento dos animais.
Uma das vertentes do PROJAAO é a esterilização dos animais adoptados no Canil Municipal e no Jardim Municipal de Oeiras – Projecto de Biocontrolo de Roedores. A esterilização é o procedimento que torna os animais estéreis, incapazes de produzir descendência, e é uma medida que evita o aumento do número de ninhadas indesejáveis."

In site CM-Oeiras

2 comentários:

ARG disse...

Muito bom dia,Maria Lua

É isso,Maria Lua,ou melhor,é quase isso."Também não é assim tão importante,escrevemos para nós próprios".É quase isso...Ah, estes seres chamados homens,ou mulheres,chamados assim por eles,ou elas... Que complexos eles,ou elas são.Casos muito,muito sérios.
Parece que foi o genial Manuel de Oliveira que há pouco disse que trabalhar para ele era um gozo. Para mim,escrever gozo é.Pode nada valer,mas divirto-me com isso,suponho eu sem prejuízo de quem quer que seja.
Gostaria,como alguém,não há muito,entrar assim,não no paraíso como ele escreveu,mas lá num cantito onde não chegassem ecos de maldades,de injustiças humanas.
Bem,Maria Lua,é melhor parar por aqui.Many thanks for your kind visit,and my best wishes for good wealth and good work to you.

Maria Lua disse...

Boa noite ARG,

e obrigado por tantas palavras!
Até amanhã.