sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Projecto Green Cork - Quercus entregou 12 toneladas de rolhas para reciclagem

"A Campanha da Quercus de Recolha de Rolhas de Cortiça – Green Cork – potenciou o licenciamento da primeira unidade mundial de reciclagem direccionada para o processamento destes resíduos, implementada pela Amorim Cork Composites nas suas instalações. A sua inauguração decorreu hoje com a entrega das primeiras toneladas de rolhas de cortiça recolhidas pelos Parceiros do Projecto Green Cork e contou com a presença do Secretário do Estado do Ambiente.
O Projecto Green Cork arrancou a 5 de Junho de 2008 com a colocação de contentores específicos - “rolhinhas” - nos Hipermercados Continente, tendo sido recolhidas até ao presente 12 toneladas de rolhas de cortiça, aproximadamente 3 milhões de rolhas, que foram hoje entregues nesta nova unidade de reciclagem.
As rolhas serão aproveitadas através da reciclagem para o fabrico de produtos de cortiça - aglomerados, tais como isolamentos, juntas de dilatação, revestimentos, entre outros.
As verbas obtidas com a entrega das rolhas na Amorim revertem para financiar parte do Programa “Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade”, que utilizará exclusivamente árvores que compõem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro (Quercus suber).
As rolhas estão a ser recolhidas igualmente no canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés) aproveitando a logística implementada pela empresa Biological na recolha do óleo alimentar usado, pela Junta de Freguesia da Ericeira e pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, sistema de recolha este que irá agora crescer com a adesão de novos parceiros como a Delta Cafés, os Dolce Vita e a Hovercal.
Com o início deste ano, a Campanha contará igualmente com a recolha nas Escolas, através de adesão voluntária, processo que tem envolvido as Direcções Regionais da Educação específicas."

Lisboa, 21 de Janeiro de 2009
A Direcção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

In site Quercus

2 comentários:

msg disse...

Muito boa tarde,Maria Lua

Não a deixo descansar como deve ser,mas ,desta vez,parece haver uma boa justificação.
Lembra-se de ter escrito "também sou vegetariana e com muito orgulho"?
Pois eu acescento,e também com muito acerto,visto ser assim que deve ser Se... E porquê o Se? Se calhar já deve saber,e,até,melhor do que eu. Mas,na dúvida,vou prosseguir.
È que o Se prende-se com a teoria do aquecimento global ou dos gases de estufa. Se ela estiver certa,o que alguns contestam,lá com as suas razões,estão no seu direito,pois que de teoria se trata,se ela estiver certa,escrevia
eu,então devíamos ser todos vegetarianos,ou ,pelo menos,para lá caminhando,quer dizer,devíamos cortar no "beef" e demais família.
Como sabe,Maria Lua,os ruminantes,quer queiram, quer não, uma fatalidade,produzem,no seu estômago, metano,em quantidades apreciáveis. E o metano está-se rindo para o pobre C02 no que respeita a aquecer.
De resto,deve saber,há movimentos para cortar no "beef" e parentes,mesmo afastados. Um grande sarilho,Se,repete-se, a teoria estiver certa.
Estando,a Maria Lua,além do orgulho,merece muitos parabéns,por razões evidentes.
E era isto.Como vê,a intenção é boa.
A renovação de muito boa tarde,e muita saúde,e,sempre,muito obrigado pelo atendimento.

Maria Lua disse...

Boa noite MSG,

exactamente, o metano que os ruminantes produzem...
Todos sabemos que estamos a produzir quantidades a mais (nas piores condições)e o estômago humano não está "muito preparado" para comer tanta carne... No tempo antigos, só se comia carne uma vez por semana ou em dias de festas - e eles tinham razão! O homem é naturalmente cerealífo (não sei esta é a palavra correcta), ou seja, começou por cereais (o nosso intestino é demasiado longo para que a carne putrefique durante 3 dias - em média - dentro de nós, sendo a causa de muitas infecções/complicações)e fomos alterando até ao exagero! Neste momento come-se demais, enquanto no outro extremo temos a miséria total. Já esgotamos as reservas de muitos animais por causa do nosso apetite voraz...
E tantas outras coisas, mas o essencial é tentarmos o equilíbrio, tendo em conta o gosto e vontade de cada ser humano, e o respeito por este Planeta - Casa.
Obrigado e Boa Semana.