quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

IV Jornada de Recolha de Medicamentos

11 Fevereiro 2012, das 9h às 19h
Contacto: bancofarmaceutico.jrm@gmail.com

Lista das 112 Farmácias que aderiram a esta iniciativa em: http://www.jasfarma.com/my.files/uploads/Lista_farmacias_banco_farmaceutico.pdf

O Banco Farmacêutico realiza, dia 11 de Fevereiro, a IV Jornada de Recolha de Medicamentos. A iniciativa decorrerá nos distritos de Leiria, Lisboa, Santarám, Évora, Setúbal, Beja, Faro e também na Ilha Terceira. O Banco Farmacêutico (BF) é um projecto da Associação para a Assistência Farmacêutica, uma associação criada para uma intervenção social na área da saúde e do medicamento.
O objectivo do BF é sensibilizar os portugueses a doar medicamentos, produtos de saúde e higiene, para Instituições Portuguesas de Solidariedade Social (IPSS) circundantes aos estabelecimentos aderentes. Este ano vão ser beneficiadas 65 IPSS.
«Desde as primeiras jornadas que o número de farmácias e voluntários tem vindo a crescer de forma muito significativa, o que é um sinal do espírito solidário dos portugueses, principalmente numa altura tão conturbada como a que vivemos atualmente. Nesse sentido, estamos convictos que não vamos assistir a uma quebra nas doações. Pelo contrário, acreditamos que os portugueses vão, mais uma vez, revelar toda a generosidade que nos é característica», explica Luís Mendonça, Presidente do Banco Farmacêutico.
Entre as 09h00 e as 19h00 vão estar cerca de 300 voluntários, nas 112 farmácias identificadas com cartazes, a prestar os devidos esclarecimentos sobre a iniciativa. No balcão de atendimento, o farmacêutico aconselha relativamente aos medicamentos mais necessários à instituição apoiada por essa farmácia. Depois de comprar os produtos que deseja doar, o utente deposita-os numa caixa junto ao voluntário. A entrega dos medicamentos às IPSS é feita no próprio dia ou na semana seguinte à Jornada de Recolha de Medicamentos. Só se aceitam medicamentos novos, comprados na farmácia no dia da Jornada.
A edição deste ano conta com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos, Associação Nacional de Farmácias (ANF), LogistaPharma e das 112 Farmácias que decidiram associar-se a esta iniciativa. Nos três anos anteriores, o BF doou perto de 20 mil medicamentos a cerca de 60 IPSS.

Missão
O Banco Farmacêutico tem como missão ajudar as pessoas mais carenciadas através do fornecimento de medicamentos e de produtos de saúde, em colaboração com as realidades assistenciais que operam localmente, tendo por fim educar o homem à partilha e à gratuidade.
2011
O ano passado a III Jornada de Recolha de Medicamentos obteve os seguintes resultados:
• 9155 Medicamentos recolhidos;
• 105 Farmácias participantes
• 57 instituições apoiadas que beneficiam mais de 30.000 pessoas;
• Mais de 250 voluntários;
• Presença 19 concelhos e 5 distritos: Lisboa, Setúbal, Santarém, Beja e Faro.

in JAS Farma

Sem comentários: