quinta-feira, 28 de julho de 2011

Festival dos Oceanos 2011 – Lisboa
30 Julho a 13 Agosto 2011
Entrada livre
www.festivaldosoceanos.com
www.facebook.com/festivaldosoceanos

Programa - www.festivaldosoceanos.lpmcom.pt//index.php

O Festival do Oceanos está de regresso a Lisboa, entre 30 de Julho e 13 de Agosto, para uma edição, que promete refrescar o Verão da capital, com diversos eventos de acesso gratuito.
Concertos, espectáculos de rua, museus abertos à noite, exposições, animação de rua e diversas actividades interactivas, dirigidas a públicos de todas as idades, fazem parte da programação desta iniciativa do Turismo de Lisboa que, durante duas semanas, anima o Eixo Ribeirinho da capital portuguesa.
A temática deste ano aborda conceitos como a Universalidade, a Sustentabilidade e o Entretenimento.
Esta é uma iniciativa reconhecida nacional e internacionalmente, que se insere no calendário anual de eventos culturais em Lisboa. O Festival dos Oceanos é já uma marca da cidade, atraindo uma média de 350 mil pessoas em cada edição, cumprindo, assim, o objectivo de combater a sazonalidade e aumentar o fluxo de turistas em Lisboa, durante o mês de Agosto.

in Festival dos Oceanos

Destaques
Universo da Luz - Luminarium é inspirado pelas formas puras da geometria e da natureza, pela arquitectura islâmica e as catedrais góticas, juntando os vários povos e culturas. É um espaço para relaxar e recarregar energias. Até dia 13 de Agosto, das 10h00 às 19h00, Praça do Rossio (Estação de Metro: Rossio).

Clube dos Pequenos Descobridores - Neste espaço, composto por vários ateliês, as crianças ficam a conhecer melhor os oceanos e os descobrimentos portugueses no Mundo. O Clube dos Pequenos Descobridores está instalado na Caravela Vera Cruz, uma réplica exacta das antigas caravelas portuguesas, construída em 2000, em Vila do Conde, no âmbito das comemorações dos 500 anos da Descoberta do Brasil. Até dia 13 de Agosto, das 10h00 às 19h00, Marina Parque das Nações (Estação de Metro: Oriente).

Exposição National Geographic - Na edição de 2011, a National Geographic associa-se novamente ao Festival dos Oceanos e apresenta um formato ainda mais arrojado, que tem lugar em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos. Sob o tema dos recursos hídricos, poluição, biodiversidade, escassez, desperdício e educação, a exposição questiona: “A água que bebemos hoje é a mesma que existia no tempo dos dinossauros. Mas continuará ela a existir à medida que a população crescer?”. Até ao dia 13 de Agosto, na Praça do Império, em Belém.

Noites de Fado - No ano em que é apresentada a candidatura a Património Cultural da Humanidade, o Fado ganha um papel de destaque na programação do Festival dos Oceanos. Durante quatro noites, quatro fadistas portugueses convidam vários artistas internacionais. A não perder, o cruzamento deste género musical com a música brasileira, angolana ou indiana:
• Dia 1 - António Zambuja convida Roberta Sá (Brasil)
• Dia 3 - Ana Sofia Varela convida Yami (Angola) e Ritinha Lobo (Cabo Verde)
• Dia 8 - Ana Moura convida Ray Lema
• Dia 10 - Maria Ana Bobone convida Sónia Shirsat (Índia)
De 1 a 10 de Agosto, 22h00, Pátio da Galé (Estação de Metro: Terreiro do Paço).

Museus à Noite - Já na sua 3.ª edição, a iniciativa “Museus à Noite” tem sido um dos grandes sucessos do Festival dos Oceanos. São 24 os museus da cidade que abrem as suas portas para visitas gratuitas fora-de-horas, entre as 18h00 e a meia-noite. 4 e 11 de Agosto, das 18h00 às 24h00, vários museus da cidade (lista completa em www.festivaldosoceanos.com).

Espectáculo Waterwall - Um espectáculo inédito de som e imagem durante o qual, ao longo de cerca de uma hora, dança, água, luz e movimento fundem-se para animar as noites na Praça do Comércio. 5 e 6 de Agosto, às 22h00, Praça do Comércio (Estação de Metro: Terreiro do Paço).

Espectáculo Muaré - Com Muaré atrevemo-nos a regressar ao momento em que a ciência e a arte permanecem unidas e optimistas num promissor e bem-sucedido futuro. É um espectáculo de som, de diferentes tonalidades ou texturas, e batidas ritmadas, acompanhado ao vivo pela banda Duchamp Pilot.
12 e 13 de Agosto, às 22h00, Praça do Comércio (Estação de Metro: Terreiro do Paço).

Espectáculo Piromusical - Depois de 15 dias de muitas atracções, e tendo o Rio Tejo como cenário, o Festival dos Oceanos 2011 encerra com um espectáculo de pirotecnia, ao som de música criada especialmente para o momento. 13 de Agosto, às 23h00, Cais das Colunas (Estação de Metro: Terreiro do Paço).

in Visit Lisboa

Sem comentários: