sexta-feira, 6 de maio de 2011

Compota de Abóbora e Canela

Ingredientes para 4 frascos (180ml cada):
1 quilo de abóbora limpa
800g de açúcar (utilizo acúcar amarelo)
1 pau de canela
1 colher de chá de canela em pó

Preparação:
Corte a abóbora em cubinhos pequenos. Coloque-a depois numa taça e junte-lhe o açúcar e a canela em pó. Mexa bem e deixe ficar de um dia para o outro (12horas).
No dia seguinte coloque a abóbora e todo o líquido que se formou (e vai ver como é bastante!) numa panela. Junte o pau de canela e leve a lume brando deixando o doce cozinhar até atingir o ponto de estrada. Como o doce tem muita calda, por ter estado a macerar de um dia para o outro no açúcar, o tempo que vai demorar a atingir o ponto é mais demorado do que nas outras compotas em que tudo se coloca ao lume ao mesmo tempo.
Para saber se já está em ponto de estrada: coloque um pouco de doce num prato e passe-lhe com o dedo ou a ponta de uma faca. Se abrir uma "estrada" que não se feche de imediato, o doce está pronto.
Coloque-o ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e bem secos e tape-os bem. Ponha-os depois de cabeça para baixo de modo a criarem um vácuo natural e assim se conservarem mais tempo. Depois de frios guarde-os num local fresco e seco - como uma despensa ou armário.
Este doce é ideal para comer com queijos ou requeijão!

in As Minhas Receitas

Sem comentários: