quinta-feira, 14 de junho de 2007











Petição - Por um Consumo Sustentável de Sacos de Plástico

Sabia que um Saco de Plástico pode demorar até 500 anos a decompor-se na natureza?
No âmbito do projecto de Prevenção na Produção de Resíduos a Lipor tem em desenvolvimento uma petição para que se fomente um Consumo Mais Sustentável de Sacos de Plástico.
Trata-se de um projecto de sensibilização para que todos nós cidadãos, no nosso dia-a-dia, tenhamos consciência que as boas acções pelo ambiente também são feitas de pequenos gestos.
Esta petição pretende fomentar um conjunto de acções que sensibilizem consumidores e distribuidores para uma gestão ambientalmente mais correcta e responsável na distribuição dos sacos de plástico.
Actualmente, grande parte destes sacos acabam abandonados no solo, largados pelos cidadãos ou transportados pelo vento. Em Portugal, são produzidos, anualmente, milhares de sacos, sendo as Grandes Superfícies (Hiper e Supermercados) responsáveis pela distribuição gratuita de uma grande parte destes sacos.
Os impactos negativos da utilização massiva destes sacos plásticos descartáveis, impõem medidas legislativas/regulamentares que limitem a utilização de tais sacos, o que conjuntamente com a edição e divulgação de Boas Práticas neste domínio, permitiriam controlar devidamente este problema.
Mas este não é um caminho que queremos percorrer sozinhos. Este é um projecto de parcerias e sinergias intersectoriais no qual o esforço de todas as partes se traduzirá num benefício claro para o ambiente e para a qualidade de vida de todos nós. Aos nossos parceiros convidamos uma vez mais que sejam parte integrante deste processo, lado a lado, rumo a um futuro mais sustentável.
Sabemos que é um projecto audaz de cidadania e ambiente onde todos somos importantes veículos de informação. Trata-se de um movimento que estamos certos que a sua organização, os seus colaboradores e você irão abraçar e que, com um esforço de cada um, seremos capazes de fazer a diferença rumo a um Futuro Mais Sustentável.
Para saber mais sobre este projecto, clique aqui
Para subscrever:
- a Petição Institucional e consultar o regulamento, clique aqui
- a Petição Pessoal, clique aqui
- a Petição Pessoal e Institucional e consultar o regulamento, clique aqui

As petições devem ser preenchidas e enviadas para:
Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto
A/c: Paulo Rodrigues - Prevenção na Produção de Resíduos
Apartado 1510
4435-996 Baguim do Monte
Gondomar

Mais informações:

Sem comentários: