A tangerina é um citrino que pertence à família Rutá-ceas e à espécie Citrus reticulata. Este fruto possui um formato arredondado, sendo internamente formado por gomos. Quando maduro, apresenta casca de cor alaranjada e sabor ácido e doce. Durante séculos, a tangerina foi reservada nos templos chineses como uma preciosidade. Ao ocidente, apenas chegou por volta do século XIX.
Em Portugal, o cultivo deste fruto é mais representativo na zona do Algarve (90% da produção) e Ribatejo.
A tangerina encontra-se disponível entre os meses de Novembro e Abril.
Informação Nutricional
A tangerina é um fruto de baixo valor energético. Contém teores de água elevados e fornece quantidades apreciáveis de vitamina C, ácido fólico, e potássio.
Tabela de composição nutricional (100 g de porção edível)
Energia (Kcal) - 40
Água (g) - 88.2
Proteínas (g) - 0.7
Lípidos (g) - 0.1
Hidratos de Carbono (g) - 8.7
Vitamina C (mg) - 32
Ácido Fólico (µg) - 21
Potássio (mg) - 241
mg = miligrama µg = micrograma Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios. Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.
Vantagens e Desvantagens
A tangerina é um fruto que fornecedor de vitamina C, um antioxidante que ajuda o sistema imunitário a proteger o organismo contra infecções. Este antioxidante participa na produção do colagénio, uma proteína que faz parte de várias estruturas do nosso organismo, como a pele, tecido conjuntivo, cartilagem e tendões.
O ácido fólico tem um papel relevante na gravidez, além de ser eficiente no combate à anemia e às doenças cardiovasculares, sendo também fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso.
O potássio é um mineral que desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos corporais e contracção muscular. A sua ingestão poderá estar restrita no caso de insuficiência renal.
Pelo seu conteúdo elevado em água e pela sua riqueza em potássio, apresenta um leve efeito diurético, que poderá ser benéfico no caso de gota, hipertensão arterial e/ou nos casos de perdas excessivas de potássio, como durante a utilização de diuréticos.
Como Comprar e Conservar
No momento da compra escolha as tangerinas que se apresentem firmes, com brilho e pesadas. Evite aquelas que apresentem com manchas escuras e amolecidas. As tangerinas conservadas à temperatura ambiente manter-se-ão frescas durante 3 dias.
No frigorífico, conservar-se-ão cerca de 7 dias.
A tangerina não deve ser submetida a temperaturas de congelação
in Nestlé
Sem comentários:
Enviar um comentário