quinta-feira, 8 de março de 2012

8 Março - Dia Internacional da Mulher

A data foi celebrada pela primeira vez a 19 de Março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade.
Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.
A data serve ainda para recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.

in Calendários Online


Dia Internacional da Mulher 2012: Salário igual para trabalho de igual valor

Este ano, os eventos organizados pelo Parlamento Europeu no âmbito do Dia Internacional da Mulher têm por tema "Salário igual para trabalho de valor igual". Os últimos dados disponíveis indicam que em média, as mulheres europeias recebem menos cerca de 17% do que os homens. "Os progressos são extremamente lentos", lamenta a eurodeputada eslovaca Edit Bauer, relatora para a aplicação do princípio da igualdade de remuneração.
"As causas das disparidades salariais entre homens e mulheres são complexas, múltiplas e muitas vezes estão inter-relacionadas e estendem-se muito para lá da simples questão da igualdade de remuneração por trabalho igual ou de valor igual".
"A discriminação direta e indireta, bem como fatores sociais e económicos, tais como a segregação ocupacional e setorial no mercado de trabalho, a desvalorização do trabalho das mulheres, a desigualdade no equilíbrio entre trabalho e vida privada, bem como tradições e estereótipos, nomeadamente na escolha de percursos educativos e padrões de emprego são, de acordo com análises de peritos, responsáveis por cerca de metade da diferença, lê-se no relatório de Edit Bauer.

in Parlamento Europeu

Sem comentários: