sexta-feira, 15 de junho de 2007

Exposição Viajantes do Tempo
de Manuela Jardim
De 29 de Maio a 29 de Junho 2007

Instituto Franco-Português
Avenida Luís Bívar, 91 / 1050-143 Lisboa
Telf.: 21 311 14 00
E-mail: infos@ifp-lisboa.com
www.ifp-lisboa.com
Horário: segunda a sexta das 9h00 às 20h00; sábados das 9h00 às 13h00.

"Manuela Jardim é uma artista filha da mestiçagem nascida em Bolama, Guiné-Bissau, em 1949. Licenciou-se em Lisboa em 1975 na Escola Superior de Belas Artes, estando presente, na sua criação artística, a pluralidade de raízes, quer portuguesas, quer africanas.
A sua exposição Viajantes do Tempo cria uma sintonia entre os aspectos lúdicos do quotidiano, encarnados pela dimensão estética das suas obras, e os aspectos pragmáticos da vida à qual faz eco a função pedagógica da arte.Viajantes do Tempo, que estará exposta até dia 29 de Junho, comporta em si as diversas influências culturais que sempre rodearam Manuela Jardim, e são também o reflexo do seu trabalho com diversos materiais. Os panos-de-obra da Guiné e Cabo Verde foram também uma fonte de inspiração para esta viagem no tempo.
Esta exposição inscreve-se no contexto de investigação e interesse pessoal da artista pela dinâmica e dimensão dos intercâmbios culturais que os Descobrimentos tornaram possíveis. Nesta viajem nos meandros da História e dos vínculos culturais, Manuela Jardim quis combinar diferentes matérias e temas para que, nesta multiplicidade de formas, cores e signos, o espectador possa participar nesta itinerância onírica, dando assim vida à arte.
Enfim, cada um de nós é um viajante do tempo, sendo mestre da sua própria errância através da exposição de Manuela Jardim.
Para além da Escola de Belas Artes, Manuela Jardim frequentou ainda cursos de Gravura, Têxteis e Decoração (Fundação Ricardo Espírito Santo) e de Serigrafia no Institut National d'Education Populaire de Paris."

In site: http://www.ifp-lisboa.com

Sem comentários: