sexta-feira, 5 de março de 2010

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos 2010
4 a 14 de Março 2010

Mais informações:
festivalchocolate@cm-obidos.pt
gcomunicacao@cm-obidos.pt
www.festivalchocolate.cm-obidos.pt


"A festa mais doce do País tem o seu início, em Óbidos, já a partir da próxima quinta-feira, dia 04 de Março, com a inauguração do Festival Internacional de Chocolate. A cerimónia de inauguração será pelas 16h30, onde os visitantes podem assistir a um desfile dos Alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, pelas ruas da vila.
Cake Design, a participação de alguns dos melhores Chefs portugueses de cozinha, o novo concurso Ourives de Chocolate e uma Passagem de Modelos com Chocolate, com modelos Augustus são algumas das muitas novidades do evento, que se prolonga até ao dia 14 de Março.
O Festival de Chocolate 2010 dará grande destaque ao Cake Design, que se dedica à decoração e elaboração de bolos e criação de esculturas comestíveis, lançando-se o desafio de formas, muitas vezes frágeis, que devem resistir ao tempo e provocar novas sensações. Promove um jogo entre os sentidos humanos, tornando cada produto num objecto único, através de novas formas, apelo de cores e texturas… O Cake Design designa a vontade de satisfazer, simultaneamente, dois sentidos humanos: visão e paladar.
Durante os dias 5, 6 e 7 Março, serão desenvolvidos workshops sob a orientação do mestre Djalma Reinalldo (um dos mais conceituados cake designers da América do Sul), destinados a profissionais de Cake Design, no Convento de São Miguel das Gaeiras, sede da Associação Nacional de Cake Designers. No dia 4, o workshop será dirigido a jovens criadores.
Em parceria com a Associação Nacional Cake Designers desenvolveu-se um conjunto de actividades que visam enriquecer esta área criativa, dar formação específica aos profissionais bem como abrir uma relação com os jovens criadores, artistas plásticos e designers.
Do primeiro Workshop para 6 jovens artistas, sob orientação de Teresa Henriques, estão a ser criados um conjunto de trabalhos, que estarão patentes na exposição de Cake Design na Igreja de S. Tiago. No mesmo espaço serão apresentados trabalhos artísticos de 20 profissionais de Cake Design, vindos de todo o País e ainda uma participação da Áustria.
Também alguns dos melhores Chefs portugueses de cozinha irão fazer demonstrações de pratos com chocolate, no local do evento, na Cerca do Castelo, e à noite vão estar nos restaurantes de Óbidos a confeccionar refeições.
Esta edição conta com um novo concurso designado de Ourives de Chocolate, que tem como objectivo a apresentação de peças de joalharia feitas em chocolate. Cada concorrente terá de apresentar 3 peças (colar, pulseira e anel) feitas 80% em chocolate e os restantes 20% em pastilhagem, açúcar escorrido ou soprado ou outra matéria-prima comestível.
No entanto, decorrem os habituais concursos: Concurso Internacional de Receitas de Chocolate, Concurso Chocolatier Português do Ano e Concurso de Montras de Chocolate.

Ponto obrigatório deste Festival é a Exposição de Esculturas, verdadeiras obras artísticas em chocolate, realizadas por profissionais da área alimentar que exemplificam as suas perícias na área da doçaria e chocolateria. Este ano, o tema das Esculturas gira à volta das “Maravilhas do Mundo”.
Temas das Esculturas:
1 - O Coliseu de Roma (Chefes: Angelita Pinto, Vitorino Baptista, Manuel Santos e Rafael Gomes) 2 - A Muralha da China (Chefes: Jorge Silva, Alexander Efimov, Gonçalo Ferreira e André Leandro)
3 - Chichen Itza (Chefes: Alice Coelho, Patrício Coelho e Guilherme Silva)
4 - Taj Mahal (Chefes: Américo Alexandre, Hélder Silva e Vítor Amaral)
5 - Petra (Chefes: Bruno Ferreira, Ricardo Carvalho e Américo Luís)

Além das esculturas referidas, este ano foi executada uma escultura dedicada à cidade de Guimarães (Chefes: Eurico Ferreira, Paulo Nunes, M. Fátima Sá e Henrique M. Leitão).
Todas as esculturas são realizadas sob a supervisão do Director Técnico do Festival, Vítor Nunes, e do seu Adjunto, Manuel Gomes.
No dia 12 de Março, às 21h30, na Cerca do Castelo, realiza-se uma Passagem de Modelos com Chocolate centrada em torno da temática “Maravilhas do Mundo” e, este ano, conta com modelos do conhecido estilista português António Augustus. Um espectáculo de luz e som, protagonizado por modelos profissionais. Esta iniciativa resulta de uma parceria com o Civec que apresenta cerca de 12 vestidos dos seus mais promissores alunos.
Tal como aconteceu nas edições anteriores do Festival, e pensada para a participação dos mais novos neste evento, a Casa de Chocolate das Crianças tem, este ano, diversas actividades recheadas de animação, surpresas e muitas guloseimas…
No Festival de 2010, os visitantes mais novos, vão poder desfrutar de um mini campo de Ténis e de Golfe.
Trata-se de um espaço denominado “Bom Sucesso – ChocoAtive”, onde será proporcionado a todas as crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos de idade, uma experiência desportiva no ambiente doce do Chocolate.
A par destas novidades, o Festival de Chocolate conta ainda com uma série de outras deliciosas iniciativas…
Chocolaterapia
Torne-se Irresistível, como um bom Chocolate. Cada vez mais é difícil resistir à tentação do Chocolate... No Amo-te Corpo encontrará diversas formas de abusar desta maravilha, usufruindo dos muitos benefícios que o Chocolate nos oferece para a beleza, sem engordar e sem comprometer a sua silhueta.
O Chocolate é um anti-oxidante, rico em vitaminas B1 e B2, sódio, potássio e ferro. Na beleza é utilizado para hidratar, revitalizar e amaciar a pele do rosto e corpo, deixando-a luminosa, macia e perfumada. Desfrute de uma sensação de bem-estar e relaxamento.
Cursos de Chocolateria
Existem dois tipos de cursos: um de nível 1, destinado a pessoas que não possuem conhecimentos na área, e um de nível 2, destinado a quem já frequentou o primeiro ou para quem já tem alguns conhecimentos em chocolateria.
Torneio de Golfe do Chocolate – Bom Sucesso 2010
14 de Março a partir das 09h00
Enviar inscrições por e-mail até ao próximo dia 11 de Março para: golf@bomsucesso.net A Óbidos Patrimonium, E.E.M., e a CP – Comboios de Portugal estabeleceram um acordo que vai permitir a todos os visitantes viajarem até a Óbidos de comboio.
Segundo uma nota da CP, “o comboio constitui, assim, o meio de transporte mais adequado, cómodo e seguro para chegar a este doce destino”.
Nos fins-de-semana de 06 e 07 de Março e de 13 e 14 de Março são disponibilizados autocarros de ligação entre a estação e a Vila de Óbidos.
Os interessados em adquirir bilhetes para o Festival de Chocolate, já o podem fazer através da Internet nos sítios: www.festivalchocolate.cm-obidos.pt ; www.cm-obidos.pt ; www.obidos.pt
Este ano, ainda como novidade, há o bilhete de família e preços especiais para grupos e empresas.
Horários:
Geral
Segunda a sexta-feira: das 15h00 às 23h00
Sábados: das 10h00 às 23h00
Domingos: das 10h00 às 20h00

Casa de Chocolate das Crianças:
Segunda a quinta-feira: das 10h00 às 20h00
Sextas-feiras: das 10h00 às 22h00
Sábados: das 10h00 às 22h00
Domingos: das 10h00 às 20h00

In newsletter Município de Óbidos

2 comentários:

msg disse...

Muito boa tarde,Maria Lua

Mais uma vez,o meu elogio pela sua atenção ao que vai acontecendo.
De ficar com o chocolate,por ser antioxidante,e também com os brócolos,pela mesma razão. Obrigado pelo Pordata. Os casamentos vão descendo. Quanto à pobreza,uma vergonha,mesmo havendo um só.
Muito boa saúde,Maria Lua.

Maria Lua disse...

Boa noite MSG,

temo que em Portugal, tudo esteja a descer... menos as coisas más!
Obrigado pela visita, já tinha sentido a sua ausência.
Boa semana e muita saúde (com algum sol também para ajudar a aumentar os níveis de serotonina!).
:-)