Livro
Eu Espero...
Davide Cali e Serge Bloch
13,60 euros
Onde comprar: http://www.bruaa.pt/comprar.htm ou on-line: http://www.bruaa.pt/encomendas.htm
http://www.bruaa.pt
"Uma extraordinária metáfora da vida dada por um fio que corre, passando de página para página (desde a folha de rosto até à página final preenchida com o fio apanhado em meada), e que arrasta acontecimentos marcantes que constroem um ser na sua plena dimensão humana. Vida feita de alegrias e tristezas, mas com a espera sempre como elemento recorrente. O livro, e em particular a capa, tem o formato de um sobrescrito com janela, de onde sai a imagem de uma criança com olhar expectante; a partir daqui os vários momentos representados articulam-se de forma solidária e mostram ao leitor que há sempre um amanhã e que vale a pena acreditar no futuro. O modo sóbrio como se representam as personagens e a profundidade da expressão do traço do ilustrador, reforçados pela omnipresença do fio vermelho da vida, tornam este livro um objecto de arte de grandíssima qualidade.
Casa da Leitura Calouste Gulbenkian
“Eu espero” é um livro que fala das coisas pelas quais se espera na vida. Quando se é pequeno, esperam-se pequenas coisas: que o bolo esteja bom, que chegue o Natal, um beijo antes de adormecer; depois, ao crescer, esperamos coisas maiores: o amor ou o fim da guerra.
Fiz sempre banda desenhada e livros humorísticos, mas, recentemente, senti a necessidade de escrever um livro sobre o sentido da vida. Assim nasceu “Eu espero”. O livro conta as coisas que se passam na vida com frases curtas, mas principalmente com imagens simples e ternas, desenhadas por Serge Bloch.A vida é feita de acontecimentos alegres ou tristes; o mesmo se passa em “Eu espero”: o amor, o casamento, mas também a doença e a morte. Se bem que repleto de emoção, não se pode considerar um livro triste.
Talvez seja o meu melhor livro até hoje e agradeço à Sarbacane, que teve a coragem de editar um livro tão pouco convencional e também ao Serge Bloch que fez um trabalho excepcional: o fio encarnado que atravessa as ilustrações de uma página a outra representa bem o fio da vida que quis contar.
Davide Cali
A capa deste livro, um formato que evoca um envelope; o interior, muito branco, já que as personagens, finamente desenhadas num traço negro, reclamam pouco espaço. Único toque de cor, um fio de algodão presente em cada página, fio encarnado, claro, nesta belíssima evocação das perspectivas da vida, a partir do qual o ilustrador multiplicou as suas aplicações: enfeite de Natal, xaile fino, lenço do adeus. (...)
É um existência inteira que está aqui exposta em poucas palavras, nalgumas imagens delicadas, as idades de um homem, da sua infância à velhice, das alturas mais alegres às mais dolorosas. (...)
Um livro excepcional que demonstra que somente com um lápis, uma bobine de fio, mas acima de tudo com um talento incrível, se pode imaginar uma obra que tocará a grandes e pequenos."
Sylvie Neeman "Le Temps"
In site Editora Bruaá
Sem comentários:
Enviar um comentário