segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Compota de Figos

Ingredientes
2 kg figos (pesados após ter retirado os pedúnculos)
1 kg de açúcar amarelo
2 paus de Canela
Sumo de 2 limões pequenos
3 estrelas de Anis
Água q.b.

Preparação
Lavam-se os figos, retiram-se os pedúnculos e partem-se ao meio, sem descascar. Colocam-se os figos numa panela e deita-se água até cerca de metade (atenção não deitar demasiada água, pois os figos vão destilar).
Deixa-se levantar fervura e cozer por uns 5 minutos. Só agora se juntam o açúcar, a canela, o anis e o sumo de limão.
Deixar cozinhar, em lume brando, até adquirir a consistência de compota (de aspecto gelatinoso ou melaço).
Nota: O limão em doces e compotas, funciona como gelificante.

Receita original do blogue Three Fat Ladies, mas fiz algumas alterações.

2 comentários:

threefatladies disse...

Fico muito contente por experimentares e gostares das minhas receitas. Essa adição do anis foi uma coincidência engraçada, pois este ano, a braços com uma superabundância brutal de figos, acabei por fazer 3 ou 4 compotas com esta base, mas com especiarias diferentes, numa delas também coloquei anis.

beijocas

pipoka

Maria Lua disse...

Pipoka,

obrigado eu, por partilhares a receita.
Este ano também tivemos muitos, muitos figos e ainda tenho mais... Como tempo se mantém quente, os figos mais pequeninos estão todos a vingar...
Já estão todos saturados dos meus figos, mas tenho pena que fiquem na árvore, mesmo que deixemos alguns para os Papa-figos, ainda sobram imensos para nós e para dar.
Posso dizer que tem sido um ano de figos! E só tenho duas figueiras pingo-mel, imagino se fossem mais...
Beijinhos.
:-)