quinta-feira, 17 de julho de 2008

Águas de Portugal: Tribunal de Contas arrasa gestão
Cinco milhões em carros e prémios

"A Águas de Portugal gastou perto de cinco milhões de euros em carros para os administradores e funcionários e prémios sem qualquer relação com o desempenho. O que só agravou a situação deficitária do grupo que, entre 2004 e 2005, registou 75,5 milhões de euros negativos, critica o Tribunal de Contas (TC).
Uma auditoria às contas de 2004 a 2006 revela que foram gastos 2,5 milhões de euros com viaturas para administradores e outros trabalhadores. Os utilizadores não pagaram nem seguros nem custos de manutenção e ainda tiveram plafonds para combustível, constataram os auditores.
Por outro lado, foram distribuídos prémios de incentivos a alguns trabalhadores no valor de 2,3 milhões de euros. Os auditores registaram que os prémios não foram atribuídos com base num sistema claro e transparente nem foram associados à concretização de objectivos. Estas práticas são criticadas pelo TC, que sublinha o facto de serem desenvolvidas num ciclo de resultados deficitários.
Com efeito, a Águas de Portugal, presidida por Pedro Serra, apresentou resultados operacionais negativos (75,5 milhões de euros) e tem um endividamento que ascende a 1,7 mil milhões de euros. As dívidas das autarquias atingiram os 174 milhões de euros: só Lisboa deve 27,8 milhões de euros."

Raquel Oliveira
04 Julho 2008

In jornal
Correio da Manhã

Sem comentários: